BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE – Dicas para divertir a garotada sem precisar de tecnologia e de binquedos caros

Apresentação1

Nós pais, temos o péssimo hábito de pensar que as crianças precisam de brinquedos caros para brincar. Eu, por exemplo já pude constatar aqui em casa que nem sempre é assim, muitas vezes compramos o brinquedo que juramos ser a sensação do momento e a Lara nem dá bola. Isso sem entrar no quesito grana curta, nem se fala então no que diz respeito ao consumismo desenfreado.

Fato é que ainda não inventaram nada mais divertido que as brincadeiras que não precisam de brinquedos. Olha só que maravilha, as brincadeiras mais divertidas precisam de pessoas dispostas a brincar e estreitar laços entre si, o que é um ganho sem igual, principalmente quando falamos de relacionamento entre pais e filhos.

Pensando nas férias da garotada e na diversão em família, trouxe uma seleção de brincadeiras que não precisam de tecnologia e muito menos de gastar uma grana comprando brinquedos caros, podemos improvisar muitas coisas com o que já temos em casa. Algumas brincadeiras são individuais entre pais e filhos, e outras que permitem chamar os amiguinhos, primos e os vizinhos para animar ainda mais. Uma sugestão é combinar com os pais dos amigos que cada final de semana a reunião da criançada seja em uma casa, assim os pais também podem tirar uma folguinha.

Vamos brincar?

serraSERRA, SERRA, SERRADOR: Coloque o bebê sentado no colo de frente pra você e faça movimentos para frente e para trás, cantando:

Serra, serra, serrador. Serra o papo do vovô. Quantas tábuas já serrou?

No final da música faz algum movimento engraçado, como cócegas ou levantar o bebe para o alto.

ONDE ESTA

ONDE ESTÁ: Essa brincadeira ajuda o bebe a descobrir partes do corpo e a assimilar mais vocabulários, mesmo que ele ainda não fale, certamente se lembrará do nome quando começar as primeiras palavras. Faça perguntas como:Onde está o nariz? Onde está o pé? Onde está a mão? Onde está o cachorro?

sabão

BOLINHA DE SABÃO: um copo com água, sabão e um canudinho e pronto! As crianças menores adoram sair estourando as bolinhas. Já para os mais grandinhos podem eles mesmo fazer as bolinhas, podem fazer um desafio de quem faz a maior bola, ou após a bola já estar no ar, podem assoprar para evitar de cair no chão. Ganha aquele que conseguir manter a bolinha no ar por mais tempo.

sombra1

SOMBRA COM AS MÃOS: Em um ambiente escuro, acenda um abajur voltado para a parede, agora é só posicionar as mãos em frente a luz e ver a imagem projetada. Os pequenos ficarão intrigados com as imagens refletindo na parede e para as crianças maiores, eles mesmos podem tentar fazer alguma imagem com as mãos. Se você possui uma lanterna essa ideia pode ser muito útil em noites com queda de energia, ou também aproveitando a dica de montar uma cabana.

PIQUE

PIQUENIQUE: Transforme o lanche da tarde num delicioso piquenique com os(as) bonecos(as). Vocês podem sair de casa ou não, se tiver um espaço em casa ao ar livre também pode ser legal, ou até mesmo no chão da sala. Essa brincadeira é bacana porque também serve como incentivo para a galeria ruim de garfo que literalmente vão comer brincando.

DESENHAR

DESENHAR: Esse é um passatempo tão comum, que com certeza você e seu filho já brincaram várias vezes. Mas brincadeira pode ganhar uma cara nova e mais atraente, basta prender um pedaço grande de cartolina ou papelão com uma fita adesiva no chão ou na parede, e deixar fluir a criatividade, mas só cole a cartolina em superfícies que possam ser riscadas, afinal nós sabemos bem como são essas ferinhas, sempre acabam excedendo o papel. É legal também se caso você tiver em casa uma caixa que seu filho possa entrar e consiga desenhar dentro da caixa.

