DICAS PARA A CRIANÇA LIDAR BEM COM A CHEGADA DO IRMÃOZINHO(A)

ensaio 22 semanas

Como vocês sabem, estou em processo de despedida de barrigão. Uma nostalgia, misturada com medos e culpa (sim, a Micaela nem chegou, mas a culpa já tá aqui rs). Quem acompanha a page, sabe que Marília não reagiu muito bem a gravidez, teve acessos de agressividade, de tristeza e nós também, por vê-la assim.

Vi vídeos de psicólogas, artigos, blogs, enfim, tudo que foi possível e acabei, no final das contas, fazendo o que SEMPRE faço, mesclando as dicas de “especialistas” com meu feeling materno. Cada criança é única, o que funciona para uma nem sempre resolve para outra.

Hoje, vivemos um momento de PAZ, com Marília animada e feliz com a chegada da irmã, das crises de ciúme e agressividade controladas. (SIM, MAS EU TENHO TOTAL NOÇÃO QUE O PIOR, QUE A FASE REALMENTE CRÍTICA ESTÁ POR VIR, QUE É QUANDO MICAELA NASCER rsrs).

Hoje darei algumas dicas que funcionaram lá em casa e que espero que ajudem as futuras mamães de segunda viagem também.

ensaio 22 semanas 2

  • NÃO FORÇAR

São 9 meses da mãe gerando aquele novo ser, por que a criança teria de se adaptar logo?  Li alguns artigos reiterando que os pais devem inserir o novo bebê como já membro da família, falar sempre, estimular a criança, MAS, aqui talvez nós tenhamos passado do ponto, porque o tiro saiu pela culatra. Marília ficou IRRITADÍSSIMA. Acho que não suportava mais escutar Micaela para tudo. rs. Quando retrocedemos, ou seja, sem ficar forçando muito nome nem imagem da irmã, as coisa fluíram mais fáceis.

  • EVITE MUDANÇAS BRUSCAS DE ROTINA PRÓXIMO AO NASCIMENTO

Desfraldes, tirar chupeta, reformar quarto, tirar do berço, colocar na natação ou alguma atividade, enfim, qualquer mudança deve ser FEITA bem antes…não às vésperas, e os pais devem se ater ao fato que a criança pode retroceder. Por exemplo: Já estar desfraldada mas voltar a ter escapes após o nascimento do irmão. Não se zangue, se arme de paciência, nem eles sabem direito o porque estão fazendo isso.

Aqui em casa por exemplo, tiramos Marília do berço e a colocamos numa cama e num quarto todo remodelado quando eu estava com 3 meses de gestação. Deixamos o berço desmontado e só o remontamos próximo dos 8 meses de gestação.

  • CONVERSE COM A CRIANÇA

De tudo, o melhor que nós fizemos foi conversar com ela, abertamente. Me recordo de um dia muito ruim, dela muito agressiva, eu simplesmente já esgotada, perguntei:

-Por que você está agindo assim filha?

-Não sei.

Eu a abracei, insisti, quando ela solta:

-To com medo.

-Medo do que filha?

-De perdê voxe.

Escrevo isso e choro novamente, chorei muito no dia. Nem ela sabia direito o que sentia. Se nós adultos sentimos medo também, imagine ela. O que fizemos foi a amparar, disse a ela que eu também sentia medos, que mamãe se sentia cansada, mas que NUNCA ela iria me perder, reiterar mais ainda nosso amor. Esta conversa foi um divisor de águas. Após isso paramos de forçar MICAELA na cabecinha dela e ela mesma foi admitindo e gostando da ideia da irmã.

A gente pensa, erroneamente, que eles são muito pequenos e não entendem, MAS, entendem sim. Mais do que pensamos e por vezes, melhor que nós rs.

  • PRESENTES PARA DISTRIBUIR

Li esta dica num blog (não lembro qual agora), falando sobre isso. Que como no pós parto normalmente aparecem muitas visitas, quase todas com presentes APENAS para o bebê, que a criança se vê enciumada, irritada, triste, pois de repente tem de dividir a mãe, o pai, o tempo, brinquedos e até a atenção das visitas, que antes, só queriam saber dela. Daí comprei vários presentinhos, coisas baratas em lojas populares, embrulhei para presente e deixarei ali para uma necessidade.

Não pretendo de forma alguma deixar a visita sem graça rs. Quando ela for embora, entrego o presente a Marília, digo que a pessoa deixou para ela, do mesmo modo que trouxe para a irmã. Se vai mesmo funcionar? Isso eu conto para vocês depois rs.

  • O IRMÃO TRAZER UM PRESENTE

Aqui, já quase próximo ao nascimento, nós dissemos a ela que Micaela gosta muito dela e que quando nascesse e viesse para casa, iria lhe trazer um presente. Ela pediu um LIQUIDIFICADOR E UM VESTIDO BONITO. rs. Comprei, embrulhei e também não sei se irá funcionar rs, depois conto tudo a vocês.

  • INSERIR A CRIANÇA EM CADA PROCESSO

Aqui, temos conversado muito com ela, sem forçar, sobre o parto, sobre que teremos de ir para o hospital e ela ficar na vovó. Ela me auxiliou a fazer a minha mala. Cada compra de roupa da Micaela faço questão que ela veja, deixo ela mexer, explorar o quarto da irmã. Ela já tentou vestir os bodys RN, bagunçou tudo, respirei fundo e agi com naturalidade rs.

  • EVITAR MUDANÇAS BRUSCAS NA ROTINA DA CRIANÇA

Eu e meu marido iremos nos revezar e nos desdobrar para por exemplo, eu continuar a levando na escola, enquanto ele busca. Para volta e meia eu sair com ela sozinha enquanto ele fica com Micaela e vice versa. Para a rotina do sono dela continuar igual, banhos, alimentação…quem irá se adequar a rotina da casa será a Micaela. Lógico que teremos de fazer exceções e muita coisa irá demandar mais atenção e algumas mudanças, mas tentaremos modificar muito pouco, para evitar transtornos.

  • TER UM MOMENTO SEU E DO SEU FILHO(A) MAIS VELHO SOZINHOS

Quase o mesmo de cima. Se possível saia com ele(a) sozinho para um passeio, tomar um sorvete, busque na escola sozinha sem o bebê, enfim, coisas rápidas mas que significarão MUITO para a criança. Pretendo fazer isso e depois conto a vocês se deu certo.

No mais gente, é PACIÊNCIA redobrada, o amor multiplica mas a paciência também precisa ser aumentada rs.

Me desejem sorte.

Ansiedade a mil por aqui. (hoje, 37 semanas e 4 dias)

Beijos,

Lucinha.

 

 

 

 

 

Anúncios

2 opiniões sobre “DICAS PARA A CRIANÇA LIDAR BEM COM A CHEGADA DO IRMÃOZINHO(A)

  1. Muito boas as dicas, por enquanto está tudo certo por aki meu filho de 4 anos está adorando a idéia de ter um irmãozinho, mais com certeza qnd ele chegar em Março, vai bater um ciuminho, e já estou me abastecendo de muitas dicas e paciência. Uma boa hora pra vocês, bjus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s