MACETES DE MÃE

A hora do banho é sinônimo de hora do terror aí na sua casa? Lavar o cabelo é sinal de escândalo? Escovar os dentes parece tortura? Vestir roupa um martírio? A criança nunca quer fazer nada quando é a hora, não lida bem com ordens e rotina? E AGORA JOSÉ?

E agora que hoje vou dar DICAS E MACETES para agir em várias situações rotineiras com a crianças e que por vezes se tornam cansativas e exaustivas devido a choros e birras. Como diria minha mãe, PSICOLOGIA É TU-DO em se tratando de crianças uhauahaha

LAVAR OS CABELOS:

macetes de mae 1

Aqui Marília sempre foi de boa para lavar o cabelo, mas conheço criança que grita tanto que os vizinhos quase chamam o conselho tutelar rs. As dicas são simples:

  • BONECA(O): Normalmente toda criança tem algum brinquedo que leva consigo para o banho. Para as meninas, uma Barbie cabeluda (ou boneca com cabelo) por exemplo é de ótima ajuda. Lave antes o cabelo da boneca, finja estar passando shampoo, peça ajuda. Isso irá facilitar e muito no momento de lavar o cabelo do seu filho(a).
  • PENTEADOS NO BANHO: Leve um espelho portátil e faça penteados malucos. Incentive a criança a fazer nela mesma, uma boa deixa para molhar e lavar o cabelo.
  • DISTRAÇÃO NO TETO: Sabe o lance de quando são bebês deixar um móbile no berço? É tipo isso mas no banheiro rs. Se o teto não for muito alto, colar uma foto ou imagem, pedir para a criança olhar para cima e para ela, distrair e pimba, lavar bem rapidinho.
  • ESCOLHA DO SHAMPOO: Uma boa é levar a criança junto a farmácia ou mercado e deixar que ela escolha o shampoo, condicionador etc…ajudará bastante nesse momento.

HORA DO BANHO:

macetes de mae 2

Aqui era uma guerra dizendo que não queria tomar banho, depois outra luta para sair do banho hahaha.

  • CONTAGEM REGRESSIVA: Aqui funciona demais e na casa da paula também, avisar aos poucos, e com tempo. Por ex: Filho, daqui 5 minutos iremos tomar banho ok? Fale até ter o ok da criança. E vá assim. Faltam 3 minutos tá. Brinca mais porque em 1 minuto iremos ao banho. Aqui essa técnica fez milagres, tanto para entrar quanto sair do chuveiro.
  • NÃO FORÇAR NEM EXIGIR: Aqui Marília só foi tomar banho SEM a banheirinha com quase 3 anos. Muitos diziam “tem de forçar” mas sou totalmente contra. Ela sabe-se Deus porque sentia medo do chuveiro e só aceitava a banheira, que mal cabia ela. Fomos deixando, e um belo dia ela pediu. No outro também e assim foi e hoje a banheirinha dela é da Micaela. FORÇAR nunca é a solução.
  • HORÁRIO: Observe o horário. As vezes o momento do banho a criança está com muito sono então fica manhosa, exausta e acaba recusando e chorando, ou está tão elétrica que deveria brincar um pouco mais. Criar uma rotina desde cedo e ir adequando ela à necessidade da criança naquele momento é a melhor escolha. Aqui o banho sempre foi antes de dormir. Para relaxar e acalmar. E se a percebo muito exausta adianto, ou se tá precisando brincar um pouco atraso uns minutos. Criança precisa sim de rotina mas não necessariamente rotina de exército militar.
  • FRIO/CALOR: Observe temperatura da água. Ambiente. As vezes é isso que incomoda seu filho.
  • ORGANIZADOR DE BRINQUEDOS: Um organizador e muitos brinquedos de banho é um ótimo incentivo para um banho relaxante e sem traumas.
  • COMPANHEIRO DE BANHO: Se a criança se recusar mesmo assim ao banho, não brigue e a convide para a ajudar a dar banho em algum brinquedo que ela goste. Dê o banho no brinquedo como se fosse no seu filho(a) e o convide a participar.
  • AUTONOMIA: Experimente incentivar seu filho(a) a se lavar sozinho, se ensaboar, fique de olho óbvio mas o fato de fazer algo sozinho pode ser um incentivo que além de ser bom para o desenvolvimento da criança pode acabar com o chororô desse momento.

ESCOVAR OS DENTES

macetes de mae 3

  • EXEMPLO DOS PAIS: O mais simples e fácil. Escovar os dentes junto com a criança. Com paciência e sem correria, como se fosse uma brincadeira. Fazer igual ao papai ou mamãe é sempre um incentivo.
  • ESCOLHA DA PASTA E ESCOVA: Levar a criança junto ao supermercado e deixá-la escolher a pasta e escova para este momento.
  • MÚSICAS E HISTÓRIAS: incentivar com histórias sobre isso. Aqui imito o Daniel Tigre (que tem uma musiquinha sobre rotina) e canto todo dia. Já virou ritual e cantamos juntinhas.
  • AMBIENTE: Um banquinho, algo que deixa a criança ter autonomia e se ver escovando é uma boa pedida para facilitar este momento.
  • BRINQUEDO: Novamente, como nas dicas anteriores, escovar os dentes do brinquedo favorito todo o dia, facilita demais este momento.

CORTAR CABELO:

macetes de mãe 7

A vizinhança toda sabe que você está no salão porque seu filho se debate, dá escândalo e você fica desesperada.

