REFLUXO OCULTO EM BEBÊS! SINTOMAS E TRATAMENTO!

REFLUXO OCULTO EM BEBÊS

refluxo 1

Imagem: Google.

E eis que quando Marília nasceu, não GANHAVA PESO. Chorava muito, irritada, eu pensava ser FOME. Pediatra inseriu complemento. Eu não queria dar, família toda contra minha decisão. Inseri. Ok, o peso aumentou mas AINDA POUCO. Não alcançava o necessário.

Eu mais uma vez, me culpava, culpava meu leite, fiquei noiada, depressiva. E ela chorava ainda mais.

Pensávamos ser CÓLICAS, mas ao contrário das cólicas naquele horário padrão, Marília CHORAVA DIA TODO, QUANDO ESTAVA ACORDADA. Tinha sono agitado, barriguinha distendida (pensava em cólicas e gases), e ficava ainda mais IRRITADA APÓS MAMAR, isso quando não se recusava a mamar, se debatendo.

Um belo dia, com quase 3 meses ela CHOROU O DIA TODO, SEM PARAR. Não fez soneca da tarde e daí TODA MINHA FAMÍLIA APAVOROU.

Era um fds com feriado, e pediatra dela estava viajando. CAOS. Na Unimed (meu plano) não tinha 1 pediatra de plantão, uma médica examinou, nos deixou dormindo lá em observação mas NADA constatou. No domingo cedo, APAVORADA, paguei uma consulta particular com um pediatra de outro plano.

SANTO DINHEIRO GASTO. SANTO PEDIATRA.

Examinou, examinou, conversou, perguntou e:

-VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM REFLUXO?

-Sim doutor, mas ela quase não REGURGITA. Muito pouco.

-Sim, mas é refluxo oculto, onde quase não ocorre o vômito. E também por isso, dói e incomoda ainda mais a criança. Ela tem tossido?

-Tem sim.

-Fica ainda mais irritada quando mama? Por vezes mama com muita sede, outrora preguiça mas sempre irritada?

-Sim, exatamente isto.Por vezes se recusa a mamar, joga o corpo para trás.

E assim, sem fazer o exame (invasivo demais para a idade dela, apenas 3 meses) e CONFIANDO no médico, começamos o tratamento.com dois medicamentos. O Cloridrato de ranitidina (no caso dela foi prescrito o LABEL) para cicatrizar a ferida e melhorar estômago etc + domperidona (no caso dela foi prescrito o Motilium) para curar e melhorar o refluxo + um anti gases. (NUNCA FAÇA USO DESTES OU QUAISQUER MEDICAMENTOS SEM A ORIENTAÇÃO E PRESCRIÇÃO MÉDICA)

E foi como TIRAR COM A MÃO. MELHOROU MUITO, adeus aquela criança irritada, passou a ganhar peso, dormir noite toda, não tossia mais e parou o choro.

refluxo 2

Imagem: Google.

ESTÁ DESCONFIADA QUE SEU FILHO POSSA ESTAR COM REFLUXO OCULTO, QUER ENTENDER UM POUCO MAIS DOS SINTOMAS, TRATAMENTO ETC…ENTÃO HOJE EU CONTO TUDO:

REFLUXO OCULTO – O QUE É? É uma doença que acomete principalmente bebês abaixo dos seis meses.Não ocorre regurgitação em excesso ou quase não ocorre. O conteúdo do estômago faz um “sobe e desce”, sem que saia pela boca. Isso irrita a mucosa do esôfago, gerando desconforto e dor no bebê, podendo, se demorar diagnóstico, causar até uma ferida na mucosa.

DIFERENÇA ENTRE REFLUXO FISIOLÓGICO E REFLUXO OCULTO: O mais comum é o refluxo fisiológico, que 50% dos bebês apresentam nos primeiros meses de vida. Ele não é considerado uma doença, apenas quando a regurgitação é em EXCESSO e sempre, tornando-se patológico, chamado de REFLUXO GASTRO-ESOFÁGICO. Os sintomas são bem parecidos, a MAIOR diferença é que no refluxo oculto BASICAMENTE NÃO ocorre regurgitação, dificultando assim o diagnóstico.

SINTOMAS:

  • Bebê chora muito, especialmente na hora da mamada.
  • Pode recusar se alimentar (devido a dor)
  • Joga o corpinho para trás, agitado e irritado.
  • Pode apresentar TOSSE sem haver catarro ou qualquer outro sintoma.
  • Perda de peso (ou não ganhar peso, estacionar num peso)
  • Algumas crianças apresentam além de tosse uma espécie de chiado no peito.
  • Crises de apnéia acontecem em algumas crianças.
  • Otites e sinusites de repetição.

TRATAMENTO:

  • Nunca oferecer muito leite ou alimento de uma vez. Quantidades menores e menor tempo de intervalo entre mamadas.
  • Manter criança em PÉ entre 15 a 20 minutos após mamadas.
  • Travesseiros anti refluxos ou um lençol ou manta por baixo do colchão, elevando superfície do local onde bebê durma e também trocadores etc.
  • Alimentar o bebê numa posição elevada, NUNCA completamente deitado.
  • Massagear a barriga no intervalo das refeições, fazendo movimentos leves e circulares para melhorar o refluxo e também gases.
  • Uso de medicamentos, MAS SOMENTE PRESCRITOS por um médico da sua confiança. Não faça uso de medicamentos sem antes consultar um médico e ter um diagnóstico.

