PENSANDO EM ENGRAVIDAR? QUE TAL USAR O GRÁFICO DE TEMPERATURA BASAL?

SENTA QUE LÁ VEM DICA!

Calma, não entrem em Pânico, não estou tentando engravidar novamente rs, não agora pelo menos…contudo todavia por acaso, quando decidi engravidar, PACIÊNCIA não foi o meu forte, e os 5 meses até obter meu positivo pareceram 5 anos rs, então descobri e utilizei o método da temperatura basal, e ADOREI!

Primeiro porque você conhece e descobre muito do seu corpo através do gráfico.

Segundo porque por ele, eu sabia que estava grávida mesmo antes de ver meu positivo no teste de farmácia.

MAS O QUE É ISSO DE GRÁFICO DE TEMPERATURA BASAL?

COMO QUE FUNCIONA? PAGA? É DIFÍCIL? ONDE ARRUMO ESSE GRÁFICO?

Vou explicar tin tim por tin tim rs.

O QUE É TEMPERATURA BASAL? É chamada de temperatura corporal basal a temperatura mais baixa de seu corpo em um período de 24 horas. O momento em que a temperatura é mais baixa é durante o sono.

É PAGO? Não, tem vários sites com modelos de gráficos, instruções e totalmente GRÁTIS.

VANTAGENS: A observação do corpo, juntando temperatura, muco cervical e colo do útero, é o método mais natural e o mais barato de todos.

Outra vantagem de medir a temperatura basal é que você pode ter mais indícios de que engravidou, antes de fazer o teste. Se sua temperatura permanecer acima da média do mês por 18 dias depois da ovulação, são grandes as chances de você estar grávida.

Além de ajudar você a prever o dia da ovulação, esse método também pode identificar se há problemas de infertilidade. Se algumas fases de seu ciclo forem mais curtas, por exemplo, pode ser que você esteja com alguma disfunção hormonal. Mas não esqueça que apenas seu médico pode dar um diagnóstico preciso sobre isso.

DESVANTAGENS: A medição diária da temperatura sempre pode criar uma “neura” e deixar você maluca de ansiedade.

Esse “diário da temperatura” só permite saber com certeza que você ovulou depois que a ovulação já ocorreu. Por isso ele não ajuda a engravidar logo no primeiro mês. Mas, ao manter esse registro por alguns meses, você poderá identificar se há um padrão em seu ciclo menstrual que a ajude a prever quando vai ovular — e quais serão os melhores dias para ter relações sexuais para engravidar.

Lembre-se que se você estiver doente ou não tirar sua temperatura logo após acordar, ainda deitada, pode haver imprecisões no seu diário.

COMO FAZER E MEDIR: 

  • um termômetro só para você, que fique na sua mesinha de cabeceira (eu sempre medi embaixo da língua)
  • papel e lápis ou outro método de anotar logo a temperatura, para não esquecer
  • medir sempre no mesmo horário, todo dia (eu media ao acordar), ainda deitada na cama.
  • a medição da temperatura na boca (com o termômetro embaixo da língua) é mais precisa
  • preencha um gráfico com as temperaturas do mês todo.

COMO INTERPRETAR O GRÁFICO: Antes da ovulação, sua temperatura basal provavelmente varia entre 36,2 e 36,5 graus Celsius. Mas isso muda muito de pessoa para pessoa.

No dia, ou até três dias depois de ovular, as mudanças hormonais em seu corpo devem provocar um aumento de 0,2 a 0,5 grau Celsius em sua temperatura basal. No gráfico, dá para ver que a temperatura fica mais alta até sua próxima menstruação, quando volta a cair.

Você pode até notar que sua temperatura sobe um dia ou outro, mas se ela não se mantiver mais elevada durante alguns dias, é possível que você ainda não tenha ovulado. Se você engravidar, sua temperatura basal se manterá mais alta até o fim da gestação. (por isso o calorão das gestantes rss)

Normalmente, no dia em que a menstruação surge, a temperatura cai.

SÓ SE OBSERVA A TEMPERATURA? Não, o gráfico é bem completo, você marca dias das relações, sintomas como dor de cabeça, dor de ovário, muco cervical, dentre vários outros, ajudando você a conhecer melhor seu corpo e como funciona seu ciclo. Por exemplo, eu tenho um ciclo de 30 dias, ovulo normalmente entre dias 14 a 17 do ciclo, e além do aumento da temperatura, vem o muco e também outros sintomas, como dor de cabeça e dor ovário.

COMO E ONDE MONTAR O GRÁFICO: Eu utilizei esse site AQUI muito fácil e simples. Você se registra, cria uma conta, nome login e senha, põe seus dados (última menstruação, ciclo de quantos dias etc) e automaticamente já se gera seu ciclo. Daí é só medir temperatura e todo dia inserir no seu gráfico, juntamente com sintomas etc.

COMO ENTENDER O GRÁFICO E EXEMPLOS: 

1) gráfico de uma GRAVIDEZ!

GRAFICO GRAVIDEZ

Observem: Temperatura se manteve baixa, com poucas alterações, até ir subindo, (indicando a ovulação) e assim se manteve mais alta, com picos leves até o final do ciclo. Ou seja, no dia que se deveria vir a menstruação temperatura ainda se mantinha alta e neutra, portanto: POSITIVO!

2) Gráfico de NÃO gravidez:

grafico não gravidez

Gráfico razoavelmente parecido com o anterior, houve ovulação, temperatura se manteve mais alta até final do ciclo, contudo, foi caindo até aparecer a menstruação. NEGATIVO.

FONTE: Brasilbabycenter; mamanandco.com.pt.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO VOCÊ ENCONTRA: BRASILBABYCENTER MAMANANDCO E MAMAEONLINE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s