VACINA CONTRA HPV EM MENINOS E MENINAS – É NECESSÁRIA MESMO?

SENTA QUE LÁ VEM INFORMAÇÃO

vacina-hpv

Vocês pediram, e pedido de leitor é igual ordem aqui rs. Saí em busca de informações sobre a VACINA CONTRA HPV, tão controversa atualmente.

HPV – O QUE É:

HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para “Papiloma vírus humano” e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.  O HPV é um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível.

VACINA CONTRA HPV:

As Unidades Básicas de Saúde (SUS) agora oferecem a vacina contra o HPV, que já é oferecida na rede privada há alguns anos. Com forte apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria e suas filiais, da Sociedade Brasileira de Imunização e da Organização Mundial da Saúde, a vacina é voltada para garotas  e garotos a partir dos nove anos. Devido à divulgação da campanha, e muitos pais relatando reações fortíssimas após aplicação da vacina, muitos questionamentos tem surgido contra ela.

AFINAL, A VACINA É MESMO NECESSÁRIA?

A resposta é SIM. Conversei com médicos, profissionais da área de saúde e pesquisei bastante e a conclusão é que, apesar de certas reações, o benefício da vacina é maior que o malefício da reação.

QUEM SE VACINA?

Existem dois tipos de vacina contra o HPV, a quadrivalente, recomendada para meninos e meninas entre nove e 26 anos de idade e a bivalente, para meninas e mulheres a partir dos 9 anos de idade. Todos os indivíduos nesta faixa etária deveriam receber a vacina. A vacina oferecida nos postos de saúde é a quadrivalente.

POR QUE OS MENINOS TAMBÉM PRECISAM TOMAR A VACINA?

Os meninos devem receber a vacina para sua proteção contra os canceres de pênis, ânus e garganta e contra as verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receber a vacina estão colaborando com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres.

REAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS DA VACINA CONTRA HPV:

O principal efeito colateral desta vacina é a dor forte no local da aplicação. Pode ocorrer febre e mal estar nos primeiros dias, mas são efeitos pouco comuns. Os relatos de desmaios e reações ainda mais fortes são raros.

ESTERILIDADE:

Não, ela não causa ESTERILIDADE nos meninos nem nas meninas, ela APENAS protege contra a doença do hpv em si.

QUEM JÁ INICIOU A VIDA SEXUAL PODE TOMAR?

Sim, a vacina pode e deve ser recebida mesmo por aqueles que já tiveram infecção pelo HPV. Ela não será útil para o tipo já adquirido, mas fará a proteção contra os demais.

MAS, VACINAR CRIANÇAS DE 9 ANOS NÃO SERIA ESTIMULAR O INÍCIO DA VIDA SEXUAL PRECOCE?

A maior parte das reclamações em grupos de mães é sobre isso. Bom, vou OPINAR ok. Penso que vacinar as crianças contra doenças infectocontagiosas é um dever nosso, dos pais e não tem influência na decisão de ter ou não atividade sexual. A hepatite B, por exemplo, é uma doença transmitida por via sexual cuja vacina é aplicada em todos os bebês no momento do seu nascimento, ainda na maternidade.  E se, por acaso, você mãe, ainda não tiver inserido conversa sobre SEXUALIDADE com seu filho, é simples: vamos vacinar contra uma doença e PONTO. Não precisa explicar mais que isso, caso não sinta necessidade.

COMO É FEITA A VACINAÇÃO:

O esquema  é: 0, 2 e 6 meses, ou seja, aplica-se a 1ª dose, 2 meses após a segunda dose, e seis meses após a primeira aplica-se a terceira e última dose.

SE EU VOU VACINAR AS MENINAS FUTURAMENTE?

Sim, irei.

Espero ter ajudado com esse post.

Beijos,

Lucinha

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s