ALIMENTOS SUPER PODEROSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO

Já está mais do que provado que uma alimentação saudável desde os primeiros anos, ajuda a prevenir problemas de saúde na vida adulta. Sem falar que nossos filhos estão em desenvolvimento constante e precisam de uma alimentação nutritiva e balanceada para garantir que suas necessidades diárias sejam atendidas.

Existem muitos alimentos importantíssimos e indispensáveis para o desenvolvimento das nossas crianças, hoje eu separei alguns deles, para que tenhamos um pouco mais de conhecimento dos benefícios que proporcionam a saúde dos nossos filhos e na nossa também, afinal antes de mais nada se queremos que as crianças desenvolvam bons hábitos alimentares, precisamos ser o exemplo para eles.

Vamos a lista:

CARBOIDRATOS

carbo

O grande combustível para dar energia ao organismo. Ele tem as calorias necessárias para sustentar todos os processos metabólicos que o corpo faz o tempo todo. As principais fontes são: arroz, farinhas, pães, batata, mandioca, inhame, biscoitos e cereais.

Alguns deles:

  • MANDIOCA : contêm proteínas, gorduras, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B e C, potássio e amido livre de glúten. Contém antioxidantes e é uma excelente fonte de fibras vegetais que atuam no bom funcionamento do intestino.

 

  • INHAME: fornece necessidades diárias adequadas de vitamina B6, vitamina B1, riboflavina, ácido fólico, niacina e ácido pantoténico. contém boas quantidades de vitamina C (antioxidante). Rico em minerais como o cobre, cálcio, potássio, ferro, manganês e fósforo. Reforça as defesas do organismo e possui ação anti inflamatória.

VERDURAS E LEGUMES

verd

As vitaminas e minerais, nutrientes encontrados nas verduras e legumes, apresentam funções no desenvolvimento das crianças: auxiliam no crescimento,  fortalecem o sistema de defesa do corpo, participam do funcionamento do sistema cérebro e por isso auxilia nas funções cognitivas, previne a anemia, auxiliam no controle do apetite. São as melhores fontes nutricionais de fibras, que previnem a prisão de ventre e ainda controlam a absorção de colesterol, gorduras, carboidratos, e por isso previnem a obesidade.

Alguns deles:

  • ABÓBORA: em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, zinco, magnésio, vitamina A indispensável para a saúde dos olhos e do fortalecimento imunológico,  vitaminas C, E e outras. Está relacionada também à formação adequada de glóbulos vermelhos no organismo.

 

  • ALFACE: as folhas frescas são uma excelente fonte de vitamina A, C e betacaroteno compostos que possuem propriedades antioxidantes. A vitamina A é necessária para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável, e é também essencial para a visão. É uma rica fonte de vitamina K  que tem um potencial papel no metabolismo ósseo.  Ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres prejudiciais.

 

  • COUVE: rica em vitamina A, C, E, K e vitaminas do complexo B. Rica em cálcio é importante para a formação dos ossos, e contribui para o sistema imunológico. Possui boa quantidade de fibras, a couve é anti-inflamatória, cicatrizante e ajuda a fixar o cálcio nos ossos. Além disso, as folhas e caules da couve são bons em minerais como ferro, cobre, manganês, selênio e zinco.

FRUTAS

frutas

Além de serem deliciosas as frutas trazem muito benefícios para a saúde. Elas são nutritivas, facilmente digeridas, contém líquido, enfim as frutas são fundamentais no dia a dia de qualquer pessoa.

Algumas delas:

  • ABACATE: é uma excelente fonte de “gordura saudável” necessária para um cérebro saudável e para o desenvolvimento do sistema nervoso. Contém acidos graxos e ômega 3. Rico em vitaminas A, B 1, B 2, proteínas, betacaroteno, cálcio, ferro e potássio, magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro, fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.

 

  • BANANA:  uma boa fonte de potássio e magnésio ajuda na manutenção da pressão arterial normal e protege o coração e promove a saúde dos ossos. Rica em fibra solúvel, funcionam como um prebiótico estimulando o crescimento de bactérias amigas no intestino. A banana traz vitaminas do complexo B, responsáveis pela manutenção da saúde do sistema nervoso, da pele, dos olhos e dos cabelos, além de exercer um papel muito importante na absorção de outros nutrientes.

 

  • GOIABA: grande fonte de Vitamina C (3 vezes mais do que o requisito diário). Por isso, aumenta significativamente a função do sistema imunológico fazendo o corpo se proteger contra doenças comuns como tosse, resfriado e gripe e contra infecções. Contém também vitaminas B6, E, K, ácido fólico, e minerais como cobre, manganês e magnésio, que são importantes para a formação do sangue. Também devido à rica quantidade de vitamina C, a goiaba aumenta a capacidade do corpo de absorver o ferro. Goiaba contém boa quantidade de fibra dietética que melhora a digestão. Tem a propriedade antibacteriana que limpa o intestino para proteger da atividade microbiana. Assim, fortalece a digestão que evita diarreia e constipação.

OUTROS ALIMENTOS IMPORTANTES

  • OVO: fonte rica de proteína e outros 13 nutrientes essenciais: ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês e potássio. Os ovos tem grandes benefícios para os olhos. A colina é um nutriente importante que ajuda a regular o cérebro, sistema nervoso e sistema cardiovascular. Os ovos são um dos únicos alimentos que contêm naturalmente a Vitamina D.
  • PEIXES: peixes como a sardinha, o salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha e truta são especialmente ricos em ômega 3. Esse é um ácido graxo que é componente fundamental na membrana externa das células cerebrais, por onde todos os sinais nervosos fluem. Peixes também são ricos em vitaminas e sais minerais, essenciais para prevenir a anemia, manter o sistema imunológico forte e para o bom desenvolvimento do cérebro.
  • IOGURTE: o iogurte natural é uma rica fonte de cálcio importante para o desenvolvimento normal da criança, é de fácil digestão, rico em probióticos – bactérias benéficas que equilibram a flora intestinal, fortalece o sistema imunológico e facilita o funcionamento do intestino.

Uma alimentação equilibrada e variada é o grande sucesso para uma saúde de ferro para os nossos pequenos, temos a nossa disposição muitos outros alimentos nutritivos que devem ser incluídos no dia a dia, como já disse anteriormente escolhi apenas alguns deles para apresentar os benefícios.

Espero que tenham gostado.

Bjs,

Paula 🙂

Sites usados como pesquisa para este texto:
http://www.mundodastribos.com
http://formasaudavel.com.br
http://www.saudedica.com.br
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