FIM DA LICENÇA MATERNIDADE VERSUS ALEITAMENTO MATERNO

Atualmente, apesar de muitas empresas maiores (como multinacionais) e também servidores públicos já terem direito a licença maternidade de 6 meses, a grande maioria das empresas ainda utiliza os 4 meses exigidos por lei. Daí você retorna, tem seu bebê, quer muito manter aleitamento exclusivo até 6 meses e…se desespera.

Contudo, hoje eu venho contar a minha história e também o depoimento de outra amiga (foi nela que me inspirei) mostrando ser SIM possível manter o aleitamento, você precisará, mais do que nunca, de PLANEJAMENTO.

DEPOIMENTO LUCINHA: Meu retorno ao serviço aconteceu dia 20/06/16, com Micaela com recém completados 5 meses. 15 dias antes comecei a ORDENHA. Retornei APENAS no período da tarde, igual fiz com Marília também, para ainda ter a manhã toda livre com elas e a noite também. Meu salário cairá pela metade, mas no caso da minha família, optamos e tbm podemos ter essa opção, economizamos durante toda gestação e também agora para esse período. No total são 5 horas fora de casa, perdendo 1 mamada. Chego em casa e primeira coisa que faço é dar de mamá a ela, que me espera faminta hahaha.

armazenamento leite materno 2

Com roupa do serviço, mal entro em casa e é a primeira coisa que faço rs

Desde nascimento da Micaela eu OPTEI para na minha ausência oferecer MEU LEITE A ELA NA MAMADEIRA. É um risco, e poderia sim ter ocorrido o desmame, visto que pode acontecer confusão de bicos, contudo eu assumi este risco, rezei e fiz. Graças a Deus aqui com ela não diminuiu interesse no peito de forma alguma.

O IDEAL é TREINAR e oferecer o LEITE MATERNO ao bebê em copos (como de café, ou até copinhos de treinamento) ou de colher.

Mas caso você também queira arriscar e tentar mamadeira, pesquisei muito e a considerada “menos pior” no quesito confusão de bicos é a da PHILIPS AVENT PÉTALA. Ela tem um fluxo super lento (inclusive mesmo ela com quase 6 meses, continuo usando o bico 1, para recém nascido, para o fluxo seguir bem lento) e o bico dela tenta imitar o formato e tamanho do bico do seio.

Como no meu caso sempre que eu ia sair com Marília, ou quando a irmã internou etc Micaela usava mamadeira, não houve treinamento, visto que ela já estava acostumada a tomar meu leite com outras pessoas (vovó e papai) na minha ausência. Ela está ficando com MINHA MÃE, então meu coração segue tranquilo, pois ela é a pessoa que mais confio neste mundo, e graças a deus não estranhou nada e se ADAPTOU MEGA BEM tanto às horas sem a mamãe aqui e sem o tetê.

ORDENHA e ARMAZENAMENTO: Eu comecei um estoque 15 dias antes. Após toda mamada dela durante o dia, eu ordenhava e ia guardando no mesmo pote na geladeira (na geladeira o leite pode durar até 12 hrs), no final do dia ETIQUETAVA COM DATA E HORA DA ORDENHA e CONGELAVA. No outro dia recomeçava. Se por acaso no dia eu não conseguisse a quantidade desejada (ideal deixar cada pote com a quantidade já certa e calculada para ser oferecida ao bebê em uma mamada), no outro dia eu ordenhava e acrescentava o que tirei naquele dia ao pote do dia anterior (já devidamente etiquetado e no congelador) e pronto.

Também ordenho na empresa, 1 vez no período da tarde.

armazenamento leite materno

Meu estoque, tudo devidamente etiquetado, bem fechado e conservado.

PROCESSO DA ORDENHA: Em casa utilizo a BOMBA MANUAL PHILIPS AVENT PETALA e optei por comprar os potinhos de armazenamento da marca, que facilita e se acopla a bombinha. Esterilizo bombinha e também pote, além de lavar minhas mãos com água e sabão e molhar os seios. DICA: Como ordenho várias vezes ao dia, para evitar ficar lavando e esterilizando toda hora a bombinha, eu a deixo na geladeira após a ordenha (dica essa que peguei num grupo de aleitamento materno com consultoras).

armazenamento leite materno 3

Esta é a bombinha que utilizo. Eu gosto dela, acho eficiente, preço justo, não machuca os seios.

Na empresa ordenho MANUALMENTE, sem bombinha, e sendo bem sincera, depois que se pega o jeito sai tanto quanto com a bombinha rs. Vou ao banheiro (infelizmente único local disponível) lavo as mãos, braços até cotovelos e seios com água e sabonete e ordenho diretamente no pote já esterilizado. Não tenho muito tempo para ordenha, mas tento normalmente por 5 a 10 minutos. Guardo na geladeira imediatamente após ordenhar, e antes de sair coloco num recipiente térmico, uma bolsinha que fica dentro da minha bolsa normal. Saio da empresa, busco Marília na escola e só aí vou para casa com o leite ordenhado, ele fica cerca de 40 min a 1 hr ali. E pode? Pode! LEITE MATERNO EM TEMPERATURA AMBIENTE dura entre 60 min a 2 horas e em SACOLAS TÉRMICAS (como meu caso) dura até 4 horas.

