DICAS PARA PROTEGER AS CRIANÇAS (E VOCÊ) DA GRIPE H1N1

SENTA QUE LÁ VEM INFORMAÇÃO!

gripe

Olha que ser mãe é uma canseira sobre diversos aspectos, mas nenhum deles é tão desgastante quando se trata da saúde dos nossos filhos.

Vivemos cercados de riscos, doenças, enfim… No calor é dengue, zika e chikungunya. Começa o inverno (que por sinal nem começou ainda), vem resfriados, gripes e a tão temida H1N1.

Esse ano de 2016 o surto de H1N1 começou mais cedo, portanto não vamos perder tempo, vamos entender direitinho o que e como podemos prevenir essa gripe em nós e em nossos filhos.

O QUE É A GRIPE H1N1?

Toda gripe é infecção causada pelos vírus chamados influenza, o H1N1 é um deles que resultou da combinação de segmentos genéticos do vírus da gripe aviária, do vírus da gripe suína e do vírus humano da gripe.

O contágio se dá pelo contato com micro gotículas de se secreções respiratórias, partículas de saliva, tosse ou espirro de pessoas contaminadas”. Também é possível que a transmissão aconteça por meio de superfícies contaminadas – como objetos de uso pessoal, talheres, toalhas etc.

Os sintomas são os mesmos da gripe comum: além de febre, há sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta e coriza, combinados a outros como indisposição, dor no corpo, prostração e falta de apetite. Portanto, apenas com a realização de exames laboratoriais é possível saber se a gripe foi causada por H1N1 ou por outro tipo de vírus.

COMO PODEMOS PREVENIR?

VACINA

A vacinação é a forma mais indicada de prevenção, o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina gratuitamente nos postos de saúde alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Para outras pessoas que não se encaixam no grupo prioritário a vacina está disponível em clínicas particulares, mediante pagamento.

Para crianças menores de 6 meses, que não podem tomar a vacina, a melhor proteção é vacinar (se possível) os adultos e crianças da casa (especialmente a mãe, se estiver amamentando, já que os anticorpos passam para o bebê).

Quando tomam a vacina contra a gripe pela primeira vez, as crianças precisam de duas doses, com 30 dias de intervalo. Se seu filho já tomou a vacina contra a gripe alguma vez, precisará apenas de uma dose.

MEDIDAS DE HIGIENE
Higiene é tudo, por isso em casa e na escola, estimule as crianças a lavar as mãos sempre.
Mantenha também as suas mãos bem limpas antes de lidar com o bebê.

Sempre que você tossir ou espirrar, lave bem as mãos com sabonete e de preferência água morna.

Caso você não tenha acesso a água e sabão na hora, carregue com você um gel anti-séptico à base de álcool para suas mãos.  A princípio, não é aconselhável usar gel à base de álcool em crianças pequenas, mas converse com o pediatra.

Não tussa ou espirre em suas mãos, porque elas podem ficar cobertas de vírus, que pode ser facilmente espalhado para outras pessoas. A recomendação é cobrir o nariz e a boca com papel higiênico ou lenço de papel ao espirrar ou tossir e depois jogá-los fora. Se não tiver um papel descartável à mão, cubra sua boca com o braço e espirre na manga. Muitos especialistas até acham esse método melhor que o papel, porque só de segurá-lo pode haver contaminação das mãos.

 

Desinfetar brinquedos e pertences também é muito importante, geralmente as crianças compartilham objetos o que aumenta ainda mais o risco de transmissão.

OUTROS CUIDADOS

Evite circular com crianças pequenas em ambientes fechados e de grande aglomeração de pessoas.

Mantenha a criança longe de pessoas gripadas em geral.

Se houver alguém com suspeita de gripe suína na sua família, mantenha-a em casa e siga as orientações médicas.

Não mande uma criança com suspeita de gripe H1N1 para a escola.

Beber muito líquido, dormir bem e manter uma boa alimentação também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

 

Espero que as dicas possam ajudar!

Bjs,

Paula 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s