COLAGEM

COLAGEM: Pegue algumas folhas em branco ou não, use jornais e revistas velhas, cortem as figuras e montem a obra de arte, pode ser um desenho abstrato, ou então preencher algum desenho como se estivessem colorindo. Sempre muito atento a tesoura que deve ser sem ponta e mesmo assim dependendo a idade a tesoura sempre na mão do papai e/ou da mamãe.

EM QUE MÃO

EM QUE MÃO ESTÁ: Pegue algum objeto pequeno que caiba na sua mão fechada, coloque  as mãos para trás, esconda o objeto em uma das mãos e peça para a criança adivinhar onde está, se ela acertar é ela quem esconderá o objeto para você tentar adivinhar e se ela errar, você continua escondendo até que ela acerte.

b2cabana

MONTAR CABANA: Basta pegar um lençol ou cobertor e decidir um lugar onde apoiá-los. Quando a cabana estiver pronta, façam jogos, piquenique, conte histórias, e o que mais a imaginação mandar, se for a noite é legal utilizar uma lanterna, se a cabana for bem confortável pode rolar até um acampamento e dormirem por ali mesmo.

BOLICHE

BOLICHE: Garrafas vazias, ou rolos de papel podem ser os pinos, a bola pode ser meias enroladas. Com os menores apenas derrubas os pinos já garante a diversão, com os maiores pode rolar uma competição. você pode destacar os pinos com cores diferentes, amarrando fitas ou fazendo algum sinal, cada cor ou sinal corresponde a uma pontuação. Para aumentar o nível de dificuldade você pode também colocar um pouco de arroz, feijão, milho dentro das garrafas. Neste mesmo raciocínio você poderá brincar também de arremessar argolar para tentar acertar as garrafas.

rodaCANTIGAS: Musicas são fascinantes. Você pode cantar desde as músicas que exigem coreografia, como por exemplo:

Palma, palma, palma. Pé, pé, pé. Roda, roda, roda caranguejo peixe é!

Cabeça, ombro, perna e pé, perna e pé. Olhos, ouvidos, boca e nariz. Cabeça, ombro, perna é pé, perna e pé.

Escravos de Jó, jogavam caxangá. Tira, põe, deixa ficar. Guerreiros com guerreiros fazem zig zig zá.

Como também as cantigas de roda, como:

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volte e meia vamos dar. O anel que tu me deste era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou. Por isso … entre dentro dessa roda, diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora.

Roda cotia, de noite, de dia, o galo cantou e a casa caiu.

Importante: esqueça os DVD’s, o barato é cantar, relembrar a nossa infância.

elefantinho

ELEFANTINHO COLORIDO: Uma pessoa fica a frente dos demais e fala: ELEFANTINHO COLORIDO. O grupo pergunta: que cor? E ele fala uma cor qualquer. Em seguida todos devem correr para tocar um objeto com a cor selecionada.

estatuaESTÁTUA: Uma pessoa deve colocar uma música para tocar, todos devem dançar, até ele grite: ESTÁTUA! Quando devem parar imediatamente na posição em que estiver no momento. O ultimo a se mexer ganha e vira o líder da brincadeira.

morto

MORTO OU VIVO: Uma pessoa deve ser o líder e ficar a frente do grupo, quando o líder disser vivo todos ficam de pé, quando disser morto todos devem se abaixar, para a brincadeira ficar mais emocionante ele poderá falar rápido para confundir o grupo, quem errar vai saindo da brincadeira e o último que errar se torna o líder e ficará a frente do grupo.

mestreSEU MESTRE MANDOU: Uma pessoa deve ser o mestre, que irá dar alguns comandos, como por exemplo: por a mão na cabeça, mostrar a língua, imitar um macaco, enfim o que a criatividade mandar. Depois de alguns comandos troca-se o mestre e começa tudo outras vez.

quente

QUENTE OU FRIO: Escolha um objeto que deverá ser escondido, pode ser dentro de casa ou também em um ambiente externo, após esconder a criança deve sair procurar o objeto, a medida que ela se aproxima do local onde o objeto está escondido você fala: quente. E a medida em que se afasta do objeto você fala: frio. Quando encontrar o objeto é ele quem irá esconder para você procurar.

