A TEMIDA FASE DOS “PORQUES” E COMO LIDAR COM ELA

Outro dia conversando com uma amiga, ela me questionou se Guto já estava na fase dos ‘PORQUES’, e como ela deveria agir já que seu filhote de 2 anos e meio não para de perguntar o ‘PORQUE’ de tudo. Confesso que já tremi na base, pensando nas perguntas cabulosas que me aguardam e corri a pesquisar sobre o assunto, porque já quero estar preparada quando começar a escutar os “porquês”.

19062013224230_1371692550

A fase dos PORQUÊS!

Desde que nos tornamos pais, imaginamos como fazer e o que dizer quando chegar na fase dos porquês e das infinitas perguntas que os filhos nos fazem.

Porque o gato mia? Porque o cachorro late? Porque a amiguinha tem aquele brinquedo e eu não? Porque ela não tem pululu (assim que eu chamo o pênis do Guto, rsrs). De onde eu vim? O que acontece com quem morreu? Porque isso??? Porque aquilo? PORQUEEEEEEEE?????

Perguntas que começam inocentes como no desenho Show da Luna, tudo que eu mais queria era que ele só quisesse saber porque o gato mia e verde fora vermelho por dentro é a melancia, rsrs.

Mas não…ele vai perguntar de TUDO. E quando digo tudo, quero dizer TUDO mesmo, desde assuntos banais, e até mesmo sobre como são feitos os bebês e o que acontece com quem morre, etc. Por isso é preciso tomar muito cuidado com o que se diz e pensar bem em como responder para as crianças pequenas sem dizer mentiras.

De acordo com especialistas essa fase tem início por volta dos 2 anos e meio de idade até por volta dos 4 anos de idade, podendo claro iniciar antes ou um pouco após essa  idade. E começam com perguntas simples e cotidianas, mas a tendência minha querida amiga é que as perguntas fiquem cada vez mais cabulosas e embaraçosas conforme forem crescendo.

Esta fase é também chamada de período pré-operatório por Jean Piaget. É o período em que a criança é centrada em si mesma. não conseguindo colocar-se no lugar do outro, consegue fazer uso de simulações, o que dá inicio as brincadeiras de faz de conta e  não aceita a ideia do acaso, precisando de uma explicação coerente pra tudo o que dá inicio a fase dos PORQUÊS.

Fato é que não importa se seu filho lhe perguntou porque está chovendo ou como são feitos os bebês. O importante é que todas as perguntas deles tenham uma resposta simples, objetiva e verdadeira.

bia

Imagem: Google

Não vale mentir pro filho e inventar uma história como a cegonha por exemplo, mesmo que você julgue que ele não entenda, lembre-se de sempre dizer a verdade e tentar responder de forma clara. Uma boa dica é pesquisar livros sobre o tema e que possa ilustrar o assunto  de maneira mais lúdica e fácil para que a criança entenda.

Nessa fase da vida a criança está descobrindo o mundo e vira e mexe surge algo que não conhece, por isso ela busca os pais, ou pessoas de confiança para sanar suas dúvidas, por isso é importante que se diga sempre a verdade, para que as crianças saibam que podem confiar nos adultos que os cercam.

É importante salientar aos demais cuidadores das crianças para que não mintam para elas. Se não souberem lidar com determinada dúvida, aconselhe que digam: _ Quando sua mãe chegar você pode perguntar a ela. Mas peça que nunca mintam para a criança.

Outro ponto que devemos pensar é em como responder de maneira que a criança entenda. Não vale fazer um discurso com palavras difíceis, pois a dúvida persistira, na cabecinha deles. É preciso ter paciência e calma nessa fase, pois até a dúvida ser esclarecida totalmente, eles voltaram a perguntar, uma, duas, três vezes, até que se dêem por satisfeitos com a resposta.

E se por acaso a criança vier com alguma pergunta que você não sabe responder, diga que mais tarde vai responder, pesquise e depois esclareça a dúvida da criança. Vale até mesmo procurar vídeos educativos que possam te ajudar a explicar.

Bom meninas, espero ter ajudado e vamos nos preparar para as perguntas dos nossos pequenos. Treinar as respostas em frente ao espelho e tudo mais. Só não vale gaguejar na hora de responder hein.

Bjs,

Ari

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s