RECEITA: MACARRÃO DE MAIONESE OU MACARRONESE

SENTA QUE LÁ VEM RECEITA!

image

Atendendo a alguns pedidos, hoje eu trago a receita nº1 aqui de casa, quando a Lara fica meio ruim de apetite apelo logo pro macarrão de maionese (como ela mesma chama), e não tem erro, ela sempre come bem.

Essa receita é muito boa também como opção para os dias de calor, quando geralmente o apetite fica ruim mesmo, porque esse prato fica bom tanto quente, quanto frio. E não é só os pequenos que gostam não, eu e o maridão também somos fãs!

Se você já tem as manhas de fazer o molho para maionese utilizando ovos, já tá com mais da metade da receita garantida, mas caso você não saiba, vou colocar um vídeo que achei no YouTube pra mostrar direitinho como faz.

INGREDIENTES:

image

PARA O MOLHO

1 gema de ovo cozido

1 gema de ovo cru

Óleo

Limão

Sal.

Os ingrediente que você vai utilizar para misturar com o macarrão vai muito da preferência e gosto de cada família, aqui quase sempre uso: a clara do ovo cozido, milho, cenoura ralada bem fininha, tomate cortado em cubinhos, brocolis picadinho, linguiça picadinha. No lugar da linguiça dá pra fazer com pedacinhos de frango também.

A quantidade dos ingredientes também varia de acordo com cada família e quantas pessoas irão comer. Aqui sempre faço meio no olho mesmo.

PREPARO

Enquanto coloco o macarrão para cozinhar, faço o molho para a macarronese, conforme mostra nesse vídeo aqui:

Amassa a gema ovo cozido e mistura com a gema cru, após bem misturado vai acrescentando o óleo aos pouco, mexe bem até que absorva todo o óleo. Quando a mistura estiver bem homogênea acrescente um pouco mais de óleo, mexa novamente até que o óleo seja todo absorvido, coloque mais óleo e mexa novamente.

Faço essa etapa de colocar o óleo o mexer, mais ou menos umas 4 ou 5 vezes, até que o molho fique bem cremoso.

Por favor ignorem no vídeo a parte das batatas rsrsrs, é que foi o vídeo que eu achei mais parecido do jeito que eu faço aqui em casa, só que no lugar do vinagre coloco o limão, como eu e a Lara gostamos mais azedinho eu coloco quase 1 limão inteiro. E também a quantidade de gemas cozidas vocês repararam que são 2 né? Mais aí vai depender da quantidade que você está fazendo, aqui pra 3 pessoas dá bem certinho 1 gema cru e 1 cozida.

O mais complicadinho da receita é o molho, porque após o molho pronto é só misturar o molho, os demais ingredientes e o macarrão.

Agora no inverno eu deixo pra escorrer a água do macarrão bem por último porque aí eu consigo manter ele mais morninho, já no verão escorro bem adiantado e até mesmo coloco na geladeira pra ficar bem fresquinho.

image

QUANTO A SALMOLENA

Tem gente que arrisca, tem gente que não, na minha família e na família do meu marido é tradição essa receita de maionese caseira feita com ovo, assim como também é o costume pão com ovo frito de gema mole, e nunca ninguém teve algum problema com isso.

Mas caso você não tenha tanta confiança assim, existem outros molhos alternativos, até mesmo para quem tem alergia ao ovo. Eu não sei como fazer outros molhos, mas já ouvi dizer que muitas pessoas utilizam o molho feito com leite, enfim é uma opção que você pode ter.

Os ovos precisam ser higienizados em água corrente antes de serem guardados na geladeira, e também antes do uso.

É preciso também estar atento às condições dos ovos:

ovo

Espero que tenham gostado da receita e que ela faça tanto sucesso quanto faz aqui em casa.

Quem fizer volte nos contar se deu certo.

Bjs,

Paula 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s