caça

CAÇA AO TESOURO: Basta escrever pequenas pistas para seu filho encontrar o tesouro perdido e espalhar as pistas pela casa. O tesouro pode ser alguma coisa que seu filho goste de comer, para os maiores até mesmo umas moedinhas para colocar no cofrinho.

banda

MONTAR UMA BANDA: Pegue algumas latas e baldes, o batuque pode ser feito com as mãos ou com talher de madeira. Você poderá também aproveitar a dica da reciclagem para criar algum instrumento, podendo personalizar do jeito que a garotada quiser, assim a brincadeira ficará completa.

mimicaMÍMICA: Você deverá fazer algum movimento imitando animais, ou até mesmo alguma pessoa, instrumento, ou que lhe vier a cabeça e pedir que seu filho adivinhe,  depois será a sua vez de adivinhar.

bcordaPULAR CORDA: Uma das melhores lembranças da infância, basta relembrar as músicas:

Um homem bateu em minha porta e eu, abri. Senhoras e senhores põe a mão no chão. Senhoras e senhores pulem num pé só. Senhoras e senhores dê uma rodadinha, e vá pro olho da rua.

Com quem você pretende se casar? Loiro, moreno, careca, cabeludo, rei, capitão, polícia ou ladrão?

Suco gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado? A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z.

escondeESCONDE ESCONDE: Essa é para todas as idades, e pode começar com simples esconde esconde atrás de uma fraldinha de boca. Mas pra garotada maior deve escolher um jogador que ira fazer a contagem do tempo, enquanto os demais jogadores correm pra se esconder. Ao terminar a contagem ele deve sair procurar os participantes. O primeiro participante a ser encontrado, será aquele que irá fazer a contagem do tempo pros demais se esconderem.

bamarelinhaAMARELINHA: Se você tiver um espaço legal em casa, e que possa ser riscado seria legal fazer como antigamente, faz a risca da amarelinha, e joga a pedra num quadrado, onde a pedrinha cair não pode pisar, tem que passar por todos os quadrados e na volta se abaixar num pé só pegar a pedrinha e terminar o percurso. Pra quem não tem esse espaço e tiver peças de tatame em EVA também da pra improvisar com elas.

bcela

PULA SELA: Os participantes devem ficar em fila, com um bom espaço de distancia uns dos outros,  quem estiver na fila deve ficar com as costas curvadas apoiando as mãos nos joelhos, quem fica de fora começa a saltar uns sobre os outros, apoiando as mãos nas costas do participante.

telefoneTELEFONE SEM FIO: Os participantes devem sentar em circulo ou fila. A primeira pessoa deve criar uma frase e cochichar a frase no ouvido de quem está ao seu lado que deve fazer o mesmo, até chegar ao último da fila que deverá dizer para todos ouvirem qual é a frase pra ver se é a mesma frase inicial.

b2correCORRE COTIA: Os participantes devem sentar em circulo, apenas uma pessoa deve ficar em pé fora da roda, com um lenço na mão ele andará lentamente em volta do circulo enquanto os outros cantam: corre cotia na casa da tia, corre cipó na casa da avó. Lencinho na mão caiu no chão. Moça bonita do meu coração. No meio da música o participante deixa cair o lenço atrás de um jogador, que ao perceber que o lenço está atrás dele começa a perseguição ao pegador que deve correr para ocupar o lugar vago no círculo. Se for apanhado antes de chegar ao lugar vazio, ele deverá ser o pegador novamente, caso contrario o que perdeu o lugar no círculo deverá ser o pegador.

reci

RECICLAGEM: Pegue algumas embalagens de lixo reciclável e tente montar algum brinquedo, instrumento, porta objetos, enfeites, e o que mais a imaginação mandar com o seu filho. Decore e personalize de acordo com o gosto do seu filho. Caso queira apelar para a internet vocês poderão encontrar várias opções do que fazer.

