DICA DE LIVRO: DISCIPLINA POSITIVA – DE JANE NELSEN

DIS

SINOPSE

Autoridade no assunto, a renomada psicóloga, educadora e mãe de sete filhos Jane Nelsen desenvolveu o conceito de Disciplina Positiva a partir das teorias de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e concebeu um programa altamente eficaz em que a disciplina é ensinada de uma maneira respeitosa e encorajadora, tanto para as crianças como para os adultos.

Uma das frases mais populares da autora é: “De onde tiramos a absurda ideia de que, para levar uma criança a agir melhor, precisamos antes fazê-la se sentir pior?” A chave da Disciplina Positiva é a não punição, enfatiza ela, que defende o respeito mútuo. Jane ensina pais e professores a serem firmes e gentis ao mesmo tempo, de modo que qualquer criança – de bebês a adolescentes rebeldes – possam aprender cooperação e autodisciplina sem que sua autoestima e dignidade sejam prejudicadas.


Alinhada com as diversas mudanças na forma de educar os filhos ocorridas nas últimas décadas, esta obra foi atualizada e contempla por exemplo o fato de atualmente cada vez mais homens se engajarem em seu papel de pais, além de abordar os perigosos efeitos da superproteção, outra questão contemporânea que merece atenção.

Disciplina Positiva é uma leitura indispensável para todos aqueles que desejam ensinar aos seus filhos ou alunos habilidades sociais e de vida valiosas para a formação de um bom caráter, além de aprender princípios que funcionam e fornecem uma ótima base para o enriquecimento da experiência familiar.

OPINIÃO

Se você assim como eu, não quer repetir os erros de uma educação autoritária, esse livro é uma grande dica.

Se funciona?

Não sei, só sei dizer que li e gostei muito, me pareceu justo e correto. Estou tentando implementar esse conceito aqui em casa, embora considere Lara muito pequena ainda para entender algumas coisas.

Ao contrário do que se pensa, ele não prega a permissividade, a disciplina positiva é o meio termo entre a permissão e o autoritarismo e no livro encontramos algumas dicas de como encontrar esse equilíbrio.

O livro nos leva a refletir como nossas atitudes podem influenciar no comportamento dos nossos filhos e perdurar até a fase adulta. Não ele não é um método mágico de conseguirmos crianças robôs que não fazem birra e se comportam perfeitamente, mas ele nos auxilia a enxergar uma forma justa de educação, conseguindo a colaboração e a participação  dos nossos filhos nas coisas que lhe dizem respeito, preparando um cidadão muito mais consciente do seu papel e confiante em si mesmo.

Super indico!

Bjs,

Paula 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s