MAMADA DOS SONHOS: FUNCIONA MESMO? COMO FAZER?

SENTA QUE LÁ VEM DICA!

MAMADA DOS SONHOS

mamada-dos-sonhos

Mi numa soneca diurna. Tem dias que ela aceita chupeta, outras não, tem dias que dorme na minha cama, outras no berço rs.

Seu bebê é estilo Micaela? Sorteia a telesena e acorda de hora em hora? Ou bate cartão a cada 3 horinhas para mamar? Você tá em modo zumbi a tanto tempo que as olheiras já fazem parte do seu ser?

Você quer MUITO DORMIR, quer que seu filho(a) durma melhor mas sem aquelas teorias mirabolantes de largar chorando, plantar bananeira, passar madrugada com cria berrando? Pois bem, hoje conto a vocês A MINHA EXPERIÊNCIA COM A TAL MAMADA DOS SONHOS.

Já adianto que aqui foi e é um SUCESSO.

O QUE É MAMADA DOS SONHOS? É um método criado pela “Encantadora de Bebês”, e sugere o inicio da mamada dos sonhos para ajudar o bebe a dormir por mais tempo. A mamada nada mais é que fazer o bebê mamar dormindo para aumentar as horas de sono durante a madrugada. Normalmente, nos livros da Encantadora de Bebês, ela afirma que a técnica SÓ funciona 100% bem se o bebbê também tiver ROTINA, não dormir muito tarde, fazer as sonecas diurnas (no mínimo 40 minutos e no máx 2 horas de e pouco de soneca), o bebê se alimentar bem durante o dia (encher o tanque como a Encantadora diz) e saber adormecer sozinho.

Ps: Aqui existe rotina, bem regrada, Micaela faz super bem as sonecas do dia, se alimenta bem, dorme num horário mais comum (20 a 21 hrs), MAS NÃO adormece sozinha não. Ela dorme OU no peito, OU ninando no colo em PÉ, ou ninando sentada, OU sozinha no berço. Não tem regra, tem noites que faço cama compartilhada, outras berço. MAS MESMO ASSIM deu certo a técnica aqui em casa. 

COMO FAZER? Oferecer ao bebê DORMINDO mamadeira ou peito, ou os dois juntos (como eu faço rs), no geral, retira-se o bebê devagar do berço ou cama e coloca-o no colo e oferece o leite. Tem pais que optam por nem tirar a criança de onde está, por exemplo se é mamadeira oferecem com o bebê dormindo no berço mesmo, apenas colocam um travesseiro maior para levar levemente a cabeça.

HORÁRIO? O IDEAL é entre 22 a 23 hrs, SEMPRE. Antes é muito cedo e após já é madrugada. A ideia é exatamente esta, cortar a mamada da madrugada. SEM CHORO, CAOS, SOFRIMENTO.

COMO ESSA MAMADA PODE MELHORAR O SONO DO MEU BEBÊ? A ideia é que ao mamar dormindo, ele estique mais horas de sono, pulando assim uma mamada típica da madrugada, que na maior parte dos bebês ocorre entre 1 a 3 hrs da madrugada, podendo variar óbvio. A ideia é que o bebê SÓ vá mamar após as 5 da manhã.

COM QUANTO TEMPO DE VIDA PODE EMPREGAR A TÉCNICA? No livro sugere que bebês com 12 semanas de vida a técnica já pode ser empregada. Aqui, fiz com 8 meses rs.

QUANTO TEMPO APÓS SE DEVE EXCLUIR A MAMADA DOS SONHOS? Aqui ainda estou oferecendo, e o medo de parar e retroceder tudo? hahaha. Mas no geral, as mães param de oferecer após alguns meses e a MAIORIA faz gradativamente. Tipo, vai diminuindo quantidade de leite na mamadeira ou tempo da mamada no peito, lentamente e gradual até cortar de vez. Pretendo fazer isso somente prestes a fazer 1 aninho.

E SE O BEBÊ ACORDA? E SE RECUSA A MAMAR DORMINDO? A encantadora de bebês frisa que são de 7 a 10 dias para a TENTATIVA. Ou seja, se na primeira noite recusou a mamar ou acordou, recomece no outro dia. Tente fazer o mais SILENCIOSAMENTE possível, se o bebê abrir s olhos não converse, feche seus olhos e siga em silêncio, a tendência é que ele volte a dormir. Se necessário for, faça o procedimento padrão no qual ele dorme normalmente (colo, música, massagem, mamar etc). AQUI NUNCA ACONTECEU, nem de acordar nem de recusar a mamar.

