SAIBA MAIS SOBRE OS LEITES VEGETAIS

Talvez você nunca tenha ouvido falar em leite vegetal.Há bem pouco tempo eu também não sabia que existia. Mas mesmo sem conhecer o termo conhecemos 2 tipos de leites vegetais mais comuns e fáceis de serem encontrados: o leite de soja e o leite de coco.

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Leite vegetal – imagem Pinterest

O consumo de leites vegetais tem aumentado muito nos últimos anos por vários motivos.É importante destacar que o leite vegetal não fornece mais proteína ou cálcio  e vitaminas que o leite de materno e o leite de vaca, portanto, tenha cuidado ao colocá-lo na sua dieta. Deve planejar incluir mais proteína em sua dieta por outros meios. A maioria das marcas comerciais são enriquecidas com cálcio, e é por isso que uma porção de leite fortificado fornece a mesma quantidade de cálcio como uma porção de leite de vaca.

O leite vegetal pode ser definido como o suco branco de alguns vegetais e oleaginosas, sendo um substituto ao uso do leite de vaca em receitas ou mesmo para tomar puro seja por qualquer motivo: alergias ou intolerância ao leite de vaca, veganismo ou dietas diferenciadas como a judaica que não permite que seja utilizado leite e carne em uma mesma receita ou sequer na mesma bancada (kosher), ou mesmo por interesse nutricional, já que possuem menos gordura que o leite de vaca.

Apesar de possuir muitos nutrientes, não é recomendado que seja utilizado em substituição ao leite materno (lembramos que o aleitamento materno deve ser mantido até os 2 anos ou mais da criança – Recomendação da OMS).

Hoje em dia já se encontra alguns leites vegetais em supermercados, o de soja mais comum o preço médio é R$ 4,50. Já o leite de arroz  e amêndoas que já vemos em alguns supermercados pode ser encontrado por um preço médio de R$ 18,00.

Os leites vegetais podem ser consumidos puros ou em preparo de bebidas, bolos, pães, e como vitaminas.  Os grãos que sobrarem após a coagem podem ser utilizados em outras preparações. Lave sempre bem os grãos antes iniciar o processo de retirada do leite.

Leites vegetais mais consumidos e suas propriedades.

Leite de Amêndoas
-Mantém coração  mais saudável: Não possui nenhum colesterol ou de gordura saturada em leite de amêndoa.
-Diminui o risco de diabetes:  é baixo em carboidratos, o que significa que não irá aumentar significativamente os seus níveis de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes. Por causa de seu baixo índice glicêmico, o seu corpo vai utilizar os carboidratos como energia para que os açúcares não sejam armazenados como gordura.
– Ótima digestão: contém cerca de um grama de fibra por porção, o que é importante para a digestão saudável.
-Sabor: não tem gosto de leite de vaca, perfeito para aqueles que não gostam do sabor.  Ele é versátil, ou seja, você pode usá-lo em vez de leite de vaca em receitas que necessitam de leite. O leite de amêndoa não terá o mesmo sabor, mas terá a mesma consistência.

Leite de arroz:
-Vitamínico: enriquecido com niacina, vitamina B12, vitamina A, vitamina D e ferro.
– Não contém: colesterol ou lactose.

Leite de Coco:
-Fonte de vitamina: Vitamina E e A, potássio e cálcio
-Rico em antioxidantes: que ajuda a combater os radicais livres e retarda o envelhecimento
-Contém ácido láurico: ótimo para combater infecções e auxilia na digestão

Leite de soja:
– Alto valor nutricional
– Fonte de proteínas, algumas vitaminas e minerais em quantidades superiores a outros grãos.
-Apesar de ser a primeira opção para quem não pode, ou pra quem opta em não consumir o leite de vaca, deve se tomar cuidado com a ingestão exagerada da soja, principalmente para meninos. Estudos apontam que a soja possui em demasia fitoestrógenos (também conhecidos como isoflavonas), que emulam e às vezes bloqueiam o hormônio estrógeno podendo fazer com que os meninos tenham o amadurecimento físico retardado, e as meninas podem entrar na puberdade muito cedo (1% das meninas atualmente mostram sinais de puberdade, como desenvolvimento dos seios e pelos púbicos, antes dos três anos de idade), além de infertilidade (você pode ler mais sobre a soja aqui  aqui ). O uso excessivo da soja pode vir a ser nocivo, deve ser ingerido com parcimônia, principalmente por bebês e crianças.

Com o preço salgado dos leites, uma boa alternativa é fazer o seu leite em casa.  A Ellen do Blog Sam e Mamãe na Cozinha  ensina pra  vocês  a receita do leite de Amêndoas

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Leite de amêndoas caseiro – Imagem Pinterest

Ingredientes

1 xícara(chá) de Amêndoas
4 xícaras(chá) de água filtrada

Modo de Preparo:
Deixe as amêndoas de molho por entre quatro a cinco horas. Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água. Coe em um pano fino. Se não for consumir na hora, ferva e aguarde esfriar para colocar na geladeira. Guarde em vasilha de vidro com fechamento hermético. Dura até 3 dias na geladeira.

Por Arianne Oliveira e Ellen Dias Rodrigues nossa parceira do Blog Sam e mamãe na Cozinha

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