A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA OS BEBÊS

imageDentre os muitos assuntos aos quais somos apresentadas quando iniciamos no universo materno, um dos que me chamou bastante atenção foi quanto a importância de se criar uma rotina para o bebê. Na verdade tudo me pareceu meio mágico, era só estabelecer uma rotina e BIMPA meu bebê funcionaria como um reloginho!

Na verdade na pratica não é tão mágico assim, mas a persistência leva a um bom resultado!

Vamos entender como funciona…

Estabelecer uma rotina nada mais é do que criar uma sequencia para as ações essenciais que deverão acontecer ao longo do dia: refeições, brincadeiras, banho, sono, etc.

Vamos pensar como um bebê que acaba de sair do aconchego do útero materno para vir habitar esse mundo desconhecido. Ele não sabe como será sua vida, não sabe se terá alguém para satisfazer suas necessidades, ele está inseguro com sua nova condição, e é aí que entra a rotina, tornando o ambiente previsível e proporcionando no bebê a autoconfiança  e segurança, pois a medida que a vivência do dia-a-dia ganha uma ordem para acontecer o bebê se sentirá mais tranquilo sabendo o que está por vir após cada atividade,  menos ansioso pois saberá que suas necessidades serão atendidas e mais confiante no mundo a sua volta.

A adoção da rotina desenvolve bons hábitos, por esta razão quanto antes for implantada, melhor. Mas atenção: ‘seu bebê não entrará na rotina como um passe de mágica!” Rotina requer repetição, persistência e paciência.

Mas e você deve estar se perguntando: por onde devo começar?

Minha dica é: COMECE PELO RITUAL DO SONO.

Quando um bebê dorme bem, as demais coisas devem acontecer como consequência de uma noite bem dormida, e vamos combinar que não é só pro bebê que funciona assim não é mesmo?

O sono é um fator importantíssimo para o desenvolvimento infantil, além de influenciar diretamente no bem estar da família. Tomar um bom banho e entrar num clima mais tranquilo, com brincadeiras mais calmas, ler um livro, pode ser uma ótima sequência para o bebê entender que a hora de dormir está chegando. Após uma boa noite de sono ele estará bem humorado o que facilitará a aceitação de novas atividades à rotina.

Os especialistas defendem a ideia de que a rotina ajudar a criar limites e  ensina um comportamento positivo e responsável nos bebês que o acompanhará por toda infância e vida adulta. Em contrapartida a falta dela pode desencadear problemas nos padrões alimentares, no sono e no comportamento em geral, além do que se estabelecida já com a criança um pouco maior pode gerar um impacto negativo no temperamento da criança, inclusive com atitudes de rebeldia.

Outro ponto positivo que a rotina apresenta é a diminuição dos conflitos, claro que criança gosta de contrariar e testar nossos limites, mas conhecendo sua rotina e sabendo qual será a próxima atividade, ela poderá até tentar escapar de alguma delas mas sabe que a chance de não conseguir será enorme.

Bjs,

Paula de Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s