FUNCIONA MESMO? Olha, para saber mesmo SÓ tentando rs. De 10 bebês, com uns 6 funciona. Difícil prever, mas sou da opinião que não custa tentar, o máximo que irá acontecer é o sono seguir ruim rs.

Muitos bebês demoram um pouco para começar a mamar. Insira lentamente a mamadeira ou peito, faça um carinho de leve na bochecha, orelhas, algo que o estimule a sugar mas que não o acorde. Aqui Micaela demora uns segundos para engrenar e mamar, e o faz completamente DORMINDO.

treinamento do sono post

MINHA EXPERIÊNCIA: Quem acompanha o blog e face, sabe que Micaela era corujinha rs, eu padeci. Até 5 meses, devido a refluxo oculto mal dormia, era noite toda um caos. (Post sobre REFLUXO AQUI) Depois melhorou mas seguia acordando 2 x para mamar. Tava até bom, mas eu queria dormir mais um cadiquim rs e fiz um TREINAMENTO DO SONO com ela, com 7 meses, treinamento bem gradual, sem choro, caos, sem sofrimento tanto a ela quanto a mim (para ler mais sobre como fiz, clique AQUI). Daí ela passou a acordar APENAS 1 x para mamar, e tava maravilhoso até ficar doente, e voltar tudo, aí melhorou, piorava e assim ia. 

Eu morta com farofa e catchup amiga rs rs

Daí DESCOBRI A TAL MAMADA DOS SONHOS!

A PRIMEIRA SEMANA foi assim.

1 noite: Dormiu 20:20 hrs, após mamar peito e mamadeira. Quando foi 23 horas tirei ela do berço, ela demorou quase 1 minuto para começar a mamar mesmo, mas mamou bem, tanto peito quanto mamadeira, nem abriu os olhos. Retornei ela ao berço e ela foi até 3:15 hrs da madrugada. A ninei, fiz carinho, e ela adormeceu novamente. E assim foi.

2 noite. Ela também acordou e deu um pouco mais de trabalho, mas não ofereço mamá antes das 4 e pouco, então segui firme.

Da 4 noite em diante ela passou a acordar entre 4 a 5 da madugada, aí mama, volta a dormir e vai até umas 7:30/8 hrs da manhã quando desperta de vez.

Para mim ESTÁ MARAVILHOSO, visto que, ela dorme umas 20 e pouco MAS a irmã, Marília, dorme por volta das 21:30 hrs, portanto depois eu ainda vou organizar coisas, namorar marido rs, ver série etc, então eu estava indo dormir toda noite por volta das 22:30/23 hrs mesmo, não sinto dificuldade com isso.

Dessa forma, Micaela tem embalado cerca de 8 horas de sono DIRETO (pois com a mamada dos sonhos ela mama dormindo),  e eu consigo dormir de 5 a 6 horas direto, e depois ainda durmo mais até amanhecer  dia. Pra mim está suficiente. Já aceitei que Micaela não é igual a irmã em se tratando de sono, Marília com 9 meses dormia das 21 as6/7 horas da manhã diretão, sem mamada dos sonhos sem nada rs.

Óbvio que durante este primeiro mês de introdução da mamada dos sonhos, teve noite que ela acordou com dor de dente, com nariz entupido, com calor, frio, querendo mamãe etc, enfim, o que TODO BEBÊ faz, mas no geral, tem feito o sono que contei acima, portanto já não to mais zumbi rs.

Aprovei a técnica, gostei muito, visto que não emprega choro, abandonar bebê em quarto sozinho, forçar nada…é algo natural.

Beijos,

Lucinha.

Anúncios

4 opiniões sobre “MAMADA DOS SONHOS: FUNCIONA MESMO? COMO FAZER?

  1. Olá,

    Como vc faz com a mamada dos sonhos e com refluxo? Fica com o bebê no colo depois? Pq a autora sugere que logo após a mamada coloque no berço né? Fico na dúvida pq meu filho tem refluxo oculto.

  2. Minha dúvida é a seguinte: e se meu bebê é desses que dormiria diretão, tipo das 20-21h até 06h? Eu não estaria atrapalhando seu sono fazendo essa mamada dos sonhos às 23h?
    Comecei a fazer a mamada dos sonhos com 12 semanas. Ele dorme por volta de 20:30h, dou o peito às 23h-23:30h, com ele meio dormindo (eu troca a fralda dele antes pq senão ele nem pega o peito de tão apagado) e ele geralmente dorme até às 06:30-07h. Mas fico pensando se ele já não iria dormir direto das 20:30h até as 07h, sem a mamada dos sonhos, igual muito bebe faz… O que acha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s