DICA DE LIVRO: A CORAGEM DE SER IMPERFEITO

imperfeito

SINÓPSE

Uma das trágicas ironias da vida pós-moderna é que muitas pessoas se isolam umas das outras por causa de sentimentos que têm em comum, como o medo de fracassar e a sensação de não serem boas o bastante. Brené Brown lança luz sobre esses recônditos da sensibilidade humana e revela como esses sentimentos podem minar suas realizações nos estudos, no trabalho e no lar. Ela mostra também como eles podem ser transformados para nos ajudar a viver com mais coragem, comprometimento e propósito. Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação, a empatia e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso se distanciam das experiências marcantes que dão significado à vida e acabam se sentindo frustradas. Por outro lado, aquelas que mais se expõem e se abrem para coisas novas são as mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de sentimentos como inveja e ciúme. É preciso lidar muito bem com os dois lados da moeda a fim de alcançar a felicidade de realizar todo o seu potencial. Em uma sociedade em que predomina a cultura do perfeccionismo, é comum recorrer a máscaras para minimizar o desconforto e as dores de não ser bom o bastante. Brené Brown descobriu que todos nós fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra essas sensações e explica em que consiste cada escudo e quais estratégias devem ser usadas nesse “desarmamento”. Ela também combate os mitos que afirmam que ser vulnerável é o mesmo que ser fraco.

OPINIÃO

Não, o livro não é auto ajuda, ele é fruto de uma pesquisa bastante esclarecedora da autora, acredito que está mais para um auto conhecimento. Pois sua intenção é promover um melhor entendimento dos nossos sentimentos, para que consequentemente possamos aceitar a nossa vulnerabilidade, a vergonha e o medo de fracassar. Super em sintonia com a maternidade não é mesmo?

Viver de aparência nos aprisiona e nos impede de sermos que realmente somos, e pra que possamos nos assumir é preciso coragem. Neste livro a autora reforça o efeito multiplicador da coragem. Um gesto de coragem impulsiona muitos outros.

A coragem de ser imperfeito propõe uma nova maneira de conduzir a vida, é um livro que agrega sabedoria à sua bagagem, mexe com sentimentos escondidos dentro de nós e que fazem todo sentido. Muitas vezes me peguei perguntando durante a leitura: como nunca pensei nisso antes?

Confesso que foi um livro um pouco cansativo de ler, mas não me arrependo, sua mensagem ficou ecoando em minha mente, fazendo-me refletir sobre a pessoa que sou, a pessoa que quero ser, e sobre o efeito que a opinião das pessoas causam na minha vida. É um livro pra ler e reler, daqui um tempo, pois sua mensagem é muito verdadeira nunca será demais relembrá-la.

A mensagem mais importante que levo comigo é que corajoso não são pessoas perfeitas, que fazem tudo certo sempre. Corajosos são pessoas que se mostram vulneráveis e imperfeitas. Porque não há nada mais corajoso do que nos expor e não reprimir nossos sentimentos.

Vale a leitura!!!

Bjs,

Paula

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s