A ROTINA DE SONO DA LARA ATÉ COMPLETAR 2 ANOS

E eis que meu bebê já não é mais tão bebe assim, Lara já completou 2 anos e é impressionante como algumas mudanças são claramente notadas com a chegada dessa nova fase. Uma delas é quanto ao sono.

Desde o primeiro dia dela em casa eu procurei seguir a riscar uma rotina do sono, porque li sobre todos os benefícios que ela traria. E relamente trouxe! Claro que com um RN  em casa não tem muito o que se fazer, mas a primeira coisa que fiz, foi definir o horário do banho. Seria por volta das 21h!

Mesmo com a insistência das avós para ser as 14h porque já estávamos num clima de inverno, eu não abri mão, tínhamos aquecedor em casa e bati o martelo seria às 21h, dessa forma ela se sentiria mais relaxada para dormir algumas horas seguidas de sono.

E assim foi por algum tempo tendo apenas o banho e logo em seguida a mamada como rotina.

Quando Lara estava perto de completar 3 meses, incluí a Shantala antes do banho, com intenção de relaxá-la ainda mais. E após o banho ficávamos sempre no quarto tentando manter um clima mais relax ela mamava e dormia.

Quando ela passou a interagir mais nas brincadeiras e já não dormia mais logo em seguida do banho, adotei os livros como aliados dessa rotina. Ela nunca teve muita paciência de me ouvir lendo histórias, mas gostava muito de ver os livrinhos antes de dormir, e entre uma mamada e outra acabava adormecendo.

Com o tempo deixamos a Shantala de lado porque ela simplismente não tinha paciencia de ficar deitada pra receber a massagem rsrsrsr.

Claro que quando mais novinha ela dormia muitas sonecas a tarde, mas depois que seu sono enfim se estabeleceu permaneceu só com a soneca depois do almoço.

E é assim que seguimos até ela completar 2 anos. Muita gente critica a rotina do sono dizendo que é um mundo perfeito de faz de conta, onde se conta uma história, da um beijo na testa e o bebê dorme lindamente.

Mas eu defendo essa teoria, uma das poucas que consegui colocar em prática rsrsrs. Considero super importante, mas de perfeito não tem nada. Tem dias que funcionava sim tudo bonitinho na sequência, mas tem dias que ela simplesmente não queria dormir de jeito nenhum,  já cheguei a passar horas com ela a meia luz e até mesmo no escuro tentando que ela dormisse.

Não é passe de mágica, estabelecer uma rotina requer paciência, insistência e muitas vezes abrir mão do que se quer fazer para fazer o que deve ser feito.

Conforme ela foi ficando maior e aprendeu a pedir pelos personagens dos desenhos que ela gostava de assistir, eu dizia que eles já estavam dormindo, e como sempre foi assim ela nunca insistiu, nós raramente fomos pra frente da TV depois do banho e quando o fizemos foi por algum motivo externo que nos fez sair da nossa rotina.

image

Com nossa rotina bem estabelecida eu QUASE não sinto dificuldade de colocar a Lara pra dormir, em Janeiro fomos pra praia e lá seguimos nosso ritual e tudo aconteceu como se estivéssemos em casa. E também quando decidi colocar ela pra dormir no quarto dela, foi super tranquilo. Ela saia do banho pedindo livro e pra ir pro quartinho da Lara. As vezes adormece rápido, as vezes demora mais. Mas o importante é que ela não reluta para não termos esse momento mais tranquilo de preparação para o sono, porque é um momento gostoso e que já está enraizado em nós.

Por fim não seguíamos horários tão regrados porque a rotina também me ajudou a saber das necessidades da minha filha, sei que ela tinha um intervalo que permanecia acordada numa boa de 6 a 7 horas entre um sono e outro, então tudo depende muito de que horas ela acorda de manhã, mas geralmente ela dorme por volta das 22h, sem estresse e sem briga, considero um pouco tarde, mas ela dormia muito bem a tarde então não tinha sono pra dormir mais cedo a noite. Sei que no mundo da maternidade não podemos cantar vitória que as coisas sempre podem mudar, mas aqui encerramos um ciclo com uma ótima experência de rotina.

Hoje percebo que fiz certo em não ceder às vontades dela, em ter me mantido firme e ter passado cada minuto esperando ela enfim adormecer. Não me arrependo dos passeios que deixei de fazer ou por muitas vezes vir mais cedo dos passeios pra casa, porque colhi e ainda estou colhendo os benefícios que a rotina nos trouxe, o sono continua fluindo cada vez mais naturalmente, sem precisar de tanto esforço, e toda transição que tenho feito com ela tem acontecido tranquilamente. E isso faz tudo valer a pena!

Agora estamos nos adaptando a nova realidade, ela não está querendo mais dormir a tarde, portanto estamos nos readaptando aos novos horários. Mas o fato é que com a rotina do sono estabelecida pode até mudar alguns detalhes, mas eu hoje tenho o controle não apenas da hora de dormir, mas de todo nosso dia também.

O que eu considero importante lembrar é que não existe apenas um jeito certo de rotina, cada família vai se adaptar confirme seu estilo de vida e com uma sequência particular de acontecimentos, o importante é definir qual será a rotina e implementar, com apciência e insistência. Tenho certeza que os esforços valerão a pena!

367

Bjs,

Paula

Deixe um comentário