massinhaMASSINHA DE MODELAR: Você poderá fazer a própria massinha de modelar, basta misturar 2 xícaras de chá de farinha de trigo, meia xícara de água e meia xícara de sal, amasse bem com as mãos até sentir que está na consistência boa para modelar, se necessário adicione um pouco mais de água. Para dar cor às massinhas você pode misturar um pouquinho de anilina ou tinta guache diluídas na receita.

ori

ORIGAMI: Se você tem essa habilidade será ótimo para desenvolver a criatividade, paciência e coordenação motora do seu filho. Pássaros, cata vento, flores, tem até dedóches que são uma gracinha e podem gerar um teatrinho bem bacana. Mas se você não tem tanta habilidade, assim como eu pode se arriscar no barquinho, avião e chapéu, rsrsrs. Garanto que trarão bons resultados também.

coelhinho

COELHINHO SAI DA TOCA: Os participantes são divididos em dois (ou mais, conforme numero de participantes) grupos de 3, 2 pessoas de mãos dadas e uma pessoa no meio da “roda” do lado de fora fica o coelhinho perdido. Ao dar o sinal: “Coelhinho sai da toca” todos os coelhinhos devem sair em busca de uma nova toca, quem não conseguir entrar fica no centro esperando outra oportunidade.

carroCOR DO CARRO: Essa é ótima quando estamos na rua com as crianças e temos aguardar por alguma coisa. E também pode funcionar durante as viagens. Basta tentar adivinhar qual é a cor do próximo carro que irá passar.

jogo

JOGO DA VELHA: Desenhe duas linhas verticais e duas horizontais, um participante usa o símbolo X e o outro O, vence o jogar que conseguir formar uma linha com 3 símbolos iguais. Para dificultar e também aumentar a emoção do jogo você também criar mais espaços a serem preenchido, basta traçar a linha vertical maior e cortar com mais linhas na horizontal.

mãe

MÃE DE RUA: Escolha um participante para ser a MÃE, com um giz desenhe duas riscas paralelas com uns 2 metros de distância entre elas, o lado de dentro da risca é a rua e o lado de fora são as calçadas. Forma-se 2 times e cada um fica de um lado da calçada. A MÃE fica no centro, ou seja, na rua. O objetivo é atravessar de um lado para o outro sem ser apanhado pela MÃE, vence a equipe que ficar com maior número de jogadores.

quem sou eu

QUEM SOU EU: Cada participante deve escrever o nome de um personagem ou animal em um pedaço de papel e colocar em um saco para ser sorteado. Todos deverão sortear um papel. Quem sortear deverá imitar o que está escrito no papel, ganha quem adivinhar.

dançaDANÇA DA CADEIRA: Coloque cadeiras em circulo de modo que o numero de cadeira seja menor do que a quantidade de participantes, alguém deverá colocar uma música para tocar, quando o música para, cada um deverá ocupar um lugar. Quem ficar de pé sai da brincadeira.

stop

STOP: Essa é para quem já sabe escrever. Basta pegar um papel e caneta decidir um conjunto de temas, por exemplo: nome, cidade, carro, cor, novela, animal e o que mais for combinado. Faz-se o sorteio de uma letra, iniciando com a letra sorteada os jogadores deverão preencher os temas definidos, até que o primeiro que terminar diga STOP, soma-se os pontos, cada acerto vale 10 pontos e respostas iguais 5 pontos.

caixa

CAIXA MISTERIOSA: É só pegar uma caixa, escolher um objeto e então os participantes deverão adivinhar o que tem dentro da caixa. Ou então poderá vendar o participantes e entregar-lhe o objeto nas mãos para que adivinhe o que é.

anelPASSA ANEL: Peque um anel e junte as mãos, peça para as crianças também ficarem de mãos juntas, vá passando suas mãos entre as mãos dos participantes e deixe o anel cair em uma das mãos. Ao final escolha alguém do grupo para tentar adivinhar com quem está o anel.

chara

O QUE É O QUE É: Além das charadas já existentes e conhecidas você e seu filho podem formar as próprias charadas. Podem também contar piadas e histórias engraçadas.

