DESMAME APÓS AMAMENTAÇÃO PROLONGADA

Acredito que uma das maiores ansiedades de grávida é quanto a amamentação. E engana-se quem pensa que ela passa após mamãe e bebê estarem entrosados nesse processo. As dúvidas, medos e dificuldades nos rondam durante toda essa fase. Tanto quanto amamentar um recém nascido, seguir com amamentação prolongada é sem dúvida nenhuma coisa de guerreira, que se vê muitas vezes sozinha diante de tantos julgamentos e incertezas, mas que segue seu coração e seu instinto na confiança de estar fazendo o que julga ser melhor para si e para sua cria.

Hoje temos um lindo relato de desmame após 2 anos e 8 meses de amamentação. Preparem os lencinho!!!

Com a palavra Joice:

joice

Amanda já nasceu sabendo mamar. Me lembro dela chegando ao quarto e vindo direto para o meu seio. Imediatamente se aninhou e começou a sugar. Ela sabia, não foi necessário ensinar.

Na fase da introdução alimentar ela deu muito trabalho. Sucos foram aceitos apenas na colher. Ela não aceitou nenhum tipo de bico, nem mesmo se dentro da mamadeira houvesse leite materno. E apesar da dificuldade de introduzir as novidades, até 1 ano tomávamos broncas mensais da pediatra pq com a LD (livre demanda) a pequena sempre estava ganhando peso demais.

Eu sempre achei que amamentar até 1 ano era suficiente. Mas ela tinha outros planos… E hoje posso admitir que, sem sombra de dúvidas, os planos dela eram infinitamente melhores do que os meus. Poder tê-la em meus braços, aconchegada, me olhando no fundo dos olhos… Sempre foi uma conexão sem explicação amamentar. E por fazer bem pra mim e pra ela prosseguimos.

Não nego, por vezes batia o cansaço, ela tentando tirar minha roupa em publico, o fato de ela só dormir mamando, o quanto isso limitava minha rotina. Os momentos em que argumento nenhum conseguia convencer…

Com 2 anos e 6 meses, após um carnaval agitado qdo ela ficou 4 dias sem mamar porque dormia cansada, ela gripou (quem amamenta sabe que é um ótimo descongestionante nasal), chorou pra mamar e eu cedi. Não sei dizer hoje quem, naquele momento, ainda não estava pronta, ela ou eu.

Enfim, após 2 anos 8 meses e 19 dias de muito amor e aconchego, após 2 dias cansativos, ela deitou na cama e dormiu. No terceiro e no quarto dia ela pediu, mas eu expliquei que ela já estava um pouquinho grande, envolvi ela em uma conversa sem fim e ela acabou adormecendo após 1h de papo.

Eis que no quinto dia ela fez um escândalo daqueles de derrubar quarteirão, mas eu senti que era hora de ser firme e seguir em frente. Então enfiei ela no carro com a desculpa de ir comprar um presente pro amiguinho ela adormeceu. Foi o único episódio de choro que deu um pouquinho de trabalho pra contornar. A partir dai incentivei ela a contar pra todo mundo que ela já era grande e não mamava mais, e assim ela fez, toda orgulhosa da nova conquista.

E no sétimo dia eu chorei. Sentei no chão do banheiro e chorei até acabar. Até hoje não sei expressar em palavras, mas sabia que uma parte muito especial de nossas vidas havia terminado.

A quem amamenta como eu por um longo tempo eu tenho a dizer que vai valer a pena, e que só você e o seu pequeno juntos saberão a hora exata de desmamar. Fico muito feliz por ter conseguido chegar aqui sem trauma, sem dramas nem choro exagerado (pelo menos da pequena, rs) e sem sofrimento.

Até hoje ainda é o “tete” que ela procura quando esta brava, triste, com sono, irritada, é colocando a mãozinha lá que ela se acalma, se sente segura. Eu sei que é uma mania, mas um dia estaremos prontas pra passar por mais essa etapa. E já estamos muito felizes de ter chegado até aqui.

joice2

Joice é uma leitora/amiga muito querida, que sempre nos honra com sua participação!

Agradecemos imensamente por compartilhar sua história conosco!

Deixe um comentário

