TESTE DA LINGUINHA SERÁ OBRIGATÓRIO A PARTIR DE 2015

image

Em Junho deste ano foi sancionado pela presidência da república a lei que torna obrigatório em todas as maternidades e hospitais o teste da linguinha em recém nascidos. Com essa aprovação o Brasil se torna o primeiro país a oferecer o teste.

O exame é simples e rápido e consiste em verificar possíveis alterações no frênulo que é a membrana que liga a parte inferior da língua com o assoalho da boca, mais conhecido como “língua presa”.

A “língua presa” é uma alteração comum que muitas vezes é ignorada, ela ocorre quando uma pequena porção de tecido que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebe na gravidez, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos. Com a aplicação deste teste é possível identificar essa limitação dos movimentos da língua, que são importantes para sugar, mastigar, engolir e falar.

O teste é simples e não dói, deve ser realizado por um profissional da área de saúde devidamente capacitado que deverá seguir um protocolo de avaliação, ele irá elevar a língua do bebe e observar o frênulo e também observará o bebe chorando e sugando. A avaliação permite o diagnóstico e o tratamento precoce, de modo a evitar possíveis dificuldades que o bebe pode ter já de início com a amamentação apresentando dificuldades de sucção.

Se o problema for identificado o bebe poderá passar por um “pique”, que nada mais é do que um pequeno corte no frênulo da língua, o procedimento é muito simples, não é necessário a internação da criança, pode ser feito no consultório com anestesia local.

Paula de Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s