“O que é o que é que corre em pé e cai deitado? (A chuva)”

travaTRAVA A LÍNGUA: Esse jogo garante muitas risadas.

O rato roeu a roupa do rei de Roma.

Três pratos de trigo, para três tigres tristes.

 bbetsBETS: Precisa-se de 2 times com 2 pessoas, uma dupla são os rebatedores e a outra os lançadores. No chão desenhe dois círculos com mais ou menos uns 8m de distância um do outro, onde serão as bases. A frente das bases ficam os rebatedores e atrás os lançadores. Os lançadores devem tentar derrubar a base oposta com uma bolinha de tênis, enquanto os rebatedores devem defender a base com um taco. Se o rebatedor acertar a bola, o lançador corre para buscá-la, enquanto isso os rebatedores correm entre as bases e batem os tacos quando se cruzam, cada batida vale um ponto. Se a base for derrubada os times trocam de posição.

queimadaQUEIMADA: Divida o campo em dois espaços do mesmo tamanho, divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um do time atira a bola em direção aos adversários, se alguém for atingido está fora do jogo. Ganha o time que conseguir eliminar todos os adversários.

pedraPEDRA, PAPEL E TESOURA: Dois participantes ficam um de frente para o outro, escondem aos mãos para trás e no sinal mostram um símbolo com a mão pedra (mão fechada), papel (mão aberta), tesoura (dedo indicar e médio estendido). Pedra quebra tesoura, tesoura corta o papel, papel embrulha a pedra.

alertaALERTA: Antes da brincadeira começar cada jogador escolhe um apelido, pode ser cor, fruta, enfim o que preferirem. Um jogador lança a bola par o alto e grita um dos apelidos dos participantes. quem teve o apelido falado deve correr para pegar a bola enquanto os demais participantes correm no sentido oposto. Ao agarrar a bola a criança deve gritar ALERTA, nesta hora os jogadores devem parar onde estão, o jogador com a bola pode dar 3 saltos e tentar acertar o participante que estiver mais próximo, se conseguir quem foi acertado ficará a frente para jogar a bola, se não conseguir ele mesmo deverá lançar.

Viram só quanta brincadeira legal? Isso sim é que é infância!

Além das brincadeiras citadas acima, ainda tem muitas outras, como: bambolê, peteca, dominó, jogos de tabuleiro, bola de gude, peão, pega varetas, forca, pula elástico, barbante, cabo de guerra, cinco marias, cabra cega, jogos com as mãos, muitas brincadeiras legais e que não precisam de brinquedos sofisticados, é só relembrar nossas brincadeiras de infância que certamente agradará a garotada.

Muitas dessas brincadeiras podem ser feitas tanto com os pequeninos quanto com as crianças maiores, basta adaptar algumas coisas e usar a criatividade, porque brincadeira, não tem idade!

Espero que tenham gostado das dicas…

BOA DIVERSÃO!

Bjs

Paula de Souza

Anúncios

Uma opinião sobre “BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE – Dicas para divertir a garotada sem precisar de tecnologia e de binquedos caros

  1. Republicou isso em e comentado:
    Olá meus queridos e queridas!!!!
    Correria aqui é matoooooo!!!
    Mas vamos lá!!!
    Achei esse post super interessante e gostaria de compartilhar com todos. Amei as brincadeiras sugeridas para nossos pequenos e de acordo com o que se lê, a faixa etária também vai avançando!!! Vale a pena lê!!! Nessa era tão digital em que as pessoas são verdadeiras ilhas, nossos pequenos não podem também sentir a frieza que os rodeia. Vamos ensinar nossos filhos a serem crianças, viverem de acordo com suas idades e tempo. Vamos ter mais contatos com nossos filhos, reservem um tempo para desfrutar da doce companhias deles!
    Abraços!!
    Esperem que aproveitem de verdade o post!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s