COMO MELHORAR O SONO DO BEBÊ A NOITE.

TREINAMENTO DO SONO

EU FIZ!

treinamento do sono post

Se você for mãe de um bebê que não dorme muito bem, certeza ABSOLUTA que no seu histórico de pesquisa no google terá procura de: DICAS PARA O BEBÊ DORMIR MELHOR hahaha. Eu, Lucinha, também to nessa!

Quem acompanha sabe da minha jornada com Micaela, minha corujinha rs. Para quem não acompanha, farei um RESUMÃO: até 5 meses de idade, ela não dormia NADA, acordava noite toda, para mamar e com resmungo e dor. Finalmente descobrimos motivo: REFLUXO OCULTO e uma INTOLERÂNCIA LEVE A LACTOSE devido ao próprio refluxo. Minha dieta se alterou (amamentação exclusiva), medicamos e UHUHUHU, melhorou MUITO o sono. Mas mesmo após introdução alimentar e também de outro leite (sem ser o meu, mas até hoje ela segue firme no ALEITAMENTO), ela seguia acordando 2 vezes para mamar, as vezes mais, tinha noites que ia 5 horas direto, outras nem 3 horas seguidas.

E bom, eu TAVA CANSADA PACARAI. Irritada, esgotada, física e emocionalmente. Friso neste post que se PARA VOCÊ mãe ok o bebê acordar umas 3, 4 vezes a noite para mamar, se você não se importa etc, siga seu caminho, mas NO MEU CASO, o sono acumulado tava me atrapalhando no dia a dia. Decidi mudar esse jogo. Mas como?

Primeiro, ao conversar com a pediatra das meninas, e comentar que apesar de se alimentar bem, Micaela mamava bem na madrugada, com FOME, ela respondeu:

-Coloque seu despertador toda noite para 1 da madrugada. Levante e coma algumas bolachas. Faça isso por uns 10 dias. No 11 dia, você não precisará de despertador, irá acordar sozinha e FAMINTA. Porque terá condicionado seu corpo a sentir fome naquela hora, mesmo sem ter necessidade para tal. Fora que o peito para ela é mais que alimento, é chamego, carinho, amor. Gradual, e sem deixar ambas sofrerem, você pode ir melhorando as coisas.

Fiquei com isso na cabeça, e sendo sincera, CONCORDO. Com cada palavra.

Era mais fácil e cômodo eu dar o peito quantas vezes ela quisesse, ali deitada, na minha cama, e assim o fiz tantas e tantas noites, mas mesmo deste modo eu não tava conseguindo DESCANSAR, e sentia, que cada vez mais, ela condicionava ter o peito para dormir novamente, mais e mais.

Decidida, fui pesquisar. Alguns pontos eu já estava convicta.

DEIXAR CHORAR? Fora de cogitação para mim. Cada um sabe de si e não julgo quem faz, mas aqui em casa, definitivamente, nunca daria certo.

DEIXAR SOZINHA? Jamè também.

Tirando portanto alguns métodos que pregam deixar chorar, deixar sozinho, fui procurar algo que me interessasse. Acabei achando várias coisas, fui marcando o que me interessava, coloquei num caldeirão, misturei e cheguei ao MEU MÉTODO.

Antes de contar COMO FIZ acho importante FRISAR alguns pontos:

  • O bebê tem ter no mínimo 6 meses, antes disso a MAIOR parte dos bebês não estão aptos a dormir por longos períodos diretos. (ah mas o filho da vizinha  dormia noite toda com 2 meses! Ok, mas no geral, isso não ocorre)
  • O bebê não deve estar DOENTE, passando por algum pico ou crise de desenvolvimento ou muito menos uma mudança brusca (de casa, rotina etc)
  • Você deve se certificar que ele esteja se ALIMENTANDO bem durante o dia.
  • Uma BOA ROTINA durante a noite. Bebês PRECISAM dela.  Aqui a rotina é bem estabelecida. (banho + massagem + silêncio e mamar)

Vamos lá, vou contar como fiz.

