DIREITOS IGUAIS UMA OVA!

What do they want_WillMurai.comO que é o feminismo para você?

Um movimento social e político que busca o empoderamento das mulheres, a libertação de padrões opressores e a busca de igualdade de direitos legais entre homens e mulheres principalmente no que diz respeito ao acesso a educação e aos salários equitativos?

Ok, certo! É impossível negar o avanço e os benefícios que o feminismo trouxe para nossas vidas, poder responder e decidir por nós mesmas, é sem dúvida nenhuma uma das maiores conquistas deste movimento; embora esse privilégio ainda não tenha alcançado muitas mulheres pelo mundo, que veem suas vidas sendo decididas por seus pais e maridos sem ao menos poder emitir sua opinião.

Mas para nós que desfrutamos das delícias obtidas com a queima dos sutiãs como temos vivido?

Pelo que tenho visto por aí, muitas das vezes nos sentimos presas, presas agora numa realidade que desejamos com todas as forças alcançar, é estranho porque ao mesmo tempo que lutamos pela liberdade e igualdade, isso tudo acabou nos prendendo. O tempo é curto para darmos conta de todos os afazeres da vida pós feminismo, e depois da maternidade então nem se fala, muitas vezes o que TEMOS que fazer não é aquilo que GOSTARÍAMOS de fazer.

Na minha opinião, é uma grande bobagem buscar direitos iguais entre homens e mulheres, simplesmente porque não somos iguais, a mulher não deixou de ser mulher, de se preocupar com a casa, marido e filhos só porque trabalha fora, pelo contrário, nós apenas estamos acumulando uma função a mais, nos sobrecarregando com mais uma tarefa, e ao meu ver considero isso tudo um pouco cruel. Mesmo as mulheres solteiras e independentes, que assim como as casadas são todas femininas na sua essência, não cabe a nós se igualar aos homens. É neste sentido que as vezes vejo algumas feministas se perdendo.

Nem se fala então nos padrões de beleza estabelecido, nas 1001 justificativas que temos que dar em todos os sentidos para cada decisão que tomamos, parece que tem sempre alguém tomando conta da nossa vida e preparado para o mais cruel julgamento. E neste quesito também a carga pesa ainda mais quando se é mãe, a sociedade não perdoa, além de trabalhar, tomar conta da família, ainda temos que ser magras, bonitas, bem cuidadas, ter os cabelos lisos e escovados, isso sem esquecer de estar sempre se aperfeiçoando na sua área profissional, com cursos, graduações, pós graduações, enfim…

Somos livres mesmo nas nossas decisões e condições? Ou estamos atordoadas em meio a tantas atribuições. Se sentir deprimida, cansada, estressada? Nem pensar! Homem não gosta de mulher assim, precisamos estar alegres, contentes, sempre entusiasmadas e dispostas pro que der e vier.

Não, não sou contra o feminismo, apenas acredito que este movimento não pode se perder. Hoje com tantas conquistas alcançadas, e consequentemente com tantos afazeres que nós mulheres acumulamos, torna-se necessário ainda mais lutar por direitos mais justos para todas nós. Para aquelas que ainda veem seus destinos sendo decididos por terceiros, para aquela que precisam de uma licença maternidade com uma duração mais digna ou que precisa de uma vaga para deixar seu filho na creche, enfim, não acredito que o feminismo tenha que lutar pela igualdade entre homens e mulheres, mas sim por condições cada vez mais justas e menos exploradora no âmbito feminino mesmo. Não é comparar homem e mulher, e sim os direitos das mulheres há 100 anos atrás, e os direitos que temos hoje, e o direito que as mulheres terão daqui 50 anos, isso sim é um feminismo inteligente ao meu ver.

Sobretudo plantar a semente nas nossas pequenas mulheres, a semente do não julgamento, a semente da união, da solidariedade, da EMPATIA, é isso que vai libertando as mulheres para serem aquilo que realmente querem ser, poder encontrar apoio em suas iguais, e isso infelizmente é tudo que não temos visto por aí.

Por Paula de Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s