10 COISAS QUE UMA MÃE NÃO DEVE DIZER A SI MESMA

E como se não bastasse todos os julgamentos externos que nós mães recebemos, ainda temos que conviver com nossos próprios julgamentos e culpas.

É preciso parar, respirar e principalmente RECONHECER que fazemos nosso melhor, que renunciamos, que nos esforçamos, que matamos um leão por dia para criar e educar nossos filhos da melhor maneira possível.

Ninguém mais do que você poderá fazer o melhor para seu filho!

30-duvidas-gravidez-10TOP 10

10 COISAS QUE UMA MÃE NÃO DEVE DIZER A SI MESMA


1) NÃO CONSIGO FAZER O MEU BEBÊ PARAR DE CHORAR. TEM ALGUM PROBLEMA COM ELE OU COMIGO!
Antes de qualquer coisa, bebês choram e mães também. É natural por certo tempo que a mãe sinta dúvidas e não saiba ao certo o porquê do bebê chorar. Acredite isso faz parte e não há problema algum nem com você nem com ele.

2) ESTOU TÃO EXAUSTA E CANSADA. NÃO CONSIGO SENTIR ESSA FELICIDADE QUE TODAS SENTEM, A CULPA É MINHA!
O puérperio (pós parto) só é lindo e cor de rosa nas novelas. Uma mãe recém parida vem assolada de dúvidas, medos, cansaço, exaustão, sono. Não se sinta culpada, todas passam por isso.

3) NÃO SEI EDUCAR MEU FILHO. ELE É MUITO BRAVO E NÃO CONSIGO CONTROLAR SUAS BIRRAS.
Crianças não são robôs para serem controladas, e aqueles “manuais e regrinhas” do filho e mãe perfeita, só nos fazem se sentir ainda mais frustradas. Continue firme no seu propósito e aceite seu filho como ele é, esse é o 1 passo para que ele melhore.

4) SOU UMA PÉSSIMA MÃE!
Você está tendo um péssimo dia, mas não é uma péssima mãe. Dias escuros, erros, tropeços fazem parte desse processo infinito de maternar, aprender e ensinar.

5) ACHO QUE MEU BEBÊ AINDA NÃO ANDOU/DESFRALDOU/ENGATINHOU/FALOU POR CULPA MINHA. NÃO O ESTOU ESTIMULANDO DIREITO. O FILHO DA VIZINHA JÁ ENGATINHA/ANDA/FALA/SAIU DA FRALDA… SERÁ QUE MEU FILHO TEM ALGUM PROBLEMA? ALGUM ATRASO?
Não se cobre nem coloque pressão sob seu filho. A maternidade não é uma maratona, e filho não é troféu. Cada criança tem o seu tempo, e andar ou falar mais tarde que o filho do vizinho não o faz menos esperto nem de você uma mãe relapsa.

6) POR QUE ELE NÃO COME? SERÁ QUE É MINHA COMIDA? O QUE EU ESTOU FAZENDO DE ERRADO?
Acredite você está fazendo o melhor que pode. Não é fácil lidar com uma criança que não come. Permita-se pedir ajuda e chorar.

7) NÃO CONSEGUI AMAMENTAR COMO DEVERIA. QUE ESPÉCIE DE MÃE É ESSA QUE NÃO ALIMENTA SEU BEBÊ?
O vínculo que surge através da amamentação não provém do peito nem do leite, mas do amor e entrega que a mãe emprega o fazendo. Se preciso for, vai amor na mamadeira. Acredite, se você tentou e fez tudo que pôde é a espécie de mãe melhor que se pode ter.

8) NÃO CONSIGO VOLTAR AO CORPO DE ANTES. SINTO-ME FEIA E DEPRESSIVA.
A tirania da beleza e de artistas que mal acabam de parir e já desfilam em seus corpos enxutos e perfeitos é cruel e irreal. Permita-se cuidar de você também, sair para um passeio, comprar roupas novas, cuidar de si não é deixar de cuidar do seu filho. Cuidar de si é se permitir se sentir mais feliz e em paz, cuidando ainda melhor do seu bebê.

9) MEU FILHO NÃO DESGRUDA DE MIM NEM ACEITA COLO DE NINGUÉM, VIVE QUERENDO MAMAR. SERÁ QUE ISSO ESTÁ CERTO? OU ESTOU CRIANDO UMA CRIANÇA TOTALMENTE DEPENDENTE E MIMADA?
Colo, carinho e dedicação só farão com que seu filho se torne um adulto responsável, provido de amor e respeito ao próximo. A fase de colo vai passar, da amamentação também, mas o amor ficará.

10) LARGUEI O EMPREGO PARA FICAR COM O BEBÊ E ME TACHARAM DE PREGUIÇOSA E MEDROSA. SERÁ QUE TOMEI A DECISÃO CERTA? SINTO-ME TÃO CANSADA.
RETORNEI AO EMPREGO APÓS 1 ANO E ME TACHARAM COMO MÃE RELAPSA E QUE SE PREOCUPA SOMENTE COM SI. SERÁ QUE FIZ O CERTO? SINTO-ME TÃO CULPADA.
Siga sua intuição, seu feeling, não se culpe. Abandonar uma carreira para se dedicar exclusivamente a casa e família é um ato trabalhoso e de muita coragem, e seguir em frente no ambiente profissional também. Siga seu coração, firme seus passos e tape seus ouvidos para os pitacos, porque não importa que caminho você escolher, eles existirão.

Por Lucinha, Paula e Arianne.

CAN

Deixe um comentário

