O DESMAME DO GUTO

É com muita alegria que hoje venho dividir com vocês o relato do desmame do Guto.

Hoje fazem 15 dias desde a última vez que ele mamou… com seus 2 anos e 27 dias! Acho que posso dizer que ele está oficialmente desmamado!

1450207_767908976555876_1023467412_n

Certamente sentirei saudades desses momentos.

Mas o desmame do Guto não foi fácil e nem aconteceu da noite pro dia. Mesmo não sendo fácil foi algo gradual e penso que foi bem natural todo o processo.

Então comecemos a história do inicio né? Rsrs.

Augusto mamou em livre demanda até 1 ano e 6 meses. Sempre que queria tinha seu tetezinho disponível. Ele não tomou mamadeira por opção minha e até essa idade o meu era o único leite que ele tomava, até porque ele também teve APLV e eu não queria oferecer esses leites que todo mundo fala que tem gosto muito ruim além de serem super caros, apesar dos inúmeros palpites que não sustentava, que ele precisava de complemento, blá blá blá, fiz me de surda e segui naquilo que acreditava.

Quando ele estava com 1 ano e 6 meses eu achei que já estava na hora de espaçar as mamadas e oferecer a ele outras possibilidades de alimentos no lugar. A livre demanda foi ficando para trás…ele mamava quando acordava de manhã, após o almoço pra tirar sua sonequinha e de noite pra dormir. E apesar de achar que seria um drama, que ele iria chorar e que no fim eu voltaria atrás porque não aguentaria ver ele chorando, não foi assim…acho que no fim ele estava tão preparado quanto eu. O máximo que acontecia era ele pedir, mas quando eu dizia que ele teria que almoçar primeiro ou que estava na hora do lanche ele aceitava de boa e ia brincar com alguma coisa.

Passado uns 2 meses, resolvi que tiraria a mamada do almoço pois queria que ele começasse a dormir sem mim, sem mamar pois logo estaria indo pra escolinha. Confesso que essa foi um das mais difíceis. Ele custava a adormecer e muitas vezes chorava fazendo com que eu cedesse e oferecesse o peito, pois não queria que fosse de forma alguma traumático pra ele. Com muita paciência ele foi aceitando dormir sem o peito a tarde, tomava leites variados como de arroz, amêndoas ou mesmo um suco e dormia deitado sozinho, rsrs…

Foi passando o tempo e aos poucos fui tirando a mamada da noite. Essa foi sem dúvidas a mais difícil, pois mamando ele adormecia em poucos segundos e até hoje demora um pouco pra dormir só! Fico mais ou menos 1 hora pra conseguir que ele durma, rsrs… mas mesmo tendo sido a mais difícil ele não chorou, nem nada…só ficava inquieto pra dormir, uma vez que nunca gostou de dormir sendo ninado…ele é do tipo de criança que dorme sozinho, não gosta de ser embalado sabem…rsrs…ele fica lá girando e girando na cama até que de uma hora pra outra dorme…mas é preciso ter alguém com ele no quarto.

Depois que consegui tirar o peito de antes de dormir me senti bem mais leve, porque eu mal tinha coragem de sair e deixar ele porque até então ele só dormia comigo, mamando. A partir dai fiquei mais tranquila até em deixar ele com os avós para que vez ou outra eu pudesse sair a noite…o que já é um mega adianto na vida né meninas? rsrs

Acho que isso aconteceu quando Augusto tinha 1.9/1.10 mais ou menos…e depois disso ficamos com a mamada ao acordar…eu não me importava de forma alguma em dar essa mamada…rsrs…até gostava que ainda tínhamos esse vínculo. Mesmo que muitas vezes me sentisse cansada e que tivesse dias que tudo que eu queria era que ele não mamasse eu amava aquele nosso momento…olhar em seus pequeninos olhos e ver ali toda a felicidade e amor em partilharmos aquele momento.

Com o tempo ele mesmo pulava alguns dias….tinha dia que simplesmente acordava e descia, começava a brincar e nem pedia peito e assim foi….um dia mamando, o outro não…outro também não…até que eu percebi que ele estava pronto…assim como eu estava!

Percebi que tinha acabado aquele nosso vínculo mas que ainda existiriam outros é claro…sempre existirão.

Olho pra trás e me sinto realizada e feliz, porque sei que ele não sofreu, que foi natural e gradual tanto pra ele quanto pra mim.

467993_657987530881355_1056237561_o

Uma das fotos mais lindas que tenho desses nossos momentos.

 

O último dia que ele mamou foi na manhã do natal e antes disso já tinha 10 dias que ele não mamava….e mesmo nesse dia vi que ele mamou só pelo costume…só pra me ter por perto, só por brincadeira e nesse dia ele me mordeu, rsrs…em 2 anos ele nunca havia me mordido e nesse ele me mordeu…não briguei nem nada…só deixei que ele terminasse seu último tetê em paz.

E assim foi…hoje ele vê e beija meus seios, fala obrigada e diz “acabou né mamãe?” e eu digo que sim, rsrs e falo que ele pode fazer carinho se quiser.

Sei que muitas crianças e as mamães sofrem com esse processo. Pra vocês mamães eu digo: tenham calma, tenham paciência…o processo de desmame deve ser algo natural e gradual pra que nem você nem seus pequenos sofram. Só você pode saber qual o momento certo. Eu penso que a amamentação deve ser levada adiante até quando mãe e filho se beneficiem e se sintam bem com aquilo… e se você acha que está na hora comece aos poucos, limitando as mamadas…se tiver que voltar atrás e ceder…se perceber que não era a hora certa, volte…não se importe com que os outros pensam… as únicas pessoas que importam nesse processo são: VOCÊ E SEU FILHO!

,Desde que ele nasceu eu tinha vontade de amamentar até seus 2 aninhos ou mais.

2 opiniões sobre “O DESMAME DO GUTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s