DICAS AMAMENTAÇÃO

AMAMENTAÇÃO é uma daquelas coisas da maternidade em que achamos que tudo vai ser flores, que simplesmente vamos pegar nosso bebê no colo e ele vai saber mamar corretamente como nos filmes e propagandas que vemos.

1520719_653587224700620_172853591_n

Augusto tomando seu “Tetê” durante uma festa de aniversário.

Engraçado que ninguém te conta antes de você estar com seu filho no braço o quanto é difícil. Ninguém te explica que você deve pedir toda ajuda possível enquanto estiver no hospital ou mesmo depois disso. Ninguém te explica que mesmo que o bebê esteja mamando talvez não esteja tudo certo assim, principalmente se você sentir muita dor ao amamentar. E não, não é feio pedir ajuda. Pelo contrário, VOCÊ DEVE SIM PEDIR AJUDA. Infelizmente não existem bancos de leite em todas as cidades, e muitos pediatras não estão dispostos a ajudar na amamentação, nem mesmo se preocupam em analisar se a pega do bebê está correta. Mas felizmente hoje em dia existem grupos virtuais que ajudam e muito no início da amamentação, ou mesmo depois no decorrer da amamentação com dicas preciosas, empoderamento e principalmente com apoio, que é algo imprescindível nesse momento.

Um grupo que eu gosto muito e indiquei para várias amigas minhas é o ALEITAMENTO MATERNO SOLIDÁRIO que é administrado pela querida Simone de Carvalho com muito carinho. Nesse grupo existe vários artigos sobre amamentação e dicas preciosas que levam ao empoderamento das mamães. Muitas das dicas de hoje eu aprendi no contato nesse grupo. Se tiverem dúvidas a respeito desse assunto ou qualquer dificuldade com a amamentação entrem no grupo que as meninas irão orientar adequadamente sobre o assunto.

Então vamos as dicas que me ajudaram e muito no aleitamento do Guto.

1. CONFIE NA SUA CAPACIDADE DE SUPRIR O SEU BEBÊ.

Essa talvez seja a dica mais importante, confie que você pode sim nutrir seu bebê somente com o leite materno. Você o alimentou em seu ventre e pode continuar nutrindo somente com o seu leite. No início da amamentação sempre nos perguntamos se o bebê está satisfeito, até mesmo porque é comum e normal eles chorarem bastantes e todos a nossa volta sempre tem o palpite de que é fome, e já começam a dizer que seu leite é fraco entre outras besteiras. Tampe os ouvidos, esqueça tudo que falam e amamente seu bebê. CONFIE EM VOCÊ E NA SUA CAPACIDADE DE NUTRIR.

2. CONFIRA SE A PEGA DO BEBÊ ESTÁ CORRETA.

Pega-correta

Como fazer a pega correta. Imagem: Google

A “pega correta”é  uma das chaves do sucesso na amamentação.  A pega correta é quando o bebê abocanha quase toda a auréola formando uma boquinha de peixinho, o que permite fazer movimentos ritmados com a língua, sugando o leite de forma mais eficiente. Se a pega estar correta, a mãe não sentira dor ao amamentar. Por isso é fundamental se preocupar com “a pega” do bebê.

Aqui aconteceu do Augusto chorar super pouco no hospital, eu achava que estava arrasando na pega, pois não tive problemas enquanto estive no hospital, por isso nem pedi ajuda as enfermeiras nem nada assim. Chegando em casa o caos reinou. Augusto chorava de meia em meia hora e parecia não conseguir mamar direito. Meu peito começou a empedrar e logo surgiram os conselhos de dar leite artificial. Se não fosse uma amiga médica a quem pedi ajuda não teria consertado “a pega”e talvez não tivesse sucesso na amamentação.

3. AMAMENTE EM LIVRE DEMANDA

Esqueça o relógio, esqueça os inúmeros aplicativos para cronometrar quanto tempo o bebê mamou. Deixe que o bebê mame o tempo que quiser o quanto quiser. O estômago dos bebês é muito pequeno, sendo esvaziado rapidamente, o que faz com que eles voltem a ter fome rapidamente, como podemos ver na imagem abaixo:

1(6)

Imagem: Google

4. TOME BASTANTE LÍQUIDOS

Ingerir bastante líquido é fundamental para a produção de leite. Deixe sempre por perto uma garrafinha de água para que possa tomar enquanto amamenta. O ideal é que uma mãe que amamenta deve consumir cerca de 3 litros de água por dia.

5. SE ALIMENTE CORRETAMENTE

1009

A dieta da mãe que amamenta deve ser variada e rica em frutas e legumes.

A amamentação pode consumir até 700 calorias por dia, por isso é fundamental que a mãe tenha uma dieta balanceada e com calorias adequadas para dar conta de amamentar. Não é hora de pensar em dietas para emagrecer e sim em uma dieta saudável pensada para dar nutrientes tanto para a mãe quanto para o bebê. O recomendável é qua a mãe siga uma dieta com cerca de 1.600 calorias por dia. Dê preferência a frutas, legumes e grãos integrais.

6. NÃO SE APEGUE AO PESO DO BEBÊ

Qual mãe não fica doida quando o bebê não se adequa aos padrões pré estabelecidos? É normal nos preocuparmos, mas também é normal que bebês amamentados exclusivamente no seio fiquem abaixo da escala considerado normal pela idade. O peso deve ser somado a inúmeros outros fatores para se saber se existe algo com o que se preocupar. Desde que o bebê se desenvolva de maneira saudável o baixo peso isoladamente não é algo que deva preocupar a mãe. E se o pediatra recomendou leite artificial com esse argumento procure outro que apoie a amamentação.

7. USE COPINHO OU SERINGAS SE FOR NECESSÁRIO DAR LEITE AO BEBÊ NA AUSÊNCIA DA MÃE

Se for necessário se ausentar e deixar o bebê, principalmente se for voltar a trabalhar, peça que ministrem o leite materno através de copinhos ou seringas. O uso de mamadeiras pode causar confusão de bico e fazer com o bebê largue o seio precocemente.

8. TAMPE OS OUVIDOS PARA COMENTÁRIOS

Quem amamentou sabe bem a quantidade absurda de comentários que escutamos, desde o “leite é fraco” até “nossa ele já ta grande pra mamar”. O negócio é fingir que não ouviu e fazer cara de alface, porque senão ficamos doida ou perdemos todos os amigos, rsrs. Não ligue para comentários maldosos e continue amamentando normalmente seu bebê.

Espero que tenham gostado das dicas sobre amamentação. Lembrando que segundo a OMS a amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses de idade e continuar até os 2 anos ou mais.

Se tiverem dúvidas a respeito do assunto procurem ajuda. Amamentar é um ato de amor e faz muito bem tanto para mãe quanto para o bebê. Se empodere e viva a AMAMENTAÇÃO.

Bjs,

Ari

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s