ESPERO QUE ESSAS INFORMAÇÕES POSSAM AJUDAR ALGUMA MÃE ASSIM COMO ME AJUDARAM UM DIA.

Beijos,

Lucinha.

26 opiniões sobre “REFLUXO OCULTO EM BEBÊS! SINTOMAS E TRATAMENTO!

  1. Bom dia, sou pai de primeira viagem e resolvi pesquisar sobre o assunto já que ontem uma pediatra foi nessa direção. Outros 3 falaram que era normal, meu filho as vezes passa o dia todo sem dormir. Espero enfim poder ajuda-lo.

      • Olá, médica passou Label, mais o Digesan para ser tomado de 8 em 8 horas e pediu que trocasse o Aptamil HA pelo Aptamil AR. O que acontece, parece que nosso filho nesse instante tem algum tipo de restrição e com isso aguça ainda mais o refluxo. Passamos então para o complemento pouco conhecido ainda chamado Novomil Rice, esse é totalmente sem lactose e a base de proteína é hidrolisada de arroz. Parece já ter diminuído o refluxo e finalmente começou a dormir um pouco, vamos ver…

      • Oi Leonardo. Isso aconteceu com minha segunda filha. A caçula q agora tem 1 ano. Ela teve refluxo oculto igual a irmã (narrado nesse post) contudo não melhorava sabe. Daí médica disse q ela estava com intolerância a lactose secundária (leve e passageira ) devido ao refluxo severo. Tirei lactose da minha alimentação (amamento) e passei leite dela para nan sem lactose. Foi perfeito. Melhorou mto e com 8 meses voltou ao leite normal e c 9 meses cortamos medicação. Dará td certo aí tbm. Boa sorte

  2. Bom dia,
    Minha filha vai fazer 2 meses e desde que nasceu regurgita muito, algumas vezes mais outras menos. Achei que era normal, porém, quando levei ao pediatra ela viu quando ela golfou e disse se tratar de refluxo então passou um medicamento Domperix (domperidona), mesmo assim continuava a golfar, chorava bastante, não dormia bem. Faz uma semana os sintomas intensificaram. Minha filha não está dormindo direito nem de dia nem de noite, chora muito quando vai mamar ou tomar mamadeira, se recusa a comer, tosse que parece que vai se engasgar e por vezes escuto um barulhinho na barriga dela e na garganta, será que o medicamento não está funcionando? Ou será que se trata de refluxo mesmo ou pode ser outra doença? Vou voltar na Ped amanhã e esclarecer minhas dúvidas.

  3. Boa tarde,
    Minha filha tem 1 mês e tem estado bastante irritada, chora muito, se recusa a mamar, dorme muito mal e a garganta dela faz um barulhinho. Será que ela pode ter refluxo? Temos consulta essa semana com a pediatra então quero levar essa possibilidade pra ela. Não aguento mais ver minha filha sofrer.

  4. Olá, após 5 meses de choros e sofrimentos, descobri que meu bebê tem refluxo oculto. O pediatra receitou o label e o domperidona. Estou com um pouco de receio com relação ao domperidona. Li que pode dar reação. Algum bebê já teve?

    Gostaria de saber se após a introdução de alimentação melhorou.

    Preciso voltar a trabalhar e estou em pânico.

    Grata.

  5. oi querida

    minha filha tem 1 mês e 10 dias . tbm está com tais sintomas
    hj a pediatra receitou a mesma medicação que vc está usando.

    Quantos dias vc percebeu a melhora do quadro ??

  6. Acho que o meu bb tem refluxo oculto mas já passei em dois pediatras e todos falam a que é normal voltar o leite um pouquinho e que isso vai passar
    Ele se recusa as vezes tomar o peito aí tenho que dar fórmula é tenho a impressão que realmente ele tá com dor. Ele tem consulta semana que vem falo novamente para a pediatra?

  7. Com nossas gemêas enfrentamos uma situação bem delicada. Mas só medicação não bastou, procuramos ajuda de um osteopata por indicação do pediatra, e foi a ajuda desse profissional que finalmente voltei a dormir sem temer que as minhas pequenas viessem a se afogar.

  8. Meu bebê acabou de ser diagnosticado com o refluxo oculto o seus comentários me ajudaram muito principalmente pelos medicamentos que eu estava com medo de usar. Obrigada

  9. Oi meu nome é Hanna tambem acho que meu filho esta sentindo isso, mas sempre tem aquele na familia que tenta lhe acalma mas eu sou mãe e si to que meu filho nao esta bem, enfim, todos acham que é normal o que devo fazer meu deus

  10. Minha bebe tbm esta com isso. A pedi receitou label e domperidon. Estou dando ha uma semana e ainda não teve melhora. Com quanto tempo sua filha melhorou? Obrigado

  11. Ótimo texto. Acabei de descobrir que meu bebê de 4 meses tem o refluxo oculto. Que desespero até descobrir. A pediatra dele é muito boa e ao mencionar os sintomas ela logo diagnosticou. Sei texto foi muito informativo.

  12. Meu filho tem 2 e 6 meses e a quase um mês desconfio de refluxo pq eel faz um barulho como se tivesse subindo e descendo na garganta !!!pq ele ainda toma mamadeira uma a noite !!! É possivel será?

Deixe um comentário

