PARTO NATURAL COM BEBÊ NA POSIÇÃO PÉLVICA – EU CONSEGUI

Hoje temos um relato lindo e feliz de um parto normal pélvico que tinha tudo pra ser cesárea, mas que com informação e o apoio de uma equipe humana e bem preparada foi possível realizar o tão sonhado parto natural.

Assim foi o nascimento do Bernardo: calmaria, aconchego, respeito…

Com a palavra a mamãe Roberta para nos contar maiores detalhes:

parto

Sim, eu sou primípara  (primeira gestação) e pari um bebê na posição pélvica (sentado) com apresentação podálica (os pezinhos chegando primeiro)! Antes de começar o meu relato gostaria de ressaltar que não tenho como objetivo minimizar os riscos de um parto pélvico, mas sim mostrar que ele pode ser possível e seguro.

Meu bebê decidiu sentar na 32a. semana de gestação e assim permaneceu até o nascimento. Realizei exercícios, fiz acumpultura e tomei florais para incentivá-lo a virar e nada. Quando minha gestação estava a termo realizei a versão cefálica externa com a minha obstetra sem sucesso. Naquele momento eu e meu marido decidimos deixar o nosso filho permanecer na posição que ele havia escolhido e estava mais confortável. Minha obstetra deixou clara a provável necessidade de realizarmos uma cesariana, mas também não fechou as portas para o meu tão sonhado parto natural. Esclareceu-nos dos riscos de um parto pélvico e foi clara em dizer que um parto um parto natural só seria possível caso meu trabalho de parto fosse fisiologicamente exemplar e sem necessidade de nenhuma intervenção médica.

No dia 21/11/14 minha bolsa rompeu e este foi o primeiro sinal de que havia chegado a hora do meu filhote nascer! Após duas horas de bolsa rota as minhas contrações já estavam regulares de 4 em 4 minutos e com duração de 50 segundos. Permaneci em casa na companhia do meu marido e da minha doula e após 4 horas e meia de bolsa rota era o momento de irmos para o hospital. Cheguei na maternidade com dilatação total e em período expulsivo. Junto com a minha obstetra decidimos deixar o meu trabalho de parto evoluir e caso tudo permanecesse bem comigo e com o bebê, ele nasceria de parto natural!

Foi o que aconteceu! Conheci a partolândia (uma outra dimenção para qual nos transferimos enquanto parimos) num trabalho de parto respeitoso e pasmem, delicioso, no qual tive o meu marido, a minha doula e a minha obstetra o tempo todo ao meu lado cuidando de mim e do meu bebê. Recebi massagens, tive auxílio com a respiração, bebi água, ri, senti o pezinho do meu filho quando ele começou a sair e gargalhei quando ele chutou o meu bumbum. Se senti dor? Claro que senti, mas não sofri! Muito pelo contrário! Curti cada contração e me deixei levar pelas ondas do trabalho de parto… Perdi a noção do tempo e do espaço! Dei a luz nua, numa sala escura (apenas com pequenas luzes coloridas colocadas pela minha doula querida), aquecida, na posição de quatro apoios, após 1 hora e meia de período expulsivo! Meu filho nasceu bem, veio direto para os meus braços e assim ficamos até o cordão parar de pulsar e ser cortado pelo meu marido, meu companheiro de trabalho de parto. Sem ele do meu lado a cada respiração, contração e força não sei como teria sido! Com certeza não teria sido um trabalho de parto tão prazeroso como foi! Podem acreditar, sinto saudades do meu trabalho de parto! Naquele momento percebi a força que tenho e ali nasceram a mãe e o pai do Bernardo! Num momento mágico repleto de amor e de respeito. Meu filho não foi aspirado, não colocaram colírio nos seus olhos e não tomou banho. Seu pai permaneceu o tempo todo ao seu lado durante os procedimentos realmente necessários e em seguida estávamos os três juntos! Não nos separamos mais! O Bernardo mamou e dormiu como um anjo nas horas seguintes ao seu nascimento.

Só tenho a agradecer a Deus, em primeiro lugar, ao meu marido maravilhoso e a equipe competente e humana que me proporcionou um parto cheio de respeito e amor!

A vocês minha gratidão, carinho e amor eternos!

Roberta M.S. do Nascimento

Quer contar a sua história no blog?

Envie um email para sentaquevemhistoria@gmail.com que teremos o maior prazer em publicar.

Bjs,

Paula 🙂

Deixe um comentário

