DICA EDUCATIVA: QUADRO DE REFORÇO POSITIVO!

SENTA QUE LÁ VEM DICA!

Seu filho(a) está na fase do terrible two? Das birras? De se negar a comer? Te contraria para TUDO? Você está no meio de um DESFRALDE complicado? Quer DICAS?

Hoje eu trago o RELATO da minha amiga e comadre Dayhana, que fez para a filha dela (coleguinha da Marília) um quadro de reforço positivo e tem obtido um ótimo resultado com ele.

reforço positivo 2

A Gabriela toda contente exibindo o seu cartaz!

QUADRO DE REFORÇO POSITIVO? O QUE É ISSO? Simples, trocando em miúdos é um CARTAZ com os afazeres e problemas mais comuns da casa no momento, por exemplo: ALMOÇAR, RESPEITAR PAPAI E MAMÃE, USAR O PENICO, etc, enumerando os dias da semana e adesivando com POSITIVO E NEGATIVO quando a criança “cumprir” a tarefa.

Por exemplo, a criança almoça direitinho, ganha uma ESTRELINHA e PARABÉNS. Se não almoça, dá birra,s e nega a comer o cartaz fica sem adesivo ou recebe uma carinha triste. SEMPRE ÓBVIO conversando, explicando, interagindo a criança naquilo tudo. Se ela se comporta bem toda semana recebe um PRÊMIO, que os pais escolhem, no geral algo mais simbólico mas que ESTIMULE A CRIANÇA A CONTINUAR E REPENSAR SUAS ATITUDES.

Com vocês, o relato da Dayhana:

“Sou mãe da Gabriela, ela tem 2 anos e 8m. É uma criança maravilhosa, mas tem atitudes que qualquer criança nessa idade tem. Birras, choro sem motivos, muita manha, e isso nos vem estressando bastante ultimamente, tanto eu quanto o pai, que é quem dá almoço à ela todos os dias e que à arruma e leva à escola (marido maravilhoso, te amo, o melhor pai). Mas como todo home, claro que ele não sabe lidar com certas situações,  e se estressa mais ainda, óbvio! E então, sempre na angustia de algum tipo de solução, rolando o feed de notícias do meu perfil, vi um post feito pelo blog Macetes de Mães, e me deu a idéia de fazer algo parecido.

Se chama Quadro de Reforço Positivo, e ela indicando um fornecedor. Eu que não sou boba nada (mentira, não tenho dinheiro mesmo, rs) resolvi eu mesma fazer. Achei uma moldura bonitinha no Google, inseri no Power point e fiz eu mesma a montagem das regras que eu precisava em casa.

moldura day

Moldura escolhida pela Dayhana.

Mandei imprimir em papel fotográfico adesivo, para melhor durabilidade, comprei 1 cartolina, 1 folha de Eva dourado, recortei estrelas (que serão os pontos positivos que ela ganhará) e fiz caretinhas negativas (que serão os pontos negativos, caso não cumpra as tarefas).

reforço positivo 1

Separei nos dias da semana, quadriculei e colei na parede mesmo, em um lugar visível e no alcance dela, para que todos os dias a noite nós juntos, pai, mãe e Gabriela, conversarmos sobre como foi o dia e ela mesma colocar seu ponto, negativo ou positivo, para que ela assimile o real sentido do quadro e desperte nela a intenção de cumprir a tarefa para ganhar estrela.

Dou recompensas diárias, como uma bala, chocolate, danones, frutas ou o que ela pedir de sobremesa, e semanais combinamos pequenos presentes, um passeio, algum tipo de diversão. Confesso que estou receosa, o marido acha que ela é muito nova para assimilar isso tudo, mas estou apenas no primeiro dia! Tenho fé que é um caminho”…

Beijos,

Lucinha.

 

Deixe um comentário

