VOCÊ JÁ PENSOU EM EXCLUIR SUA CONTA NO FACEBOOK?

 
Se sua resposta foi sim: tamo junto!

E posso afirmar que não estamos sozinhas nessa! O número de usuários que encerram suas contas para ter um pouco de sossego tem crescido significativamente nos últimos tempos.

Tenho me sentido cansada do desgaste emocional que essa rede social tem me proporcionado ultimamente. A vida real já tem tantos conflitos, aí então você resolve se distrair espiando um pouco da vida dos amigos, interagindo e conhecendo pessoas em grupos e páginas de seu interesse, quando de repente o que era distração e lazer, passa a ser um grande aborrecimento.

A começar pelas coisas que postamos e compartilhamos, hoje antes de publicar qualquer coisa que seja, temos primeiro que nos desculpar, explicar nossos motivos, pensar nos comentários inconvenientes que possam surgir e só então publicarmos o que queríamos. Mas aí já ficou tão difícil que acabamos desistindo daquilo que íamos postar.

Tudo é julgamento, indireta, preconceito. Tudo é motivo para um “mimimi”. Isso traz uma carga de estresse para o nosso dia a dia que gera culpas, medos e desconfiança onde não deveriam existir, e mais, as vezes sem querer acabamos nutrindo esses sentimentos em outras pessoas também!

As vezes, sinto como se eu estivesse em um campo minado, onde as pessoas se sentem no direito de detonar umas com as outras, como se por tras de cada perfil virtual não houvesse uma pessoa com sentimentos reais.
Sim tememos a crítica, e custo a entendender que impulso é esse tão forte que nos faz abrir nossa intimidade, nossas crenças, nossos valores, se não estamos preparados e principalmente se não queremos ser criticados. É um tanto inocente esperarmos que venham só elogios.

Mas sabem porque as criticas aparecem? E porque são tão temidas?

Porque as pessoas nunca se sentiram tão a vontade pra praticar suas “maldades” e dizer o que lhes vem a cabeça!

De repente a sinceridade se tornou primordial, as pessoas precisam dizer o que pensam doa a quem doer, é um prazer jogar na sua cara as atitudes e comportamentos tidos como errados. É mídia sensacionalista com notícias falsas e sem propósito, é fanatismo demais, tanto religioso como das mais variadas causas que acabam até se perdendo nas suas essências. E em consequencia disso comentários ainda mais ofensivo e repugnantes.

Sim é facil escrever o que se pensa e levantar uma bandeira quando não se dá a cara a tapa, teclando belas e coerentes palavras, ou até mesmo xingamentos descabidos, escondido atras da tela de um computador.
Sinto saudade de ter mais relações olho no olho, onde as pessoas nem sempre falam o que pensam porque terão que sustentar o que estão dizendo, e porque terão que ver nos olhos de quem se quer bem a frustração de se sentir magoado.

Sinto falta de relações com menos indiretas, onde as pessoas relevem as situações pelo simples fato de amar umas as outras e por gostar de tê-las por perto, onde as afinidades prevelaçam.

Hoje em dia as pessoas vivem com mania de perseguição, desconfiadas, com pedras nas mãos pra jogar no primeiro engraçadinho que ousar a discordar do seu comportamento e da maneira como leva a vida, mesmo quando a intenção não é criticar, mas sabem como é: a melhor defesa é o ataque, principalmente em um terreno tão vulnerável onde não sabemos o que esperar.

Acho que alguma coisa se perdeu no caminho, não sei, algo deu errado!
Não, não acredito que os relacionamentos virtuais sejam todos ruins, muitas boas surpresas encontramos nesse meio. E é isso que me faz permanecer nesse mundo aqui. Mas que tem algo errado aí, tem sim!
Admiro quem vive desconectado desse mundo, quem vive a vida real e quando sobra tempo vai pra vida virtual. Confesso que tenho feito o contrario. Mas nunca é tarde, ando revendo meus conceitos, meus valores, a vida as vezes pede isso de nós: reflexão!

Por Paula de Souza

Anúncios

3 opiniões sobre “VOCÊ JÁ PENSOU EM EXCLUIR SUA CONTA NO FACEBOOK?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s