DICAS PARA AUMENTAR SUA PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO

Amamentar não é uma pracinha né gente? É delícia mas até chegar fase delicia nois padece no parquinho.Se você, assim como eu não é aquelas mulheres que jorram leite (deusbençoe ne) e tá desesperada por AJUDA, este post é proce.

E começo ele com um FATO que só soube agora, com Micaela, e que se eu soubesse antes com Marília poderia ter feito toda a diferença na amamentação frustrada que tive, que é: a baixa produção existe SIM mas é totalmente REVERSÍVEL E CONTORNÁVEL. TODA MULHER PODE TER LEITE E SUFICIENTE.

(para ler meus relatos dos problemas da amamentação com Marília, clique AQUI e AQUI)

IMG_20160310_192901_491000

VAMOS AS DICAS:

  • PEGA CORRETA

O MAIS importante. Quanto mais tempo você passar com a pega incorreta menos produção, mais cansaço e DOR. Seios machucados, fissuras ou dor ao amamentar? Para tudo e procure um banco de leite ou consultora em aleitamento ou até grupos de apoio na internet.

Da Marília demorei muito para corrigir a pega, sofri horrores, já da Micaela fiquei atenta a pega desde o primeiro segundo e ficava de olho nela, corrigindo sempre que necessário durante todo o primeiro mês.

Abaixo dicas para verificar se a pega está correta.

images (7).jpg

Imagem: Google.

images (8)

Imagem: Google.

  • HIDRATE-SE

Água e líquidos em geral, como chás (erva-doce, funcho, camomila, chá da mamãe da Weleda etc), água de coco, suco de uva integral, sucos naturais MAS o ESSENCIAL É AGUA..muita. Eu aqui tomo 4 a 5 litros quando percebo que produção diminuiu e sem esforço, pois sinto muita sede devido amamentação.

  • CONFIANÇA

Confiar em si mesma e na sua capacidade de nutrir. Acreditem, eu mais que ninguém sei que não é simples isso, ainda mais com um bebê chorando de fome e aquela pressão nossa e dos outros para ganho de peso do bebê. Mas sem tranquilidade e confiança não tem ocitocina (hormônio que produz leite). Eu aqui quando ela mamava visualizava o leite descendo, ela sendo nutrida. Pedia ao meu corpo por leite.

  • APOIO

Mas de NADA adianta pega perfeita e mãe confiante se ela não tem ajuda nem apoio. Isso seca qualquer leite, deprecia e machuca. Portanto, deixe claro sua vontade e desejo, busque ajuda em grupos maternos a favor da amamentação e se afaste dos que mais atrapalham que ajudam. Uma lactante precisa de amor, compreensão, apoio e descanso. Procure descansar, delegue funções e encontre um BOM pediatra a favor do aleitamento.

  • ALIMENTAÇÃO

Os especialistas dizem ser apenas MITOS que certos alimentos como Canjica, milho, etc aumentam produção MAS são gostosos nê gente e se você ao comer adquire confiança, vc sim produz mais leite, não custa tentar rsrs. Mas no geral, se alimente adequadamente e bem.

  • DEIXAR SUGAR

É cansativo? É…mas não há melhor maneira para aumentar o leite que o bebê sugar, sugar e sugar (com a pega correta obviamente). Esqueça relógio e tempo, se entregue. Deixe o bebê impor seu próprio tempo.

  • ORDENHAR APÓS MAMADAS

Uma dica preciosa e que me ajudou demais foi ordenhar após Micaela mamar. Engana-se quem pensa que ordenha é só para retirar excesso de leite ou estocar, ajuda também a aumentar a produção. Eu fazia assim, logo que ela mamava em seguida ordenhava por uns 5 a 10 min, ou manualmente ou com a bombinha. Óbvio que SEMPRE saía pouco pois ela havia mamado, mas ao fazer isso você estimula o cérebro a aumentar produção, esvaziando bem as mamas. Lave bem as mãos e os seios, esterilize a bombinha e pronto.

Minha bombinha é a EXTRATORA DE LEITE MANUAL PÉTALA PHILIPS AVENT. Gosto muito.

  • COMPRESSAS MORNAS A QUENTE

Principalmente antes de oferecer o seio ao bebê, faça uma compressa de água quentinha nos seios, massageando-os em seguida. Ajuda bem na descida do leite.

E MEDICAMENTOS? Bom, eu usei um remédio PRESCRITO pela pediatra das meninas que me ajudou BEM e não teve efeitos colaterais. Converse com seu médico e NUNCA tome medicação sem receita e indicação.

O que eu garanto a vocês é que se usadas com êxito essas dicas aumentarão sua produção, assim como fizeram com a minha e hoje, basicamente com 3 meses de vida comemoro o aleitamento da Micaela.

Beijos,

Lucinha.

Anúncios

4 opiniões sobre “DICAS PARA AUMENTAR SUA PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO

  1. É uma bênção amamentar… Pena que comigo não foi assim nas minhas duas gestações. A primeira achei que era por causa do momento que estava vivendo, então não produzi leite. Mas na minha segunda gestação, pensei: Vai ser diferente, vou nutrir minha filha de mim mesma!!! Ficava emocionada quando vislumbrava a situação. Mas infelizmente, também não produzi leite, minha bebê perdeu 1,5kg no primeiro mês, eu ia em banco de leite, para vê se de repente o erro estava em mim. Corrigimos a pega, me alimentava super bem, me passaram remédios para produzir leite e nada de acontecer. A gota d’água foi minha filha chorando de fome e eu desesperada corri para o pediatra. Lá eles estimularam as minhas mamas durante 1 hora e só saiu 10 ml. Resultado nem todo o corpo está preparado para produzir leite, sou prova disso por duas vezes. Desencanei e percebi que não sou menos mãe por isso. Minha bebê toma complemento desde de 1º mês de vida. Se foi decepcionante? ahhhh foi… Mas aprendi a me adaptar e hoje meus filhos (o mais velho de 16 anos e minha bebê de 10 meses) são saudáveis e lindos! Mas acho lindo que amamenta exclusivamente e peço a Deus que minhas amigas e conhecidas grávidas consigam amamentar também, pois é uma dádiva!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s