O TOPO DA MONTANHA

TEXTO TOPO DA MONTANHA

A maternidade é como escalar uma alta montanha. Por mais que você planeje ou até já tenha muita experiência e boa bagagem, nenhuma subida será igual à outra. Mudam a paisagem, os caminhos, o clima e as adversidades. Até você muda, já não é mais a mesma que outrora a escalou.

Aquela é a sua subida, e às vezes ali, naquele ambiente inóspito e nunca antes vivido, você se sente solitária e esgotada, mesmo que no geral, você tenha um equipe e não esteja sozinha.

Mas por mais que você seja a líder, muito do sucesso da escalada proverá da maneira como, mutuamente, um apoiará o outro nessa jornada.

Avalanches vem aí. E não, você não tem controle algum sobre elas. Não importa quantos livros ou estudos tenha feito, ninguém controla a natureza, muito menos os filhos.

Tempestades também surgem, ora brandas ora tão fortes que carregam você e as barracas para longe, você, que já sentia que já tinha caminhado tanto.

Mas, assim como numa escalada, ela só será prazerosa se aprendermos a apreciar todas as horas e não somente o momento da chegada. É preciso aprender a colocar um sorriso no rosto e encarar tudo com mais leveza, mesmo quando a casa (e até a sua cabeça) está um caos. Quando tudo está agitado do lado de fora, você precisa acalmar do lado de dentro.

Quando a impaciência começa a falar mais alto que o seu amor, é preciso falar para si mesma que você realmente não tem controle sobre noites em claro ou birras, mas detêm sim o controle de suas próprias emoções.

Esses dias mais difíceis são o dia a dia de toda mãe, e basicamente todo o percurso da escalada, porque o topo, a vitória e aquela linda paisagem na verdade não são o ápice, mas apenas o resultado de toda uma árdua subida. A diferença está no modo como encaramos nossa escalada nessa montanha imensa de amor e medos que é a tal da maternidade.

Por Lucinha Marinzek

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s