A SAGA EM BUSCA DO BEBÊ DORMIR MELHOR

O SONO DA MICAELA

E eis que fui premiada. Primeiro com Marília que desde recém nascida dormia super bem e agora com Micaela que dorme mega mal. Talvez o fato de ter convivido com Marília faça a frustração e cansaço  com Micaela serem maiores rsrs.

Exausta, esgotada, decidi ir a luta em busca de melhorias no sono dela. Como? Testando e testando e tentando.

Micaela é daqueles bebês que resmungam muito, que parecem desconfortáveis, e mama 2 x na madrugada.

20160419_124445

Te amo mas dorme fia de deus haha

Empregamos algumas mudanças aqui em casa e hoje conto tudo para vcs e se deu resultado.

Adianto que não houve Nana Neném nem deixar chorar ou deixar sozinha, nada contra quem utiliza o método (cada família sabe o melhor para si) mas aqui não somos a favor.

images (9)

Eu de madrugada kkkkkk

MUDANÇA 1) FAZER ELA ADORMECER NO BERÇO/ CAMA

Mi, assim como Marília só dormia no colo  ninando e no peito (sim cara leitora, é eu em pé ninando e com ela no peito) ou somente no peito. Não pesava ainda MAS não eram raras as vezes que quando a colocava no berço acordava e queria tirar as sonecas SOMENTE  e tempo todo no colo, aí cansava e não sobrava tempo pra Marília. Então me decidi. Foram 5 dias, em todas as sonecas, para ela entender.

Como fiz? Fazia ela ficar sonolenta ou no peito ou colo e quando via que tava quase dormindo a colocava no berço, segurando sua mão, acariciando, nas primeiras vezes quase entrava dentro do berço kkkkkk. Nos 2 primeiros dias foi CAOS, como qualquer mudança, ela acordava e chorava e eu recomeçava e chorava e foi várias vezes até adormecer. Daí com o passar dos dias foi melhorando e hoje (quase 3 semanas depois) estabilizou. Já teve inclusive 3 episódios de colocar ela acordadíssima e ela brincar etc e dormir comigo do lado mas totalmente por si só.

ISSO MELHOROU MUITO A NOSSA ROTINA. Porque Micaela faz 3 sonecas/dia: cerca de 30 min a 1 hr de manhã, umas 2 a 3 hrs a tarde e 30 min a 1 hr início da noite. Portanto dormindo direto no berço de manhã consigo brincar com Marília, de tarde consigo descansar e fazer minhas coisas e de noite atenção ao marido e Maricota. MELHOROU MUITOOOOO. Contudo no quesito horas de sono a noite NÃO ajudou  em nada rsrs pempempem.

MUDANÇA 2) DORMIR SEM SER NO PEITO E COM A MÃE

Até duas semanas atrás Mi só dormia ou mamando sentada ou eu em pé ninando e no aconchego do peito rs. Ou seja= alguém tipo pai ou avó iam tentar e ela urrava e não dormia. Eu ficando mais e mais exausta e sem tempo para Maricota. Fim da licença maternidade chegando e como minha mãe iria fazer para ela dormir a tarde com ela?

Portanto após ensinar ela a dormir no berço, comecei a revezar com meu marido. Cada noite é 1 que faz ela dormir agora. No dia dele dou mamá e ele faz arrotar e dormir, enquanto isso eu vejo desenho com Marília e depois vou pro quarto dela, rezamos, conto histórias e a faço dormir.

Nos primeiros dias ela URROU, na 2 vez ele levou 2 hrs para ela dormir mas fomos firmes e hoje ela aceita ele bem e dorme relativamente rapido. OW GLÓRIA.

MUDANÇA 3) MAMADA DOS SONHOS

O que eu mais escuto é: “ela dorme mal porque mama no peito” e para desmistificar e testar resolvi aderir a tal mamada dos sonhos.

O que é isso? É você oferecer a criança dormindo mamadeira ou leite no peito, tipo umas 22, 23 hrs.

Eu adaptei. Faço assim: Dou mamá no peito, faço arrotar e tudo que eu ordenhei no dia (entre 50 a 70 ml) ofereço a ela na mamadeira depois (você pode oferecer em copo de treinamento ou direto no peito cerca de 1 a 2 hrs após mamada). Tem noite que mama tudo outras deixa resto. Na noite que é a vez do marido dou mamá no peito e depois ele faz arrotar e oferece essa mamadeira com meu leite.

RESOLVEU? Não…aqui muito pouco, ela dorme um pouco mais até a primeira mamada (faz umas 5 hrs) mas resmunga igual kkkkkkk. Barriga cheia sim, dormir não rsrs. Mas conheço n casos de resolver e ajudar.

