NA PRÁTICA: O QUE MUDA COM O SEGUNDO FILHO

Daí que você engravida do 2 filho e a culpa, medos, traumas (com o primeiro de doenças por ex) começa a assombrar. Mais fácil ou mais difícil que o 1 filho? Daí eu te respondo: depende haha.

Tudo tem dois lados e suas vantagens e desvantagens. Óbvio que cada caso é um caso e cada casa é uma casa rs…mas no geral TUDO que amigas com 2 ou mais filhos me disseram, se repete aqui tbm rs.

IMG_20160304_132938

VANTAGENS:

  • Mais segurança. No segundo filho a gente troca fralda, dá banho, cura umbigo, tudo sem neuras ou tutoriais rs.
  • Mais calma. O bebê chora? Você irá manter-se calma. Você já sabe como funciona. Cólicas continuam sendo um pesadelo mas que já não te amedronta tanto.
  • Menos enxoval: Por mais que sejam filhos de sexo opostos, você comprará menos, já sabe o que realmente se usa ou não. (leia meu post sobre enxoval da Micaela, AQUI)
  • Menos neura. Sim, você já sabe que um puerperio vem aí, que amamentar é lindo mas não é uma pracinha e que é importante também cuidar de si, para, estando bem, cuidar dos outros.
  • Melhor adequação da rotina. Com o primeiro filho você de repente se vê sem tempo para tomar banho, sem poder ir e vir quando quer, são n mudanças bruscas, e que assustam. No 2 filho você já sabe disto e até já vivencia isto. O susto não existe mais e fica mais fácil adequar o novo membro a rotina da casa e se adequar e modificar o que for preciso para a rotina ideal para todos.
  • Mais jogo de cintura. Para lidar com dois ou mais filhos você precisa ter equilíbrio. Aprender a delegar e finalmente aceita que não é nem deve ser a mãemaravilha e  pedir ajuda. Finalmente entendi isso e aceito e peço ajuda.
  • Pai mais pai. Não tem jeito. No segundo ou o pai cumpre seu papel ou cumpre. Meu marido sempre cumpriu suas obrigações como pai (trocar fralda, fazer dormir, passear, etc) e agora com Micaela nem preciso pedir NADA. Quando olho louça já tá lavada, bebê trocado e Marília de banho tomado. rs Portanto..se seu marido foi/é daqueles encostados de nada fazer, comece a mudança de agora. Converse e converse…porque acredite, você não dará conta de tudo com dois filhos e nem deve!

DESVANTAGENS:

  • Mais cansaço físico. Apesar da experiência, tudo duplica e com isso vem o cansaço. O esgotamento físico. Portanto…descanse sempre que tiver oportunidade, sempre! Arrume meia hora do dia para você. Você merece e são esses minutos que farão a diferença positiva no resto do dia.
  • Mais culpa. Muitaaaa..rs. Você vai querer virar duas, se cobrará a todo momento se está dando atenção por igual aos filhos e marido. A cada crise de ciúmes seu coração irá se partir.
  • Ciúmes. Não se engane, ele virá. E é absolutamente natural. Oras, se nós adultos por vezes nos embaralhamos nos sentimentos com a chegada do segundo filho, imagine uma criança com a vinda e novidade do irmão(a)? Aqui Marília nos surpreendeu pois pensávamos que ia ser pior rsrs mas volta e meia surge uma crise e meu coração se despedaça tentando resolver.

MINHA ROTINA COM DUAS:
IMG-20160120-WA0021.jpg

Recebi três pedidos de leitoras para contar da minha rotina com elas. Pois bem:

6 a 7 hrs: O dia começa com Micaela acordando e Marília dormindo. Dou mamá, troco fralda, vou ao banheiro e a coloco na cadeirinha para poder tomar café em paz rs. Ela se comporta.

8 a 8:30 hrs: Mais tetê e soneca da manhã. Deixo ela dormindo na cama e vou tomar banho, arrumar coisas de casa e da Marília para ir pra escola. (ps: tenho empregada desde que retornei da licença maternidade da Maricota, ela cuida somente da casa, das meninas eu me viro e vem somente pela manhã, mas ajudaaaaa muito!). As vezes, quando Micaela e Marilia permitem (dormindo rs) faço caminhada (em casa mesmo kkkk).

10 hrs: Acordam todas as duas, basicamente ao mesmo tempo. rs (jesus maria jose). Normalmente levo Mi pro quarto da irmã, e com calma e atenção que Marília merece, a troco, penteio, vou ao banheiro e ofereço café da manhã. Tv ligada, corro para o mamá da Micaela. Nesse intervalo brinco tbm dando de mamá, danço, converso, me desdobro com as duas.

11:15 hrs: Marido chega. Mi no carrinho e nós almoçamos (normalmente tranquilos). Preparo banho da Micaela e enquanto marido dá banho nela, eu troco e arrumo Maricota para escola. Lanches e mochila etc…

12:15 hrs: Marido sai com Marília (ela pra escola, ele serviço), empregada se vai e ficamos Micaela e eu.

13 hrs: Muito tetê e colo e soneca da tarde. Normalmente ela dorme umas 3 hrs seguidas. Nesse intervalo eu durmo ou faço coisas do blog e empresa ou minha mãe vem e saio de casa para resolver pendências como mercado, banco etc…

16 a 17 hrs: Tete e vovó rs…porque minha mãe fica com ela pra eu buscar Marília na escola  toda tarde (faço questão).

17:30 hrs: Marido em casa, eu e Maricota tbm, nos desdobramos com janta, louça, afazeres e as duas.

18:30 hrs: Soneca da Mi (essa ela só dorme no colo, se colocamos berço/cama/carrinho desperta snif). Revezamos. Um dia 1 faz ela dormir e outro fica brincando com Marília (tv desligada pra brincar mesmo, é regra da casa rs) e vice versa.

20 hrs: Banho da Marília e depois da Micaela no balde. Nos revezamos também. (no 1 mês era primeiro banho Micaela e depois Marília mas mudamos para que as duas dormissem quase na msm hora e facilitasse para eu descansar). Todos no nosso quarto e cama vendo tv. Marilia com biscoitos e Micaela no tetê (as duas no meu colo rsrs).

21:30 hrs: Um vai pro quarto da Maricota fazer ela dormir e outro faz Micaela dormir no colo.

22 hrs: As duas dormem e nós tbm kkkkk..mortos com farofa.

2 a 3 hrs da madrugada: Mamada da Mi…

5:30 a 7 hrs: Outra mamada e começa tudo traveiz rsrs

Beijos,

Lucinha.

 

Deixe um comentário