COMO CALCULAR QUANTIDADE: Olha, aqui foi a pediatra que calculou, cerca de 120 ml para cada mamada, no caso Micaela tem 5 meses. Deu muito certo, tiro 130 ml, ela mama tudo ou deixa apenas um restinho e nunca chorou pedindo mais não. Mas achei uma calculadora na internet que é: o peso da criança x 150, e dividir pela quantidade de mamadas/dia.

Por ex: Micaela tem 7 kilos e faz cerca de 7 mamadas/dia. Portanto: 7 x 150 = 1050 / 7 = 150 ml. (como ela não é tãaaao faminta assim nem tão gordinha pela natureza dela mesma, adequei quantia em 130 ml e deu super certo).

Eu aconselharia a mãe a tentar tirar um pouco mais nos primeiros dias para observar e não faltar, eu fiz isso e fui adequando.

DESCONGELAR LEITE MATERNO: Leite materno NÃO pode ser fervido pois perde os nutrientes. Aqui faço assim, quando acordo para tomar café já tiro o POTE do congelador contendo o leite para aquela tarde (sempre escolhendo o recipiente mais antigo do congelador e que não esteja congelado há mais de 15 dias) e o deixo na porta da geladeira, para ir descongelando lentamente. Na parte da tarde, quando ela acorda e quer mamar, minha mãe tira da geladeira, coloca numa panela com 1/3 de água e vai descongelando e aquecendo em banho maria (deixamos morninho), tomando o cuidado para a água não ferver.  Parece difícil e demorado mas não é não. Em 5 minutinhos leite já está na mamadeira e Micaela usufruindo rs.

Acho que o sucesso é planejar bem antes, testar e treinar o bebê com o recipiente que ele tomará seu leite na sua ausência e acreditar em você mesma.

armazenamento leite materno 4

Para auxiliar vocês, esta tabelinha montada pela doutora Erica Mantelli.

DEPOIMENTO LUZIANGELA: A volta ao trabalho é um tormento para qualquer mãe, mas principalmente para aquela que pretende amamentar exclusivo até o 6° mês. Como a licença maternidade é apenas 4 meses isso complica mais a nossa vida, no meu caso consegui 1 mês de férias e assim voltei e o meu bebê tinha 5 meses. Minha meta era amamentar exclusivo até o 6° mês (somente leite materno) e após isso uma amamentação prolongada, juntamente com a introdução alimentar e morria de medo de um desmame precoce então fiz tudo que não atrapalhasse a amamentação. Ele não chupou chupeta e não dei mamadeira (confusão de bicos).

Com 3 meses de idade comecei a treiná-lo com um copinho de treinamento simples (Bico rígido, sem válvula de vazamento nada), sem muito investimento, baratinho. Esgotava manualmente meu leite e intercalava as mamadas uma eu dava no copinho, (claro ainda complementava com o peito, era apenas um treino). Até ele aprender a deglutir, fui devagar, até que ele aprendeu.

armazenamento leite materno 6

Olha que ideia legal a desse copinho.

ORDENHA E ARMAZENAMENTO: Assim fiz estoque de leite 10 dias antes da volta ao trabalho, comprei vidros com a tampa de plástico que é o recomendado e fazia manualmente. Congelava. Coloquei etiquetas para saber qual leite esgotei primeiro. Como nem tudo são flores 3 dias antes de voltar, meu desespero aumentou em saber que teria que deixar meu bebê, tudo muito novo, meu primeiro filho, e como nosso psicológico afeta o leite, imediatamente não conseguia mais esgotar manual, desesperei mais. Até que com ajuda de uma amiga querida ( um anjo que eu não conhecia) me doou uma bombinha da Avent ( que já dei meu relato AQUI), minha salvação.

armazenamento leite materno 5

Ela usou pote de vidro com tampa plástica, devidamente esterilizados

HORÁRIO DE SERVIÇO: Então trabalho das 8:00 as 18:00, com 1 hora e 10 de almoço, até completar 6 meses temos direito aquelas 2 meias horas, que eu decidi pegar 1 hora no final do dia para ir mais cedo para casa,  não tinha lugar na empresa para amamentação, a principio pensei em ordenhar no banheiro ( errado) pois pode haver contaminação, mas não via outro jeito, mas como tudo se ajeita, achei uma salinha das zeladoras e me enfiei lá dentro, minha rotina era essa, almoçava correndo tudo e ia ordenhar, colocava em uma bolsa térmica e deixava na geladeira da empresa, chegava em casa congelava.

Minha mãe amada que ficava com ele, me sentia muito tranquila por isso, e o mais, minha mãe não me questionou em fazer isso, mesmo sendo diferente para ela, ela fez o que eu pedi.

DESCONGELAR O LEITE MATERNO: Com o tempo ela se tornou mais prática, quando eu deixava o leite lá ela já deixava na geladeira para descongelar e  uma garrafa térmica com água quente, ( pois bebês não tem paciência para esperar não) aí descongelava em banho maria e oferecia para ele no copinho, temperatura ambiente, menos que  morna.

Quando eu chegava em casa sempre livre demanda, á noite, madrugada e manhã e daí eu ia trabalhar. Fim de semana ele se acabava no mamá dele. Trabalhar e amamentar não é fácil, mas não é impossível. Tivemos um desmame natural com 1 ano e meio sem traumas para ambos, tudo muito tranquilo.

armazenamento leite materno 7

Fds com tetê mega liberado hahaha

Meninas, espero que este post as ajude.

Beijos,

Lucinha.

Deixe um comentário