MUDANÇA 4) TENTATIVAS

Se eu lesse que ficar 1 semana pulando de uma perna só fizesse ela dormia já teria virado a Saci rs.  Nois tenta tudo néam.

BENZI..eu mesma benzo ora ou outra com uma oração do Padre Marcelo. Melhora? Acreditam que sim? Nos dias que rezo ela dorme relativamente melhor.

CHÁ DE CAMOMILA NO BANHO: Simplesmente colocar uns 2 sachês de chá de camomila na água do banho a noite. Aqui ajuda e bem, mas não adianta fazer todo dia que perde efeito kkkkk…mas tipo 1 vez por mês ajuda bem (ela dorme sem resmungar a vai umas 6 hrs direto)

FRIO/CALOR Aqui Micaela odeia coberta, se enrosca nela e chora. Encapoto ela de roupa mas com esse frio precisa de coberta (senao ela acorda de frio tudo gelada snif) então tá um carma rs

TRAVESSEIRO: Até 2 semanas atrás ela dormia na almofada de amamentar fazendo vezes de travesseiro, bem apertadinha. Daí uma amiga me disse: “Lu coloca travesseiro normal de bebê porque a almofada pode estar limitando ela e irritando, e por isso ela resmunga”. Pois bem, testei e? MELHOROUUUUU MUITO. Agora ela rola e faz um giro de 360 no berço e ainda resmunga mas melhorou muito.

CAMA COMPARTILHADA: Nos dias que to mais moída após a 1 mamada já deixo ela na minha cama. Se ela dorme melhor? Não, continua resmungando e mesmos horarios mas eu durmo melhor, porque é mais PRÁTICO que levantar e ir até quarto dela.

GASES, CÓLICAS, REFLUXO, APVL? Micaela tem, desde 1 mês de vida algum incomodo SEMPRE (TO-DA NOITE) no mesmo horário. 5 da madrugada começa e vai até umas 7. Até 3 meses ela chorava bem e eu achava ser cólicas mas passou 3 meses, tá quase no 5 mês e nada de melhorar. Ela resmungava e meio que despertava mas não chorava nem urrava de dor, mas acorda.  Ficava com a boca como se mascasse um chiclete, como se tivesse ansia de vômito mas não vomitava. Como ela tem MUITA DIFICULDADE PARA ARROTAR e de madrugada por mais que eu tente não arrota pensava ser GASES. Deixava ela em pé dormindo uns min e dei antigases mas nada de melhora. Daí fiz até um desabafo na página, obtive muita ajuda, consultei PEDIATRA e fizemos vários exames (IGE para alergia, de fezes para ver se tinha sangue oculto e ecografia abdominal). E descobrimos, era o que eu suspeitava: REFLUXO OCULTO. Igual Marília teve, mas ao contrário da irmã o dela é leve. Para saber mais sobre o assunto, leia este post sobre REFLUXO

O resultado foi: os resmungos do 1 turno dela (entre 21 as 2 da madrugada por ai) sumiram por completo após eu mudar travesseiro e os resmungos de dor entre 5 as 7, 8 da manhã tbm SUMIRAM após começar medicação do refluxo. OW GLÓRIA!

PS: Se seu bebê for diagnosticado com refluxo mas mesmo após 1 mês de tratamento com os remedios NÃO houver quase nenhuma melhora, procure um gastropediatra e desconfie de alergia alimentar.

COMO ERA SONO DA MICAELA:

Dormia só comigo e no peito e colo as 21:30. E ela resmungava de hora em hora durante toda a noite e mamava 2 x (por volta das 2 e das 6).

COMO ESTÁ O SONO DA MICAELA ATUALMENTE:

Eu e pai revezamos para fazer dormir, ninando, mas ela adormece mesmo é no berço. Dorme 21, 21:30 e vai até entre 1 a 3 hrs da madrugada direto (resmunga as vezes 1 vez antes disso mas volta a dormir sozinha), mama e dorme mais umas 3 a 4 hrs seguidas. Mama e dorme mais umas 2 hrs e finalmente desperta.

Ou seja, agora vai das 21 as 8 geralmente, e mama 2 x nesse intervalo, mama e já adormece rapidamente (mamadas por volta das 2hrs e  depois por volta das 6hrs).

OU SEJA: Estamos anos luz de uma noite inteira de sono mas melhorou bem do que era. Tem noites que consigo dormir 4 hrs seguidas e acredite, para quem não dormia nem 1 hr seguida isso já é uma vitória. Seguirei na luta.

Antes eu dormia umas 4 hrs/noite e tudo picadas, agora durmo umas 6/8 hrs picadas…mas já está muito melhor. Mas sigo #pandastyle rsrs. Tenho fé que um dia volto a dormir noites inteiras kkkkkk

images (11)

#pandastyle

Beijos,

Lucinha.

Deixe um comentário