  • Comecei AUMENTANDO quantidade de leite que ela mama antes de dormir. Atualmente dou peito e mamadeira. No peito deixo ela mamar bastante tempo, até soltar por si só e depois ofereço a mamadeira (aqui, são 120 ml, que ela sempre deixa um restinho).
  • Adequar sonecas do dia. Micaela dorme muito bem de dia, especialmente a tarde. Se deixar, na verdade, ela dorme umas 4 horas seguidas! Comecei observando que quando ela dormia 4 horas seguidas de tarde, a noite não fazia nem três horas seguidas. AGORA deixo ela dormir até 3 horas seguidas no máximo, daí acordo.
  • Mas também dormir bem durante o dia. Contudo, o contrário também ocorre (referente ao item acima), se ela não faz sua rotina do dia (sonecas etc) direito, notei que também prejudicava o sono da noite, então atenção redobrada a rotina e sonecas do dia. (aqui Micaela ATUALMENTE faz duas sonecas, uns 30 min a 1 hora de manhã, e umas 3 horas a tarde).
  • Com seus basicamente oito meses de vida, Micaela NUNCA, nunca mesmo dormiu 8 horas seguidas a noite. 6 a 7 horas seguidas foi raríssimo, para contar nos dedos de uma mão, MAS, 5 horas seguidas ela já fez bastante. Portanto, o que cheguei a conclusão: ela não está apta a dormir noite toda (8 horas seguidas). Simplesmente não está, e por mais que isso seja difícil para mim (visto que a irmã dela passou a dormir 8 horas seguidas já com 2 meses), eu ACEITEI.
  • Minha opinião, vejam bem, apenas a minha modesta opinião rs, é que não adianta fazer treinamento do sono com um bebê que não está apto a dormir noite toda, vai ser madrugadas de choro, sofrimento e caos, para ambos.
  • Portanto, decidi: 5 horas seguidas de sono. Se ela acordar antes, darei colo, chamego, canto, rolo, deito MAS não darei peito. Por exemplo: ela mamou e dormiu as 21 hrs, se acordar ANTES das 2 horas não ofereço peito, SOMENTE APÓS.
  • Muitas pessoas e sites INDICAM ser o pai, avó, qualquer pessoa que não seja a MÃE para fazer o processo. Contudo, aqui em casa ISSO NÃO ROLOU. Até tentamos, mas quando era meu marido que ia, ela além de despertar, ficava irada e chorava, já quando eu ia em NENHUMA NOITE ela chorou, mesmo sem eu oferecer o mamá. Portanto, eu sugiro que você, aí na sua casa, observe o que vai fluir melhor.
  • Aqui, as 3 primeiras noites foram bem difíceis, passei mais de 1 hora em pé com ela no colo, mas eu estava determinada (acho imprescindível a mãe saber realmente o que deseja) e já fiquei muito contente que em nenhum momento ELA CHOROU. Na 4 noite foi melhorando e a cada noite que passava ela acordava mais tarde, até que, na sexta noite, ela dormiu 5 horas seguidas, certinho! Mamou, dormiu e foi mais 4 horas seguidas! E assim tem sido.
  • No geral ela dorme umas 21 horas, vai até umas 2 horas, acorda para mamar, logo adormece e vai até umas 6 horas ou mais direto. Ou seja, tem acordado APENAS 1 x para mamar! E eu to no CÉU. Consigo descansar dessa forma.
  • MAS E DORMIR A NOITE TODA? Talvez você que esteja lendo esteja pensando: “mas adiantou de nada, a bebê segue acordando de madrugada oras”, e sinceramente? Acho que ainda acordará muito tempo. Eu tenho CERTEZA ABSOLUTA que só deu certo e principalmente sem sofrimento nem choro para ela, porque eu RESPEITEI que ela não está apta a dormir noite toda ainda. Eu segui minha intuição e o POUCO que ela melhorou do sono, É MUITO para mim. Fez toda diferença no meu dia a dia, inclusive com elas.
  • Quando eu notar que ela está apta a dormir MAIS tempo, recomeçarei o treinamento do sono, do mesmo modo, com calma e respeitando o momento dela. Se isso vai ocorrer antes ou após 1 ano de idade dela, só ela saberá mostrar rsrs.

treinamento do sono post 2

Para ter SUCESSO num treinamento desses, penso duas coisas serem primordiais: DETERMINAÇÃO (você quer mesmo fazer? está disposta a algumas noites ainda mais tempestuosas para só depois ver o sol? marido/avó dispostos a entrar nesta aventura com você?) e RESPEITO (à criança e ao tempo dela.) De nada adianta você começar e para no meio, ou pior ainda, forçar e fazer sofrer um bebê que não está apto a dormir 8 horas seguidas. TEMPO AO TEMPO, é uma coisa que tenho descoberto dia após dia com Micaela, tanto na ALIMENTAÇÃO quanto no SONO.

Para quem interessar em ler meu relatos, de NOITE POR NOITE, em tom real e humorístico, segue: NOITE 1, NOITE 2 e 3, NOITE 4 E 5, NOITE 6.

Espero, de coração, que meu depoimento ajude você de alguma forma.

Beijos,

Lucinha.

 

 

 

Deixe um comentário