  • AMBIENTE DESCONTRAÍDO: Um salão e um profissional preparados para receber crianças faz toda a diferença nessa hora. Distrações e brinquedos ajudam demais, vale o preço mais caro pelo serviço.
  • MÃE E FILHO JUNTOS: Aqui não tem salão especializado para criança não, levo Marília comigo na minha cabelereira. A dica foi ambientar ela a profissional, indo comigo algumas vezes, conhecer o ambiente, e me ver cortando o cabelo. Daí quando foi a vez dela foi tranquilo e assim tem sido até hoje.
  • BRINQUEDOS E DISTRAÇÕES: Um brinquedo, livros e até porque não um tablet para distrair a cria nesse momento.
  • COMPANHEIRO: Mais uma vez, entra em cena o brinquedo favorito. Especialmente se você mesma corta o cabelo da criança em casa, cortar antes de mentirinha o do amiguinho preferido auxilia demais para evitar birras e escândalo.
  • PERSONAGEM FAVORITO: Vale também mostrar o personagem favorito do seu filho em desenho etc com diferentes cortes de cabelo e penteado para incentivá-lo.

CORTAR UNHA: 

macetes de mae 4

Ow coisa que me dá aflição e precisa fazer (porque como cresce essas unhas e são afiadas né genti?) é o tal de cortar unha. Seja bebê ou criança, o lance tem pano de fundo aquela musiquinha tanan nan nan de filme de terror rs

  • DORMINDO: Aqui nunca deu certo. Tanto com Micaela e com Marília quando tentei acordaram e aí sim virou filme de terror mesmo rs. Mas muitas mães fazem e dizem que dá super certo.
  • DISTRAÇÃO: Micaela é com Galinha Pintadinha e Marília com Princesa Sofia. Elas se distraem, eu cato tesoura e vou de mansinho, sucesso garantido rs
  • APÓS O BANHO: Especialmente as unhas dos pés, após o banho, criança relaxada e unhas mais moles tudo facilita.
  • AJUDA: Pedir ajuda ao papai, tia, vó, vizinha rs. Uma distrai e segura criança e você corta.

MEDICAR:

macetes de mãe 5

Meu deus que aqui em casa é desesperador, Marília cospe, grita, Micaela chora…cruz credo hahaha.

  • CHUPETA DOSADORA: Para quem usa chupeta, é uma mão na roda esta dica, mas custa caro rs. Se seu filho(a) usa mamadeira, você pode fazer uma dica expert pobrice rs, que é, colocar a dose do remédio no bico da mamadeira, tampando com o dedo para não vazar, e dar para o bebê mamar, achando que é leite hahaha. Ai que malvadeza, mas só funciona com bebês, crianças vão perceber e cuspir rs
  • BARGANHAR: Aqui faço trocas. Pode até os especialistas dizerem ser errado, mas to nem aí, funciona aqui rs. Digo que se tomar remédios todos certinhos ganhará um presente (vou loja do 1 real e compro algo barato).
  • NÃO MENTIR: Nunca digo que é gostoso rs, nem com remédios e com vacina digo que vai doer, mas que será rápido. Preparo a criança, ela vê que não minto e confia.
  • GELO: Dar água gelada ou passar gelo na boca da criança antes de oferecer medicação. Adormecem as papilas gustativas mascarando o gosto ruim da medicação.
  • SERINGA: Aqui tenho várias seringas guardadas e limpas, e mesmo que medicação não venha com seringa tiro do copinho e dou dessa forma, que evita que cuspa, porque Marília era mestre de cuspir tudo rss
  • COMPANHEIRO: Novamente a dica do brinquedo. Aqui digo a ela que boneca tá doente, e oferecemos o remédio a ela, brincamos primeiro e só depois ofereço a ela, ajuda bem.

TROCAR E ESCOLHER ROUPA:

macetes de mae 6

E quanto mais eles crescem, mais difícil fica vestí-los. Eles querem escolher, e por vezes querem chinelo no inverno e meia e pantufa no verão hahaha. Isso quando não arrancam as roupas e querem sair pelados rs

  • OPÇÕES: Aqui monto opções, por exemplo 3 blusas, 2 sapatos, 3 calças e digo para ela escolher. Assim, parece que ela está escolhendo a roupa, quando na verdade tanto faz qual que seja rs. Ela fica satisfeita e eu também.
  • AJUDAR OS PAIS: Peço ajuda a ela para escolher uma roupa para eu usar. Sempre indago: “tá frio hoje né?mamãe precisa de uma roupa que a esquente”, e ela ajuda e depois eu digo: “obrigada, agora vou te ajudar a escolher sua roupa, mamãe está de blusa de frio, você também vai usar né”. 99% das vezes dá certo.
  • DISTRAÇÃO: Aproveitar o momento da criança vendo um desenho, ou entretida é uma boa pedida para trocá-la sem escândalos. Isso vale também para bebês. Aqui quando Micaela parece um polvo rs, dou um mordedor atrativo na mão dela e sigo na troca de fralda e roupa sem problemas.
  • PERSONAGENS: Aqui quando precisa ser tal roupa (tipo para um evento) e ela não quer digo que tal roupa é da princesa fulana (Marília é alucinada em princesas rs), pronto, ela põe feliz da vida.
  • CONTAR ATÉ DEZ: Se está aquela enrolação, você atrasada e com pressa, diga: ” vou contar até 10 para você escolher, do contrário mamãe que escolhe”, 1, 2 e vai rs

Espero que tenha gostado das dicas e que as ajude por aí.

beijos

Lucinha.

 

 

Anúncios

Uma opinião sobre “MACETES DE MÃE

  1. Pingback: MACETES DE MÃE – neném curtiu?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s