DIÁSTASE PÓS PARTO – O QUE É E COMO TRATAR.

SENTA QUE LÁ VEM INFORMAÇÃO

A gravidez e o parto modificam nossa vida,  de corpo e alma. Aos poucos, tudo volta a se encaixar e voltar ao lugar, até a barriguinha, mas e quando o bebê nasce, passa meses a fio e a barriga pós parto continua ali firme e forte, um abdômen diferente, flácido, uma protuberância? Pois bem, pode não ser o chocolate que você anda comendo rs, mas sim a DIÁSTASE ABDOMINAL, muito comum pós parto.

Que saber mais sobre o que é isso, como tratar? Hoje eu conto tudo.

diastase 1

O QUE É?

Diástase é a separação dos músculos do abdômen com o crescimento da barriga. Após a gravidez, a musculatura abdominal se rompe, ou seja, a parede dos músculos do abdômen se divide ao meio, na vertical, partindo do umbigo. Pode causar dores nas costas e nas pernas, sem contar a flacidez da “barriga” que muito mexe com a auto estima da mulher. NÃO ocorre em todas as gestantes, mas 2/3 delas apresentam o problema. Eu mesma tive da Micaela, mesmo fazendo exercícios físicos gestação toda e engordando dentro da média, contudo não ultrapassou dois dedos e já retornou naturalmente, após 5 meses pós parto.

Existem alguns fatores que predispõem uma mulher grávida para uma diástase maior ou menor. São eles: gestações múltiplas, obesidade, um bebê grande e excesso de líquido amniótico. Os sintomas mais comuns são dores na zona lombar (costas), nádegas, coxas e uma protuberância no meio do abdômen quando se senta ou está de pé. (FONTE: NANTU CONSULTORIA)

COMO IDENTIFICAR?

diastase 2 site sou mãe

Imagem retirada do site: soumãe.org

Tá ok Lucinha, entendi, mas e agora? Como saber se eu tenho? Simples: deite-se no chão, totalmente ereta e depois eleve um pouco a cabeça, coloque dois dedos (normalmente o indicador e o do meio) no meio da barriga, acima do umbigo e pressione. Se afundar facilmente (sem sentir o músculo) é porque tem diástase. Verifique quantos dedos cabem nesse vão para saber a gravidade do problema.

No meu caso era menos de dois dedos, normalmente até dois dedos é facilmente reversível com exercícios físicos ou como no meu caso, naturalmente, alguns meses após o parto.

Três a quatro dedos a atenção deve ser especial. Há casos que com tratamentos que combinam exercícios direcionados e procedimentos estéticos específicos, os resultados são satisfatórios e some.

Mais do que cinco dedos de afastamento muscular, é necessária a cirurgia para reparação do tecido muscular, a abdominoplastia com reconstrução da musculatura abdominal.

COMO TRATAR?

diastase 3

Eu 30 dias pós parto e 2 gestação e com a diástase ainda ali rs rs

Não saia correndo com exercícios pesados ou abdominais pauleiras que isso irá piorar ainda mais o problema. O ideal é alimentação equilibrada e retorno ao peso antes da gravidez + exercícios físicos de intensidade baixa a média, até abdominais.

A prioridade é fortalecer os músculos novamente e os alinhá-los de volta ao seu lugar, portanto abdominal muito forte pode desencadear piora e até uma hérnia. Mas caso o problema persista 9 meses pós parto, o ideal é procurar seu obstetra e um bom profissional da área de educação física e mesclar em conjunto tratamentos, tanto estéticos como exercícios para melhorar o problema, antes de pensar em cirurgia.

Beijos,

Lucinha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s