CRIANÇA TÍMIDA + ESCOLINHA = O DILEMA…

POST22

Quando fui demitida do meu último emprego, eu e meu marido conversamos e decidimos que era hora de fazer a encomenda pra cegonha, já que a nossa principal desculpa em não ter filhos era trabalharmos o dia todo e não ter com quem contar para o caso de um “suporte” para o bebe, já que eu não queria colocá-lo em tempo integral na escolinha.

Pois bem decisão tomada, a cegonha logo se encarregou de trazer a Lara pra gente, o plano inicial era ficar com ela até inicio 2015, o ano que ela completaria 2 anos para que então eu pudesse voltar a trabalhar.

Imagino o quanto deve ser difícil deixar o bebe depois que acaba a licença maternidade, achei que com a Lara maiorzinha seria mais fácil, mas não! Quando não temos uma data que devemos cumprir vamos adiando, adiando e adiando…

O fato é que Lara é uma criança muito tímida, não sei se crianças são assim mesmo, mas tenho me preocupado muito com isso nesses últimos dias. Sempre agarrada comigo, o que eu amo é claro, mas confesso que as vezes tenho medo dessa dependência toda. Nem mesmo com os avós e tios que ela vê todos os dias ela se solta, está sempre na defensiva, séria, muitas vezes até irritada. Arrancar um sorriso dela é quase uma missão impossível. O mais curioso é que até com outras crianças ela fica envergonhada, se esconde atrás das minhas pernas, pede colo, agarra no meu pescoço pra eu não soltá-la. Ela reage como se sentisse medo das pessoas…

E fico justificando o injustificável…

Ah hoje ela não está bem os dentes estão nascendo!

Hoje ela ta enjoadinha ta com diarréia!

Está tão manhosa hoje, ta meio gripada!

Não sei o que ela tem, acordou de mau humor hoje, acho que não dormiu tudo!

O fato é que ela não tem nada, ela é assim o tempo todo, e as pessoas tem a péssima mania de achar que os bebes tem que estar sempre de bom humor, fazendo gracinhas e rindo de cada brincadeirinha que os adultos fazem.

LARA DEFINITIVAMENTE NÃO NASCEU PARA AGRADAR AS PESSOAS! E apesar de eu concordar que ela não precisa fazer média com os outro, não deixo de me preocupar com isso. Afinal nem mesmo pras pessoas mais próximas ela abre guarda e não se trata de fazer média, o que me preocupa é o mínimo de desenvoltura e aceitação para conviver com as pessoas.

Ahhh sim a teoria é linda, quando o bebe estiver preparado… quando o bebe estiver pronto… quando se sentir seguro… Mas na pratica meus neurônios fritam ao imaginar das dificuldades que uma criança tímida pode passar. Eu sempre fui tímida, o pai dela então mais ainda, e sei que não é fácil nem quando se é criança e nem quando adulto, e como boa mãe que sou, não quero que ela passe pelos apuros que eu passei rsrsrs… Pena que nem sempre podemos evitar, mas é aqui que entra a escola…

Sei que essa timidez faz parte da personalidade dela, mas penso que posso trabalhar um pouco nisso também, por isso a ideia da escola tem batido constantemente na minha caixola, quem sabe em contato com outras crianças ela possa aprender a se soltar, a confiar em outros ambientes e até perceber que ela e eu somos pessoas diferentes que não precisamos estar juntas/grudadas em todos os lugares, porque as vezes parece que ela ainda não entendeu isso. E como bônus ela poderia começar a se interessar mais pela alimentação ao ver outras crianças comendo. Sem falar em outros desenvolvimentos que veem junto com a escola.

Mas como cabeça de mãe não é tão simples, fico pensando: Será que não estou exigindo demais de um bebe? Lara está com 1a6m,  e por mais lindo que tudo pareça ser, não consigo bater o martelo nesta decisão. Será que não é melhor esperar pelo lindo processo da teoria, respeitar o tempo dela? Mas eu como mãe também preciso auxiliar neste processo, não é mesmo?… E se ao invés de ajudar, ela possa se traumatizar ainda mais? Sei que a adaptação não será um processo fácil por tudo que já relatei acima….

Nas próximas semanas a Lu e a Ari vão dar dicas de como escolher a escolinha e também de como fazer a adaptação dos pequenos, pras mães que estão no mesmo barco que eu, vamos ficar ligadas nessas dicas, quem sabe eu possa tomar a decisão em conjunto razão e emoção.

Mamães de crianças tímidas, como é na casa de vocês? A escola ajudou? Com o passar do tempo a timidez reduziu?

Vamos dividir experiências nos comentário…

Beijos,

Paula

 IMG_4582

 

 

3 opiniões sobre “CRIANÇA TÍMIDA + ESCOLINHA = O DILEMA…

  1. A minha é mto mto mto timida…MAs quem disse q toda a criança TEM q ser extrovertida? A pediatra diz a “ser sociavel” é diferente de ser “timido”… A criança desenvolve a sociabilidade a partir dos 3 ou 4 anos..e a timidez é da natureza dela mesmo…A minha “bebe” esta com 2 anos e 8 meses…vai na escolinha, e sim, ajudou, mas não faz milagres. Optei pela escola pq não tem crianças na familia e nem vizinhos com filhos pequenos…então achei bom ela começar a brincar com os da mesma idade, e não só com os adultos. Ela entrou na escola com 1 ano e 9 meses. Não me arrependo…e recomendo até rsrsr

Deixe um comentário

