O QUE O DESENHO/RABISCO DO SEU FILHO DIZ SOBRE A PERSONALIDADE E A VIDA DELE!

SENTA QUE LÁ VEM INFORMAÇÃO

O post de hoje é super legal e IMPORTANTE. Logo cedo as crianças vão desde a chupar e tentar comer os lápis de cera para depois fazerem rabiscos e por fim se tornarem desenhos reais…

Além de ser uma excelente maneira de aprendizado o desenho também diz muito sobre a personalidade da criança, seus medos, temores, como é sua vida etc… Minha mãe é professora aposentada e sempre deu aula para crianças, ela sempre comentou que sabia a real condição (financeira, amorosa, problemas) da família através dos desenhos e redações dos pequenos.

Em meio àquela obra de arte vem também a realidade. Por isso hoje, após INTENSIVA PESQUISA hahahaha vou contar para vocês o que certo tipos de desenhos e rabiscos dizem sobre a criança. VAMOS LÁ:

Traços e formas geométricas:  Repare se o traço do seu filho é fraco, quase invisível. Pode ser insegurança. Agora, se ele faz um traço exageradamente forte e repete demais as mesmas formas, pode representar angústia ou uma personalidade forte.

Como agir: Elogie e estimule seu filho a expressar emoções (alegria, raiva, tristeza…).

desenho marilia

Olhem este desenho da Marília, que segundo ela é uma boneca rs. Traços fortes, repetitivos = personalidade super forte e angústia. Coincidência ou não, desenho feito 1 dia após sair da internação, ainda com medo e doente.

Temas frequentes – Há crianças que adoram contos de fadas e animações, mas mesmo assim dá para identificar emoções nesses desenhos, como raiva demais ou revolta. E, se o pequeno só desenha luta, também pode ser por conflitos que vive.

Como agir: O ideal é conversar com a professora e com ele, mas pode ser normal.

Cenas Irreais – Desenhar gente voando, casa sem telhado, gente sem cabeça e outras situações fora da realidade com freqüência é motivo de atenção. E os pequenos que desenham e apagam várias vezes, provavelmente são inseguros e perfeccionistas.

Como agir: Não cobre e nem critique a criança.

Membros do corpo – Esquecer pernas e braços merece atenção. Braço é independência e perna, afetividade. Se desenha sempre os órgãos sexuais à mostra, pode ser problema, como abuso.

desenho marilia 2

Tá difícil ver, apesar de eu ter feito a casinha e árvores, ela que foi montando a boneca, me pedindo: não esqueci peninha, baço etc…ou seja, ela está bem equilibrada nesse sentido, de afeição, carinho, atenção etc

Família: Estranhe se a criança NUNCA desenhar algum membro da família, principalmente se aquela pessoa é presente na vida dela e mesmo assim não faz parte do desenho. Pode indicar algum problema real de convivência ou até sensação de rejeição.

Como agir: Conversar muito com seu filho e procurar ajuda profissional.

desenho marilia 4

Achei fofo que nesta pintura feita na escola, ela fez questão e pediu para a professora para fazer 3 mãozinhas (que seria MAMÃE, PAPAI E ELA) rs rs….

PARTICULARIDADES DOS RABISCOS E DESENHOS, O INCONSCIENTE FALA ATRAVÉS DELES:

Posição do desenho – Todo desenho na parte superior do papel, está relacionado com a cabeça, o intelecto, a imaginação, a curiosidade e o desejo de descobrir coisas novas. A parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades físicas e materiais que pode ter a criança. O lado esquerdo indica pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro. Se o desenho se situa no centro do papel, representa o momento atual.

desenho marilia

Mais uma vez, desenho no centro, mostrando situação ATUAL. E como traços foram muito fortes, da mesma cor, demonstrando a angústia dela, visto desenho ter sido feito após a internação no hospital.

Dimensões do desenho –  Os desenhos com formas grandes mostram certa segurança, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas por crianças que normalmente precisam de pouco espaço para se expressar. Podem também sugerir uma criança reflexiva, ou com falta de confiança.

desenho marilia 6

Os desenhos da Marília sempre são traços e cores fortes, demonstrando essa personalidade forte que ela realmente tem.

Traços do desenho –  Os contínuos, sem interrupções, parecem denotar um espírito dócil, enquanto o apagado ou falhado, pode revelar uma criança um pouco insegura e impulsiva.

A pressão do desenho Uma boa pressão indica entusiasmo e vontade. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existirá, enquanto as mais superficiais demonstra falta de vontade ou fadiga física.

As cores do desenho O vermelho representa a vida, o ardor, o ativo; o amarelo, a curiosidade e alegria de viver; o laranja, necessidade de contato social e público, impaciência; o azul, a paz e a tranquilidade; o verde, certa maturidade, sensibilidade e intuição; o negro representa o inconsciente; o marrom, planejamento. É necessário acrescentar que o desenho de uma só cor, pode denotar preguiça ou falta de motivação.

desneho marilia 7

Os desenhos dela são quase sempre de uma COR SÓ…e muitos com cores vivas, especialmente o VERMELHO. Ela gosta muito. O que significa uma criança muito ativa, o que realmente é, mas também falta motivação e preguiça para atividade da PINTURA, o que no caso dela, é absolutamente verdadeiro. Ela não gosta muito, ao contrário de aula de música e dança por exemplo, que ela ama.

Desenhar órgãos sexuais, personagens apanhando ou sofrendo pode indicar abuso sexual e até mesmo violência doméstica ou escolar. FIQUEM ATENTAS. 

FONTE: Mais informações nesse post da M de Mulher: AQUI! E nesse post do GUIA INFANTIL.COM, AQUI!

“Esses tipos de interpretação são apenas uma ideia dentro do grande mundo que é o desenho e imaginação infantil. Não devemos generalizá-los. Cada criança é um mundo, assim como as regras de interpretação do desenho infantil. Se alguma coisa te preocupa no seu filho, e se for necessário, busque um especialista.”

REITERO AQUI QUE APESAR DE INDÍCIOS E INFORMAÇÕES, SOMENTE UM PROFISSIONAL, OU SEJA UM ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA INFANTIL, PODERÁ DAR UMA OPINIÃO E DIAGNÓSTICO FINAL SOBRE O ASSUNTO APÓS ANALISAR O CASO E O HISTÓRICO FAMILIAR. CASO ALGUM DESENHO DO SEU FILHO A DEIXE PREOCUPADA OU COM DÚVIDAS NÃO DEIXE NUNCA DE PROCURAR AJUDA E UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s