DESFRALDE NOTURNO DA MARÍLIA: FILME DE TERROR?

SENTA QUE LÁ VEM CAUSO!

DESFRALDE!

desfralde noturno

Imagem: Google.

Como já relatei no facebook, seguimos, Paula e eu, com o DESFRALDE NOTURNO, cada qual com sua filha. Marília com 3 anos de idade, desde os 2 anos desfraldada de dia, e, decidi tentar.

Por que decidi? Porque ela estava me pedindo fazia tempo. Reclamava de usar fralda, que queria tirar mas como estava FRIO E INVERNO eu não quis arriscar. A verdade é que eu não botava muita fé que fosse dar certo, rs, porque Marília AMA ÁGUA, toma muita mesmo (sim, é uma benção, amém), acorda de madrugada e toma um copinho cheio de água que deixo na cabeceira da cama dela. E me perdoem, não consigo limitar consumo de líquidos nem negar.

Até tento, mas ela sente SEDE, pede e eu não nego não. rs

QUASE NUNCA ela acordava com fralda SECA. Ou seja, já meio que imaginei, será um FILME DE TERROR rs. Me preparei psicologicamente para fazer um TESTE de umas 5 noites sem fralda, e se fosse o caos que eu imaginava, retroceder e de boa.

Contudo, todavia, por acaso, como MATERNIDADE É UMA ETERNA CAIXINHA DE SURPRESA E APRENDIZADO, não é que deu certo? Etapa de testes finalizada: 5 dias e apenas 1 escape. Ela toda feliz e satisfeita.

Portanto segui em frente. rsrs

É até irônico isso porque o DESFRALDE DIURNO dela que eu achei que fosse ser fácil foi CHUCKNORRIS NÍVEL HARD kkkkkkkkkkk (relato AQUI!)…e o NOTURNO que imaginei um FRACASSO foi um SUCESSO e mega tranquilo.

TEVE ESCAPE? TEVE SIM SENHOR, mas poucas noites.

CONTINUA TOMANDO MUITO LÍQUIDO A NOITE? SIM

ACORDA PARA FAZER XIXI? ALGUMAS VEZES.

Ou seja, bato na tecla novamente: NÃO TEM REGRAS. EM SE TRATANDO DE MATERNIDADE E FILHOS, O QUE FUNCIONA PARA UM NEM SEMPRE FUNCIONA PARA OUTRO.

Mas se não tem regras, dicas tem rs, e é sempre bom ler relatos e dicas que possam nos auxiliar neste momento, portanto vou contar aqui para vocês as dicas normalmente utilizadas:

desfralde noturno 2

Imagem: Google.

SINAIS PROPÍCIOS AO DESFRALDE NOTURNO:

  • FRALDA SECA DE MANHÃ: Este, segundo especialistas, é o maior e melhor sinal, mas aqui, conforme falei ele nunca aconteceu.
  • CRIANÇA PEDIR: Aqui rolou este, Marília pediu e disse que não queria mais usar fralda para dormir.
  • DESFRALDE DIURNO E NOTURNO JUNTOS: Muitas mães relatam que quando tiraram a fralda do dia, notaram a criança confusa de não usar de dia mas usar a noite, e resolveram tentar. MUITAS obtém sucesso. Penso eu que tentar (sem forçar a barra óbvio) é super válido.
  • CRIANÇA SABER TER CONTROLE: A criança estar bem adaptada ao penico ou vaso, e saber segurar bem o xixi é um ótimo indício para o desfralde noturno.

DICAS PARA  DESFRALDE NOTURNO:

  • LIMITAR LÍQUIDOS A NOITE: Aqui, como citei, NÃO LIMITO. Ela sente muita sede e ai genti, eu deixo. Dá uma dó. Imagina você morrendo de sede e pessoa negar hahahaha. Se ela não pede obviamente não ofereço, mas se quer, deixo sim.
  • LEVAR AO BANHEIRO ANTES DE DEITAR: Dica básica e que faço aqui todo santo dia. Tem dias que ela solta: “num quelo fazê xixi” mas eu sou firme: “ok filha, mas senta pelo menos para ver” rs, em 90% das vezes ela faz mesmo dizendo que não estava com vontade rs rs (maricotices)
  • ACORDAR CRIANÇA NA MADRUGADA PARA FAZER XIXI: Muitas mães, observando que a criança tem essa vontade, já se antecipam ao escape, a acordam e levam. Aqui não faço nem fiz isso, porque mesmo com tanto líquido são raras as vezes que acordou para fazer.
  • CONVERSAR MUITO COM A CRIANÇA: Aqui, como citei, ela mesma pediu para tirar fralda. E conversei muito, sobre como seria,etc…
  • DEIXAR PENICO NO QUARTO: Aqui usei e ainda to utilizando disso e AJUDOU muito. Marília usa tanto  vaso com redutor quanto o penico, mas de noite, ela já sonolenta antes de dormir, deixo penico no quarto, levo rolo de papel higiênico, e ela faz ali mesmo, na penumbra para não despertar muito, e assim segue na noite e de manhã. Se acorda com vontade fica mais fácil evitar escapes pela proximidade. De manhã por exemplo, visto ela tomar tanto líquido acorda DESESPERADA de vontade rs, e basicamente TODA MANHÃ quando ela me chama (avisando que acordou rs) quando chego lá ela já está no penico toda feliz da vida. Talvez, se tivesse de ir até o banheiro, mais longe, os escapes teriam acontecido mais.
  • TENTAR É SEMPRE VÁLIDO, FORÇAR NÃO: Fazer uns dias de tentativa para avaliar é super válido (com a criança de acordo óbvio), mas se você ver que tem MAIS escapes que acertos, PARE E RETROCEDA. Não há mal algum nisso muito menos é errado. Errado seria forçar e até traumatizar a criança e levar a mãe a exaustão de tanto lavar lençol etc…
  • PROTETOR DE COLCHÃO: Dica comum, simples e mega válida. Aqui, comprei um da Ortobom, muito bom.
  • EVITAR O INVERNO: Tanto o desfralde diurno quanto noturno são desfavoráveis de acontecer no FRIO, porque além de ser mais trabalhoso (várias camadas de roupa, coberta etc), o ser humano SOA menos e portanto elimina mais água através do xixi, tanto que muitas mães relatam que fralda noturna vaza nessa época, de tanto xixi. Melhor evitar.
  • NÃO BRIGAR QUANDO OCORRER ESCAPE: Por mais incrível que seja o desfralde, escapes são naturais e acontecem, e se irritar, gritar, perder a paciência só faz a criança se amedrontar, se envergonhar e traumatizar, e não melhora NADA. Óbvio que lavar lençol, roupas sujas é um SACO, e somos humanas e nos cansamos, mas é melhor retroceder e voltar a fralda que ficar gritando com a criança.

Bom pessoal, espero que este post ajude vocês!

Beijos,

Lucinha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s